como anunciar no Google

É fato: o e-commerce não para de crescer no Brasil e no mundo. Trata-se do negócio do futuro.

Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e publicada no portal Baguete Diário, espera-se que o comércio eletrônico atinja em 2019 um volume de vendas equivalente a quase R$ 80 bilhões, só em nosso país. Isso significa um crescimento de 16% em relação a 2018.

Já o tíquete médio do brasileiro, ainda de acordo com a ABComm, deverá chegar a R$ 301, em um total de 265 milhões de pedidos até o final do ano.

Portanto, para quem empreende com e-commerce, “o mar está para peixe”!

Mas, se a demanda aumenta, cresce também a concorrência. Em 2019, a ABComm calcula que o Brasil chegará a 87 mil lojas virtuais. Muita gente querendo “pescar”, não é mesmo?  

E como se expandir e se destacar diante da acirrada concorrência?

A resposta não é simples. Mas, com certeza, marketing e divulgação são fatores essenciais para o sucesso do comércio no ambiente digital.

Em se falando de divulgação hoje em dia, não se pode deixar mencionar o Google.

O Google é o principal motor de busca do mundo, e a maior ferramenta para divulgação online de um negócio. Por isso você, empreendedor digital, precisa saber como anunciar no Google. É por meio dele que as pessoas vão encontrar seu e-commerce.

Para anunciar no Google, utiliza-se uma ferramenta chamada Google Ads.

Para ajudar você, desenvolvemos um Guia Passo a Passo Atualizado para você aprender como anunciar no Google de forma simples e prática.

No nosso guia, você vai encontrar os seguintes tópicos:

O que é o Google Ads?

Google Ads é o novo nome do Google AdWords.

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade da empresa Google. E conta com um novo recurso: campanhas Smart, ideal para negócios em fase inicial ou de pequeno porte.

A plataforma Google Ads apresenta algumas vantagens:

  •     É a mais famosa plataforma para links patrocinados na Internet;
  •          Está hospedado no próprio Google, site mais acessado do planeta;
  •     Preços acessíveis para quem não dispõe de muitos recursos financeiros;
  •     É possível controlar quanto dinheiro você investe em cada campanha;
  •     Não há contrato, e você pode começar a anunciar a qualquer momento;
  •     Possibilidade de alterar o valor investido em cliques no anúncio durante a campanha;
  •     Monitoramento constante do Retorno Sobre Investimento (ROI);
  •     Pagamento de campanhas por boleto ou cartões de crédito e débito.

Portanto, anunciar no Google pode ser um bom negócio tanto para empreendedores iniciantes ou com pouco dinheiro como para grandes empresas.

Vamos conhecer os recursos que o Google Ads dispõe para os anunciantes.

Tipos de anúncio do Google Ads

Tipos de anúncio Google

Inscrever-se no Google Ads, também chamado de Google Adwords, é gratuito. Você somente paga ao anunciar, quando tiver retorno em forma de cliques.

Atualmente há 5 maneiras de anunciar no Google Ads. Considere seu público-alvo, o nicho do seu negócio e os recursos financeiros ao escolher:

1- Rede de pesquisa

A Rede de Pesquisa é ideal para ganhar clientes que já tenham interesse em um serviço ou produto. O público desse anúncio está procurando no Google alguma coisa específica.

Nesta modalidade, o usuário digita no Google termos ligados às palavras-chave que você escolheu e o anúncio aparece perto dos resultados da pesquisa.

2- Google Shopping

No Google Shopping, ao pesquisar um produto ou serviço, o usuário encontra várias alternativas e pode comparar o preço em diversas lojas.

Esta modalidade auxilia na geração de tráfego para seu e-commerce, apresentando fotos dos produtos com informações e seu site.

3- Rede de Display

A Rede de Display do Google coloca anúncios em sites, como por exemplo portais de notícias ou blogs.

Aqui, é aconselhável que você vincule os anúncios a páginas que tenham a ver com seu produto ou serviço.

