fotos de produtos

Hoje vamos falar de fotos de produtos para lojas virtuais. Como produzir boas imagens, e também como encontrar e/ou editar imagens de produtos que você não tem acesso, ou seja, para aqueles que trabalham com drop shipping.

O primeiro passo você já deu: ser dono do seu próprio negócio e ter a sua própria loja virtual. Mesmo sem experiência nenhuma no ambiente online, decidiu investir nesse tipo de segmento, que tem crescido de maneira impressionante nos últimos anos.

E, como já deve ter visto nas lojas virtuais que fazem sucesso e faturam muito, como as gigantes Amazon e AliExpress, a imagem do produto tem um papel fundamental para alavancar as vendas.

Além de ter função extremamente importante na formação da credibilidade do seu negócio e na confiabilidade dos produtos vendidos pela loja.

É aquela velha história: sabe quando você vai naquele fast food do shopping e dá de cara com aquele sanduíche delicioso na foto da bancada? Ele abre o seu apetite, certo?

O mesmo acontece quando o cliente vê os produtos anunciados na sua loja virtual. Então, você concorda que se as fotos são de boa qualidade, as vendas vão lá em cima, não é mesmo?

Já se as fotos são de qualidade duvidosa, pode ficar sabendo: nenhum cliente vai abrir a carteira. Imagina se ele vai comprar um produto pela internet cuja foto não corresponda à realidade?

Continue a leitura para entender e aprender com todos os detalhes como utilizar fotos de produtos que vendem!

Design: você é o que você mostra

Para saber como devem ser as fotos dos produtos de sua loja virtual, basta pensar da mesma maneira do cliente.

Pense que ele entra na loja e é atraído pelo design mostrado na sua loja virtual. Depois ele vai querer saber do conteúdo.

É a forma pela qual o seu site se apresenta aos olhos do cliente que faz a diferença, desde as cores até a fonte escolhida. Quando você aposta num layout diferenciado e que traduz exatamente o que vende, você valoriza o seu produto e isso é percebido por ele.

E, assim, o cliente começa a navegar pela loja na busca pelo produto que desperta o interesse dele. Tudo o que o cliente tem é essa foto, por isso ela deve ser o mais fiel e de boa qualidade possível.

Disponibilizar uma foto ruim só contribui de maneira negativa para a sua loja virtual. E você não quer isso em hipótese alguma, certo?

Antes de abordar como devem ser as fotos dos produtos, você deve decidir se tem uma loja com ou sem estoque. Se você optou pela primeira opção, saiba que vai ter que disponibilizar um tempo maior para produzir as fotos dos produtos.

Ou até mesmo contratar um profissional para fazer todo esse material e tratar as imagens. Caso opte por fazer as fotos sozinho, algumas regras básicas fazem toda a diferença.

Primeiro você terá que ter uma câmera de boa resolução.

Confira algumas dicas:

Produzir boas fotos de produtos para loja virtual

produzir fotos de produtos

Opte pela luz natural

A luz natural é sempre ideal para ter como resultado uma foto bonita. Titre fotos sempre durante o dia.

Aposte em cenários reais

 Crie um cenário onde possa simular o produto da sua loja em uso. Você pode colocar uma mesa numa cozinha para ser fotografada, almofadas que serão vendidas no sofá da sua sala, por exemplo.

Quanto mais realista for o cenário escolhido para ambientar os produtos da sua loja virtual, mais valor é agregado.

O fundo branco destaca melhor seus produtos

foto de produto com fundo branco

O fundo branco é o preferido de grande parte das lojas virtuais. Isso porque esta técnica, chamada de curva infinita, destaca o produto e todas as suas nuances.

Para fazer este fundo, ponha um pedaço de papel ou tecido branco atrás do produto e prenda na parte de cima com ganchos, criando uma ligeira curva.

Revele os detalhes do seu produto

O cliente que está na frente da tela do computador não está vendo seu produto. Por isso, quanto mais você mostrar através da foto todos os seus detalhes, maior a chance de venda. Tire fotos de produtos em vários ângulos e revele cada detalhe do seu produto.

