como vender no mercado livre

Índice:

  1. Crie títulos atrativos
  2. Utilize fotos de qualidade
  3. Descreva para convencer
  4. Negocie com transparência
  5. Utilize estratégias para aumentar a relevância do anúncio
  6. Mantenha uma boa imagem
  7. Invista em um feedback positivo

Para driblar a crise econômica instalada no país, diversas pessoas têm procurado alternativas para complementar a sua renda fixa ou até mesmo trabalhar integralmente da sua própria residência.

Nesse contexto, a venda online é uma das maneiras de empreender e alcançar esses objetivos. Pensando nisso, criamos esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas sobre como vender no Mercado livre. 

Seja por questões econômicas ou a busca por melhor qualidade de vida, ser um empreendedor é uma meta a ser conquistada por muitos indivíduos. O interesse pelo negócio próprio têm demonstrado crescimento nos últimos anos e a taxa de empreendedorismo no país atingiu a marca de 38%, de acordo com a pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

O mundo virtual tem gerado maiores possibilidades para aqueles que desejam abrir a sua própria empresa. Utilizar plataformas de vendas como vitrines para seus produtos é uma forma interessante de iniciar o seu negócio. O Mercado Livre, por exemplo, proporciona aos seus usuários a capacidade de vender com opções gratuitas por meio do seu site.

Ficou interessado? Então conheça um pouco mais sobre essa plataforma e confira o passo a passo completo para anunciar no site. Aprenda, também, como fazer anúncios infalíveis para gerar muitas vendas. Acompanhe!

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma plataforma que possibilita o comércio eletrônico, oferecendo serviços para negociações virtuais, em geral. Mundialmente considerado o maior marketplace, o Mercado Livre possui cerca de 211 milhões de usuários cadastrados somente na América Latina. Em seu shopping online são registradas 6 mil buscas e 9 compras por segundo, de acordo com dados do ano de 2017.

No Brasil, o Mercado Livre está entre os cinco sites mais acessados, sendo a maior plataforma de comércio virtual do país, contando com 52 milhões de visitantes em um único mês. Esses números só reforçam o quanto é gigantesca a autoridade desse marketplace e a tamanha visibilidade que pode proporcionar aos itens anunciados nele.

Quer saber como vender no Mercado livre, participar dessa grande comunidade e começar a anunciar? Então continue a leitura!

Como se inscrever no Mercado Livre e criar um anúncio

Antes de anunciar e usufruir dos benefícios da plataforma é necessário se inscrever no site. Esse processo é bem simples. Veja abaixo o passo a passo para criar sua conta e, posteriormente, fazer anúncios para iniciar as suas vendas.

Primeiramente, é preciso acessar o link inicial da página e clicar em “Crie a sua conta”, no canto superior direito.

Após essa etapa, preencha os seus dados na página seguinte e clique no botão azul “Criar Conta”. Caso queira criar um perfil para sua empresa, clique em “Criar uma conta de empresa”, no canto superior direito ao quadro branco.

Caso tenha escolhido criar um perfil para sua empresa, você será redirecionado para essa tela. Informe os dados da sua empresa e pressione o botão “Criar conta”. 

Você será redirecionado para a sua página inicial, onde será possível desenvolver o seu anúncio. Para isso, clique em “Vender”, localizado abaixo do campo de busca.

Você será redirecionado para a página de anúncios. Na parte inferior, confira as Políticas do Mercado Livre, que será aberta em uma nova guia do navegador. É importante ler esses termos para saber quais são as regras para comercialização de produtos na plataforma.

Ainda na página de vendas é possível escolher que tipo de produto você deseja anunciar. Confira na imagem:

Selecione o anúncio adequado ao seu produto e escreva um título para ele.

Na próxima página serão indicadas algumas categorias para o seu produto, confirme cada uma delas e clique em “Continuar”.

Em seguida, será possível descrever detalhadamente o seu produto, de acordo com a categoria em que ele estiver inserido. No exemplo, foram solicitados dados como cor, desenho do tecido, tamanho, quantidade disponível, marca, modelo, material de fabricação, dentre outros itens.

Após preencher os campos e clicar em “Continuar”, na próxima aba será possível acrescentar as condições de venda como preço, prazo de fabricação, formas de entrega e garantia. Preencha e clique em “Anunciar grátis”.

Ao clicar, uma página de validação aparecerá para que sejam confirmados alguns dados. O anunciante deve salvá-los e clicar em “Salvar e anunciar”. Na próxima página será necessário optar pelo tipo de anúncio desejado, isso influenciará na visibilidade do seu produto. Após escolher, clique em “Continuar”.