O alvo principal nesta modalidade são pessoas que ainda não têm conhecimento da sua marca.

4- Universal para Apps

No Universal para Apps do Google, o Google Ads utiliza seus textos para fazer um anúncio, gerando campanhas para várias redes em diferentes formatos.

O Ads realiza testes e mostra os anúncios com desempenho mais alto, de forma automática.

Assim, segmentação e lances da campanha são baseados no desempenho de cada anúncio.

5- Vídeo

O vídeo é o grande “queridinho” da publicidade online atual.

O Google, por sua vez, também permite criar campanhas em vídeo.

Neste tipo de anúncio você alcança clientes no YouTube ou em sites com os quais o Google tenha parceria e que admitam anúncios de vídeo.

Aqui você paga conforme as visualizações.

Quanto custa anunciar no Google Ads?

quais são os custos de estoque

Além da questão de como anunciar no Google, outro ponto importante é: quanto dinheiro é necessário para anunciar?

O valor despendido depende das palavras-chave que você utilizar, ou seja, da concorrência que elas têm no Google. Também, de quantos cliques sua campanha terá, ou seja, o índice de Custo por Clique (CPC).

No sistema de publicidade do Google, você paga somente quando os usuários clicam no anúncio, o que significa que eles têm interesse no que você está vendendo.

Ou seja, você paga pelos resultados.

É possível determinar uma quantia em dinheiro para cada impressão ou clique, ou então valores máximos diários ou mensais.

É claro que, quanto mais dinheiro você investir, maior é a tendência de retorno em forma de cliques e engajamento.

Agora que temos uma noção básica de como se dá a cobrança no Google Ads, vamos ao ponto mais importante: como anunciar no Google.

Como anunciar no Google: passo a passo

A seguir, apresentaremos cada um dos passos necessários para criar um anúncio no Google Ads.  

Bem, vamos lá!

1- Criando uma conta

Como dissemos antes, criar uma conta no Google Ads é totalmente gratuito.

Faça o seguinte:

  • Entre na página do Google Ads. Se já possui uma ou mais contas de e-mail Google, clique em “Acesse sua conta” e selecione em qual conta Google deseja se logar. Caso já esteja logado em sua conta Google, o painel do Google Ads vai aparecer. Você pode optar por “Usar outra conta” ou “Criar outra conta”.

Observe que há uma oferta de bônus por meio de um código promocional na home do Google Ads. Aproveite essa oportunidade, e utilize o código promocional ao efetuar o pagamento da campanha.

  • Rolando a barra lateral para baixo, aparecerá “Comece agora”. Clique nesse botão se não tem uma conta de e-mail Google e crie sua conta, preenchendo os dados e seguindo as instruções. Você pode utilizar um e-mail já existente seu ou criar um Gmail para sua conta Google Ads.
anunciar no google ads

Home do site em português do Google Ads.

conta no google adwords

Arrastando para baixo a barra lateral, aparece “Comece agora”.

conta do google ads

Criando sua conta no Google.

2- Criando uma campanha

Uma vez logado em sua nova conta no Google Ads, a tela abaixo vai aparecer. Defina seu objetivo e clique.

criar campanha no google adwords

O Google orienta os iniciantes no desenvolvimento da campanha.

Caso tenha conhecimentos mais avançados em Google Ads, clique em “Tem experiência com o Google Ads?” para pular esse passo a passo inicial e selecione diretamente o tipo de anúncio.

google adwords

Os 5 tipos de anúncio do Google Ads.

Mas vamos supor que não temos nenhuma experiência com Google Ads e criar a campanha com orientação do Google, como na tela “Qual é sua meta principal de publicidade?” que você viu.

Aqui, queremos gerar mais inscrições ou vendas pelo site, ou seja, vitaminar nosso e-commerce.

  • Clique na opção “Gerar mais inscrições ou vendas pelo site”, e em “Escolher meta”;
  • Preencha os dados de seu negócio, incluindo o site.
google ads

Descreva os dados de sua empresa em detalhes.

