Realizar as compras por sites como o AliExpress é quase sempre algo vantajoso. Encontramos produtos de qualidade, com um preço bem mais acessível. Encontramos de tudo um pouco, desde roupas a aparelhos tecnológicos que não achamos com facilidade no Brasil.
Porém, como já sabemos, as encomendas do AliExpress vem de países muito distantes. O que acaba dificultando o processo do rastreamento de mercadorias. Aposto que na sua primeira compra, ao ver que a mercadoria foi enviada pelo serviço postal da China, você teve um pouco de dúvidas, não é verdade?
Justamente por isso montamos esse artigo, onde te ensinaremos como acompanhar pedido de compras realizadas na internet, e qual a importância do código de rastreio para o cliente e também para o lojista.
Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:
- O que é rastreamento de pedido
- Sites para rastreamento de pedidos
- A importância do rastreamento para o cliente acompanhar pedido
- A importância do código de rastreamento para o vendedor
- Dúvidas frequentes sobre acompanhar pedido
- Antigos compradores que estão criando negócios para vender online
O que é rastreamento de pedido
Vamos supor que você fez uma compra no AliExpress, você sabe que o site é chinês, e grande parte das mercadorias vem de fora do país.
Como você sabe onde a mercadoria está?
Como você tem uma previsão de quando vai receber o produto?
Como acompanhar pedido?
Através do rastreamento de mercadorias.
Com o rastreamento, você consegue acompanhar o pedido, sabendo onde a mercadoria está, e quanto tempo demora para chegar. Os sistemas de entregas hoje são muito bem otimizados, e tem atualização em tempo real do estágio da entrega.
A maioria dos métodos de entregue que o AliExpress trabalha, possuem opções de rastrear objetos. As compras do AliExpress acabam utilizando os métodos de envio como e-packet, China Post, ou Standard Shipping. Nesse caso, o rastreamento é feito por sites especializados, que indicamos logo abaixo.
Sites de rastreamento de pedidos
Rastrear objetos
A grande maioria das lojas virtuais no Brasil utilizam o serviço dos Correios para cuidar de suas encomendas. Dessa forma, o rastreamento é feito pelo próprio site dos Correios por meio do Correios rastreamento fácil, utilizando o número de rastreamento que o vendedor informa.
Há também as transportadoras privadas, que utilizam o próprio site delas para rastreamento. Utilizando os sistemas internos da empresa, eles atualizam a mercadoria a cada nova ocorrência. Informando todos os detalhes da entrega.
Porém, existem certos meios de envio que você não consegue rastrear objetos pelos métodos convencionais.
Os envios do AliExpress por exemplo, são feitos pelos serviços postais do país onde se encontra o produto. E nem sempre sabemos qual é o site do serviço postal da China, não é verdade?
Pensando nisso, surgiram sites que reúnem todas as informações de rastreamento de qualquer lugar do mundo. Facilitando a sua vida na hora de acompanhar pedido. A grande maioria deles funciona até mesmo com os Correios do Brasil.
Sendo assim, se você é um comprador muito ativo, consegue rastrear todas as suas encomendas no mesmo lugar. Entre os principais sites de rastreio internacional e nacional, podemos citar os seguintes:
1. Muambator
O Muambator funciona com praticamente todas as empresas que você pode imaginar. Sendo necessário criar um simples cadastro no site, você vai adicionando os números de rastreamento de suas mercadorias. O site te avisa sobre novas ocorrências por e-mail, telefone e Twitter.
2. Global Order Tracking
Rastreio internacional: Já o Global Order Tracking funciona de forma mais simples e intuitiva. Basta acessar o site e escrever o código de rastreamento no campo e clicar em track. Automaticamente o site já puxa todas as informações sobre o seu envio.
Esses sites utilizam o número de rastreamento que lhe foi fornecido, e fazem o processo automaticamente para você. Atuando com diversas empresas de transporte ao redor do mundo, por isso é mais utilizado para acompanhar pedidos de compras internacionais.
3. TrackIt Online
Rastreio internacional: O Site do TrackIT Online para acompanhar pedido funciona com praticamente todas as modalidades de envio do mundo. Atuando de forma simples e eficaz, você consegue todas as informações referentes a sua mercadoria em apenas um site.