Depois de seguir essas etapas o seu anúncio ficará ativo e as notificações referentes a ele aparecerão na sua página inicial da plataforma. Agora que você já sabe como se cadastrar e criar o seu primeiro anúncio, aprenda como vender no Mercado Livre e alavancar suas vendas através da plataforma.

Dicas para fazer um anúncio de sucesso e vender bem no Mercado Livre

Graças ao marketing digital, diversas estratégias podem ser utilizadas para gerar engajamento com o público-alvo e ampliar o volume de vendas. Esses conceitos podem ser aplicados de diversas formas, inclusive na maneira de anunciar no Mercado Livre. Confira, abaixo, como vender mais ao efetuar pequenas modificações no seu anúncio.

1. Crie títulos atrativos

O título do seu anúncio deve ser chamativo para o seu público. Antes de criar um título qualquer, é interessante pensar em como os seus compradores ideais irão procurar pelo seu produto. Acrescentar palavras que seus possíveis clientes busquem é uma ótima maneira de agregar visibilidade ao seu anúncio.

Para se informar sobre os termos mais buscados no site e que possam estar relacionados ao seu produto, vá na aba “Sobre” e clique em “Tendências”. Ao abrir a página, escolha a categoria pertinente ao seu produto e veja o ranking das 40 expressões mais buscadas no site.

Com essa informação é possível criar a palavra-chave do seu anúncio. Esse termo deve aparecer nas primeiras expressões do título. Em seguida, acrescente os dados referentes ao seu produto como cor, marca e tamanho.

2. Utilize fotos de qualidade

Fotos de baixa qualidade e resolução desvalorizam o anúncio e não são nem um pouco atrativas. Dessa forma, é importante investir em uma imagem que chame a atenção do seu público. Utilize uma quantidade razoável de fotografias que demonstrem o seu produto de diversos ângulos.

3. Descreva para convencer

Detalhar de forma persuasiva e utilizando gatilhos mentais é a melhor maneira de convencer um possível cliente. Nesse sentido, uma descrição completa é essencial para não gerar dúvidas ao leitor. Aproveite para evidenciar como o seu produto beneficiará o comprador. Anúncios que contêm descrições que não geram dúvidas e que prometem solucionar a dor do cliente por meio do produto ampliam as suas chances de uma negociação bem-sucedida.

4. Negocie com transparência

Evidencie, no seu anúncio, tudo o que será necessário para que a transação ocorra. Descrever a forma de pagamento e o envio do produto, além de explicar como será o processo de compra e garantia do bem adquirido é importante para transmitir confiança e seriedade ao comprador. Afinal, negociações realizadas com clareza minimizam possíveis problemas durante a etapa de compra.

5. Utilize estratégias para aumentar a relevância do anúncio

Para aprender, efetivamente, como vender no Mercado Livre, é essencial entender como essa plataforma funciona e o que considera como relevante para demonstrar aos consumidores. Um dos parâmetros utilizados pela plataforma é a quantidade de vendas. Quanto maior for o número de aquisição do seu produto, maiores serão as chances dele ser colocado em evidência no site.

Uma estratégia interessante para gerar maior visibilidade é agrupar produtos iguais e com tamanhos diferentes, por exemplo, em um único anúncio. Dessa forma, o seu número total de vendas, que seria dividido entre os itens anunciados com diferentes tamanhos, se concentrará em um só anúncio, gerando maior relevância para esse produto.

6. Mantenha uma boa imagem

Ter uma boa reputação em um marketplace é primordial para que os clientes confiem e adquiram os seus produtos. Um perfil com feedbacks ruins e comentários negativos, geralmente, não é considerado durante o processo de compra. O Mercado Livre valoriza os vendedores que cumprem com as boas práticas da plataforma, através de seu sistema de promoções.

Quanto maior a sua hierarquia no site, maiores são as chances dos seus anúncios serem priorizados nas buscas. Além disso, é essencial responder a todos os clientes com cordialidade, já que essas mensagens ficam visíveis para todos. Demonstre que você se preocupa, se importa e deseja resolver um problema do comprador, aumentando, assim, a possibilidade de novas vendas.

7. Invista em um feedback positivo

Seja eficiente em todas as etapas de venda, desde os primeiros contatos até o envio do produto. Cumpra com os prazos e valorize o pós-venda. Dessa forma, suas chances de obter uma qualificação positiva são altas, além da possibilidade de realizar novas vendas para o mesmo cliente, também. Afinal, é mais fácil fidelizar um cliente que já comprou de você e conhece o seu trabalho que gerar confiança em um novo cliente, para que o mesmo realize a primeira compra.