Pronto!

Agora vamos fazer a configuração do anúncio.

3- Configurando a campanha

Primeiramente, vamos informar os dados dos nossos clientes. Na aba selecionada abaixo, defina o alcance em quilômetros do público que verá seu anúncio. Caso o Google não insira automaticamente o endereço do seu negócio, digite ao lado da lupa ou clique nela para que o lugar seja encontrado.

Observe que, à direita da tela, aparece o tamanho do público potencial para visualizar o anúncio. Quanto maior o raio em quilômetros, maior o público.

criar anuncio google ads

Escolha um raio de alcance ou lugares específicos.

Mas, em vez de delimitar um alcance em quilômetros, focando um público mais reservado, você pode definir locais específicos para o público-alvo de seu anúncio. Para isso, clique na aba da direita “Defina áreas específicas”. Nesse caso, escolhemos o Estado de São Paulo. Apenas pessoas de SP irão visualizar o anúncio, pois esse é nosso público-alvo.

anunciar no google ads

Selecionando um ou mais lugares específicos para a campanha. Observe como o público-alvo disparou à direita com o aumento do alcance.

Agora vamos delimitar qual é seu produto ou serviço. Preencha os dados conforme solicitado. Vamos marcar “Consultoria empresarial”.

campanha google ads

Definindo o nicho do seu negócio.

Mais abaixo, o Google Ads vai sugerir automaticamente algumas palavras-chave ligadas ao seu negócio. Clique em cima das sugestões para deletá-las, e em “Adicionar outro” para acrescentar outras palavras-chave.

As palavras-chave são de extrema importância para seu anúncio, elas serão os “caminhos” que levarão seu negócio até os locais mais adequados para publicação, captando o público-alvo desejado.

palavras chave google ads

Palavras-chave relacionadas ao negócio.

Clique em “próximo”.

Agora, vamos ao desenvolvimento do anúncio propriamente dito, ou seja, seu visual.

Preencha:

  • Título 1: a primeira coisa que o usuário vai ver em seu anúncio, o título. Por exemplo, “Doceria Pão de Mel”.
  • Título 2: Complementa o título 1. Fale sobre o que as pessoas irão encontrar clicando em seu anúncio. Por exemplo: “Os melhores pães e doces da cidade”.
  • Descrição: Resuma seus produtos ou serviços. Coloque algumas palavras atrativas, caso sejam muitos produtos ou serviços.

Atente para o número máximo de caracteres em cada campo.

A seguir, selecione uma imagem para o seu anúncio, que você ache atraente ao seu público-alvo e que tenha tudo a ver com sua campanha.

criar anuncio google ads

Descrevendo o que vai aparecer no seu anúncio.

anuncios google ads

Escolhendo uma imagem.

Lembrando que o anúncio estará automaticamente adaptado para dispositivos móveis.

Adicionada a imagem, clique em “Próximo”. Revise sua campanha.

configurações campanha google ads

Revisando as configurações.

Tudo certo? Caso não, é só editar.

Agora vem a parte do pagamento. Ele pode ser realizado por boleto ou cartões de crédito ou débito. Observe o campo “Oferta introdutória”. Lembra que na home do Google Ads tinha uma oferta inicial de bônus? Digite o código promocional.

pagamentos google ads

Informações de pagamento.

Role a tela mais para baixo e você verá os custos detalhados. Você pode editá-los. Um valor em dinheiro deve ser definido para cada dia do mês, e você vai pagar por retorno em cliques (CPC, lembra?).

Aceite os Termos do Programa de Publicidade do Google, e clique em Enviar.

Custos Google Ads

Custos da campanha.

Você pode configurar para que o pagamento seja debitado automaticamente no cartão, ou fazê-lo de forma manual.

pagamentos Google Ads

Forma de pagamento.