Use um tripé para evitar fotos tremidas

Para uma foto perfeita, ela deve sair sem nada tremido ou aqueles borrões. Para que isso aconteça, você deve usar um tripé, garantindo que a câmera fique fixa.

Ative a alta resolução da câmera

Isso é de extrema importância para vender o seu produto. De nada adianta aquelas fotos lindas, mas com baixa resolução e com aspecto granulado.

Para evitar esse tipo de problema na sua foto, use a função de alta resolução da câmera. Para um bom resultado, você deve manter as imagens em 1000px e 72DPIs.

Não use flash e aposte em duas fontes de luz

Mesmo que não dê para usar a luz natural, você não deve usar o flash da câmera. O motivo para isso é simples: o flash muda as cores reais do produto, o que não é nada legal para o cliente.

Caso fotografe de noite, prefira usar dois pontos de luz branca para iluminar o seu produto: enquanto uma vai iluminar seu produto, a outra irá realçar os detalhes dele.

Tenha seu próprio miniestúdio

Calma, você não vai precisar desembolsar muito para ter seu próprio miniestúdio. Existe uma forma bem simples de ter o local ideal: você vai precisar de lâmpadas fluorescentes, uma caixa de papelão, dois metros de tecido TNT branco ou folhas de papel ou EVA.

Recorte as laterais da caixa e revista com uma camada dupla de TNT branco. Por dentro, onde o produto será fotografado, coloque a folha de papel ou EVA para o efeito do fundo infinito.

Pronto! Agora, mãos à obra!

Como escolher boas fotos de produtos dos fornecedores (drop shipping)

Saiba como melhorar as fotos dos seus fornecedores

O drop shipping é mais prático. Ao optar por uma loja sem estoque, você terá à disposição todas as fotos dos seus fornecedores. Mesmo assim, você precisa saber que deve saber como escolher as melhores fotos para a sua loja virtual.

Confira algumas dicas:

Escolha fotos de produtos únicas

Você vai usar as fotos dos seus fornecedores. Mas isso não quer dizer que vai usar as mesmas usadas na maioria das lojas virtuais.

Faça uma pesquisa detalhada de todas as fotos de produtos, quais são as usadas, se são muito repetidas. Escolha as que são mais exclusivas.

Observe a luz e o enquadramento

Mesmo você não sendo especialista em fotografia, existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado. A luz é o primeiro deles.

Uma foto com uma luz bacana, que detalha o produto e todas as suas nuances, torna a foto muito mais atrativa para o seu cliente. Fotos em contraluz não devem ser usadas.

Evite também fotos com sombras. Já o enquadramento deve sempre priorizar o produto, que deve estar centralizado. Enquadramentos diferentes não irão fazer sua loja vender.

Para não errar, pesquise bastante em outras lojas virtuais.

Escolha fotos de produtos mais próximas da realidade. E com pessoas

fotos com pessoas

Pessoas gostam de pessoas. Por isso, prefira fotos de pessoas usando os produtos da sua loja virtual. Isso gera maior identificação com o cliente.

Quanto mais pessoas aparecem na foto, mais próxima do real ela se torna. E isso faz com que ela desperte sentimentos no cliente, que em grande parte é movido, no momento da compra, pela emoção.

Além do que se identifica com aquilo que a foto mostra. Já pensou nisso?

O outro ponto é que o fato de usar pessoas com produtos da loja gera uma dimensão real do produto.

É simples: o cliente, quando entra numa loja virtual, questiona se o produto que está na tela do computador é igual ao que vai receber em casa.

Quando o produto está sendo usado por pessoas, essa noção de dimensão se torna mais próxima do real.

O resultado: seu produto com certeza vai ser vendido mais rapidamente.

Preste atenção na escolha de fotos de produtos similares

O mundo das lojas virtuais é praticamente infinito. Imagina quantas pessoas apostam neste tipo de negócio todo dia?

Por isso você deve sair na frente dos concorrentes, que não são poucos.

Sem contar na quantidade de produtos oferecidos.

Por isso, você deve prestar bastante atenção na escolha das fotos que serão usadas na sua loja virtual por conta da similaridade entre produtos.

Produtos parecidos podem causar confusão. Imagina se você coloca uma foto de um produto muito parecido com outro, mas na hora que o cliente compra, não era o que ele queria?