Todas essas estratégias mencionadas ensinam como gerar maior visibilidade ao seu produto e, consequentemente, como vender no Mercado Livre. Entretanto, há outras maneiras para conquistar maior evidência ao seu anúncio, como através da contratação de planos pagos no Mercado Livre. Veja abaixo.

Quais são os custos do Mercado Livre?

De acordo com o grau de exposição dos seus produtos, o Mercado Livre cobra um determinado valor. Os anúncios gratuitos conseguem atingir um nível de visibilidade através das táticas anteriormente mencionadas. Entretanto, os anúncios pagos serão sempre priorizados pelo site.

Nesse sentido, há duas formas de ampliar a exposição do seu produto: através dos planos Clássico e Premium. No plano Clássico, para anúncios acima de 120 reais, atualmente é cobrada uma taxa de 11% por venda. Quando a tarifa é inferior a esse valor, são cobradas, além da taxa de 11%, 5 reais por unidade vendida.

Já no plano Premium, para valores acima de 120 reais, na data de postagem deste artigo, 16% da venda é cobrada pelo site. Para pagamentos inferiores, cobra-se 16%, acrescido de 5 reais por unidade comercializada. Além das taxas serem altas, nem sempre aderir a esses planos compensa economicamente, já que apesar da maior visibilidade, a concorrência sempre estará anunciando ao lado.

Nesse contexto, outras possibilidades devem ser ponderadas para que as vendas ocorram da melhor forma possível. Leia abaixo.

Por que ter uma Loja Virtual pode ser melhor do que vender no Mercado Livre?

Apesar das diversas vantagens que o Mercado Livre proporciona, há também algumas limitações, principalmente quando o assunto é concorrência. Para garantir maior visibilidade na plataforma, investir em planos com altas taxas é necessário. Nesse sentido, utilizar outros meios para vender seus produtos pode ser uma alternativa aos marketplaces.

Possuir uma Loja Virtual é interessante por conceder liberdade de uso, gerar maior interação com os clientes e evidenciar a sua marca, benefícios que a venda em outras plataformas, como vender no Mercado Livre, não traz. Conheça alguns desses pontos postivos de investir em uma Loja Virtual.

1. Liberdade de negociação

Ter um ambiente para chamar de seu é uma das maiores vantagens de possuir uma loja virtual. Ditar as próprias regras, vender como lhe for conveniente e ter maior liberdade de interação com os clientes são atrativos que a loja virtual pode proporcionar. Diferentemente do que ocorre nas plataformas de vendas, onde os anunciantes estão sujeitos às regras impostas pelo site.

2. Maior variedade de serviços disponíveis ao cliente

Ao utilizar os marketplaces, como o Mercado Livre, o vendedor precisa usar os serviços que o site disponibiliza, tanto para efetuar e receber os pagamentos, como para os procedimentos de envio. Com uma loja virtual, o empreendedor pode optar pelas formas de pagamento que forem mais adequadas a ele e ao seu público-alvo.

Além disso, há a liberdade de escolher como os produtos serão enviados e através de qual serviço de entrega. Ter uma maior flexibilidade nesses serviços, gera maior probabilidade de vendas.

3. Facilidade para gerar estratégias de marketing

Em uma loja virtual, realizar promoções e promover descontos são tarefas mais simples do que em plataformas de vendas. As estratégias de marketing planejadas para as lojas online são mais eficientes do que quando empregadas em marketplaces, onde os clientes podem até acessar a sua loja a princípio, mas o risco de adquirirem o produto com o concorrente é grande

4. Melhor gestão da sua empresa

Com uma loja virtual é possível investir no fortalecimento da sua marca. Ter um empreendimento digital demonstra que a sua empresa está sendo estruturada, o que gera maior confiança ao consumidor.

Conclusão

A loja virtual é uma opção promissora, principalmente a longo prazo. Caso você queira ter um diferencial no mercado, gerar maior autoridade à sua marca, fidelizar os seus clientes e proporcionar uma melhor experiência de compra, o investimento em uma loja online é um ótimo meio para alcançar os seus objetivos.

Entretanto, as redes sociais e perfis em plataformas de vendas não devem ser descartados da sua estratégia de marketing já que eles são importantes, principalmente, para fins de divulgação do seu empreendimento digital e para gerar tráfego para o seu site. Utilize suas redes conjuntamente a sua loja virtual.

Nesse contexto, a loja virtual demonstra ser a melhor opção para venda de seus produtos. Agora que você já sabe tudo sobre como vender no Mercado Livre e as vantagens de possuir uma Loja Virtual própria, assista esse vídeo e saiba como montar a sua loja do zero, com um baixo custo de investimento.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse email, sempre aprendo muito com os emails da e-commerce e do Caio. …a equipe está de parabéns

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