Voilá! Sua campanha está criada. Você pode editá-la e pausá-la a qualquer momento, acessando seu painel de usuário no Google Ads.

4- Painel do Google Ads

Uma vez criado seu usuário, você tem acesso ao painel do Google Ads e pode monitorar suas campanhas.

Painel Google Ads

Painel da conta Google Ads.

Clicando em “Configurações”, temos a tela a seguir.

configurações campanhas Google Ads

Configurações Google Ads.

Clicando em “Campanhas”, você verá todas as suas campanhas e poderá criar novas.

campanhas Google Ads

Campanhas e seus detalhes.

Observe os botões “Relatórios” e “Ferramentas”. Servem para configurar e acompanhar suas campanhas de publicidade.

Relatórios” e “Ferramentas Google Ads

Ferramentas: explore cada uma delas para aperfeiçoar suas campanhas.

Enfim, criar um anúncio no Google Ads não é algo mecânico. Exige um mínimo de conhecimento em copywriting ou “textos que vendem”. Procure se informar sobre as técnicas.

Saiba que as pessoas fazem compras por duas razões:

  •     Evitar dores;
  •     Conseguir prazeres ou soluções.

Assim, pense nas emoções e necessidades afetivas de seu público-alvo. Coloque tudo em textos coesos e diretos, fáceis de serem entendidos. O segredo é criar frases irresistíveis que ofereçam desejos ou soluções.

Com o tempo, você vai ter uma melhor noção do que mais atrai seu público-alvo e quais os anúncios que funcionam.

Ok, anunciar no Google Ads não é tão complicado. Mas colocar seu anúncio na primeira página do Google?

Anúncio Google na primeira página

Anúncios mostrados na primeira página da pesquisa no Google, ou até mesmo acima dos primeiros resultados, recebem muito uma quantidade de cliques muito maior do que os que aparecem em outras páginas.

A primeira página depende das palavras-chave ligadas ao seu anúncio.

Para ajudar você a conseguir colocar seus anúncios na primeira ou nas primeiras páginas, o Google Ads faz estimativas de lance para que você defina seus lances.

As estimativas de lance são estimativas de CPC. Há 3 possibilidades de lance na guia “Palavras-chave” para que você tenha maior possibilidade de mostrar seu anúncio na primeira página de resultados do Google, no caso de a consulta ser exatamente igual à palavra-chave que você escolheu para o anúncio.

Vamos ver o que o suporte do Google Ads nos diz sobre estas estimativas de lance:

  • “Estimativa de lance de primeira página: o lance que você provavelmente precisa definir para que seu anúncio seja exibido na primeira página de resultados de pesquisa.”
  • “Estimativa de lance na parte superior da página: O lance que você provavelmente precisa definir para exibir seu anúncio na parte superior da primeira página de resultados de pesquisa.”
  • “Estimativa de lance para primeira posição: O lance que você provavelmente precisa definir para que seu anúncio seja exibido na primeira posição na parte superior da primeira página dos resultados de pesquisa.”

Você pode saber mais acessando este link.

O importante é que a gestão de palavras-chave é importantíssima para seu anúncio ter sucesso. Você pode testar algumas palavras-chave no Google Analytics.

Aqui vão algumas dicas sobre palavras-chave:

  •     Faça uma lista com 10 palavras-chave ou mais;
  •     Utilize palavras-chave que se complementam. Por exemplo: “doceria São Paulo”, “doceria Catanduva”, “doceria” etc.;
  •     Cuidado com os erros de português;

Não se esqueça de utilizar em seu anúncio o Call to Action, que chama o usuário à ação: confira, compre, peça um orçamento e aproveite, por exemplo.

As vantagens do que você está anunciando precisam ser claras: preço, qualidade, condições de pagamento, peculiaridade. Faça isso nos espaços do título e da descrição do anúncio.

Conclusão

E é isso!

Esperamos que você tenha gostado do nosso Guia Passo a Passo Atualizado de como anunciar no Google.

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Até logo!

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