Boa descrição do produto com foto bem escolhida: uma dupla imbatível

descrição e foto do produto

Você já sabe que deve apostar em boas fotos para a sua loja virtual. Além disso, deve também fazer descrições bem feitas de cada produto.

Tenha em mente que o cliente quer saber exatamente tudo relacionado ao produto que vai comprar. Logo, o produto deve ter especificado qual material possui, onde foi fabricado, preço, tamanho, etc.

Entenda mais sobre descrição de produto neste artigo: Descrição do Produto: 4 Dicas Para Escrever um Texto Persuasivo.

Aprimore fotos de produtos oferecidas pelos fornecedores

É muito importante saber que, além de escolher as fotos enviadas pelos fornecedores, você vai precisar aprimorar esse material que vai ser usado em sua loja virtual.

Para isso, existem algumas dicas que vão ajudar você nisso. Leia:

  • Use o mecanismo de busca do Google a seu favor

Muito usado por quem trabalha com imagens, o mecanismo de busca do Google é uma mão na roda. Basta você clicar na página principal, colocar busca por imagem e colar o link da imagem que possui.

No resultado, a sua imagem aparece ao lado de outras iguais, mas com tamanhos e resoluções diferentes. Ao usar esta dica, você consegue uma imagem com melhor qualidade.  

  • Editores de imagem são fundamentais

Com a quantidade de pessoas manipulando cada vez mais as imagens de suas lojas virtuais, é essencial aprender a usar os editores de imagem.

Os mais usados são o Canva Photo Editor e o Shopify.

Canva

O Canva é bem fácil de mexer e você não precisa baixar nenhum programa: dá para fazer tudo online.

Ou seja, você não precisa baixar nada que vá ocupar espaço no seu computador e nem ficar estudando horas a fio como funcionam complexos programas de edição de imagem usados por profissionais.

E o melhor: você não paga nada para retocar as fotos e o uso é bem simples. Basta você acessar o site do Canvas Photo Editor neste link e fazer a sua inscrição.

Em seguida, você terá acesso à sua conta. Para começar a edição de suas fotos online, basta arrastar as fotos dos produtos da sua loja virtual para dentro da tela ou realizar um upload.

A partir disso, você pode aplicar os mais variados filtros, alterar brilho, contraste e saturação, além de realizar recortes de uma maneira completamente intuitiva.

Editor de imagens do Shopify

O Shopify também possui esse recurso de editar imagens. A plataforma mais usada pelos empreendedores virtuais do mundo oferece um sistema muito fácil para transformar suas imagens amadoras em profissionais.

Os princípios são os mesmos do Canvas Photo Editor, sendo que a diferença é que você já edita as fotos dos produtos que já fazem parte da sua plataforma de vendas.

Não utilizar fotos de produtos com marca d’água

Uma dica muito importante é tirar a marca d’água de uma foto de um produto do seu fornecedor. Utilizar marcas d’água é um dos principais métodos de proteger imagens online.

A técnica consiste em inserir palavras, ou símbolos, sobre fotos para garantir que elas não serão distribuídas sem crédito. E vale destacar que a maior parte dos fornecedores colocam essa marca nas fotos de seus produtos, principalmente os importados.

Para sumir com a marca d’água, é simples. No ícone de produtos, você escolhe um produto da sua loja virtual e clica em editar imagem. Depois, vai notar que aparecem várias funcionalidades na barra superior.

Para apagar a marca d’água, clique em draw e selecione a cor de fundo de sua imagem. Se for branco, escolha essa cor. Passe em cima da marca d’água como uma borracha.

Fácil, não?

Conclusão

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Ter fotos de produtos boas para sua loja virtual não é um bicho de sete cabeças. Basta ter foco e ser detalhista.  

Com as dicas que você aprendeu neste artigo, temos certeza que seu critério para escolher boas imagens aumentou muito, e com isso, seu negócio só tem a ganhar.

Não perca tempo e continue por dentro de novidades, dicas e tudo que envolve o universo ecommerce. Você vai ficar sabendo de dicas, novidades e ter à sua disposição muito conteúdo interessante para que a sua loja virtual cresça cada vez mais.

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