Tudo o que você precisa para fazer o rastreamento é o código do envio que o vendedor te fornece. Ao entrar no site, você digita o número no campo “Número do envio” e deixa o site fazer sua mágica. O sistema utilizado pelo TrackIt já puxa todas as informações, de qual país a mercadoria foi enviada, e qual o serviço utilizado no transporte.
4. AfterShip
Um dos melhores sites do mercado para rastreio internacional, o AfterShip traz traz um rastreamento detalhado e completo para todas as suas compras. A plataforma traz um contador de dias, que te ajuda a saber direitinho quanto tempo sua entrega precisou para chegar, além de contar com a sincronia em nuvem, acompanhar pedido no AfterShip te permite rastrear objetos de qualquer lugar.
Esse é outro diferencial do AfterShip, que conta com aplicativos para Android e iOS. Ou seja, você pode ficar por dentro do andamento do envio de suas compras pelo seu telefone ou tablet. Em qualquer hora e lugar. O serviço é gratuito, bastando apenas realizar um cadastro rápido no site.
Importância do rastreamento para o cliente acompanhar pedido
Quem não tem o costume de comprar pela internet, pode ter um pouco de insegurança. E é nesse aspecto que o rastreamento faz a diferença para o cliente.
Ao realizar a compra, o dinheiro já saiu, e o seu cliente fica no aguardo da mercadoria chegar na casa dele. Esse estágio é crucial para a satisfação do seu cliente. Uma vez que ele percebe que seu pedido está sendo acompanhado.
Mas agora vamos supor que aconteça algum problema de atraso na entrega. Como o cliente fica sabendo dessa notícia?
Sem o rastreamento a pessoa fica esperando a carga, não vê onde está o produto que comprou, e acaba se frustrando com a demora.
Agora, com um rastreamento eficiente, o cliente pode acompanhar o pedido. Sabendo dos detalhes que envolvem o envio de sua mercadoria. Cada ocorrência é notificada pela empresa que faz o transporte, sendo assim, seu cliente não terá surpresas.
Como você pode perceber, esse acompanhamento aumenta a segurança do cliente. O cliente sabe que a mercadoria está vindo, e tem previsão de entrega. Um cliente satisfeito com a entrega tem muito mais chances de voltar a comprar na mesma loja.
As experiências de compra são regidas não só pelo preço, mas também pelo frete, qualidade do produto, atendimento… Se você, dono de um negócio, consegue garantir um transporte seguro e confiável para o seu cliente, a experiência com a compra tem grandes chances de ser melhor.
Caso você tenha interesse em montar o seu próprio e-commerce, para aplicar nossas dicas sobre rastreamento, fique até o final. Nesse texto te daremos a dica matadora para você montar seu negócio em casa.
Aposto que você não vai querer perder essa!
Importância do código de rastreamento para o vendedor
Já cobrimos as vantagens de acompanhar pedido para os clientes, mas os vendedores também se beneficiam muito. Abaixo discutiremos as principais vantagens do rastreamento de encomendas para o dono de um e-commerce.
- Instituir um bom método de rastreamento ajuda a aumentar a segurança. Tendo total informação sobre o status dos seus pedidos, você fica por dentro de toda e qualquer ocorrência com sua carga. Um frete rastreado diminui as chances de roubos e furtos.
- Reduz os custos de logística do envio. Já que as seguradoras cobram menos por mercadorias rastreadas. Fora que, como foi falado acima, há uma diminuição nas chances de roubos e furtos. O que evita a perda de mercadorias por esses fatores.
- Sua entrega é otimizada, e o pós-venda também. Todo o processo é monitorado e informado pela transportadora. Assim, você fica por dentro dos prazos de envio, além de qualquer ocorrência no envio.
Um dos fatores que mais desmotivam as compras online junto aos clientes são problemas nas entregas. Uma entrega feita com segurança e rapidez surpreende o cliente de forma muito positiva.
Ter clientes satisfeitos com o seu serviço é a melhor forma de os fidelizar.
Dúvidas frequentes sobre acompanhamento de pedidos
Durante o processo de acompanhar pedido, sempre surgem algumas dúvidas em nossa cabeça. Por isso, separamos abaixo algumas dos principais questionamentos que você pode ter. Confira:
Acompanhar pedido de encomendas internacionais, qual o prazo?
Encomendas internacionais são sempre um caso a parte, usaremos uma compra do site AliExpress como exemplo.
Ao realizar a sua compra, o site informa uma previsão de recebimento do produto, algo entre 20 e 90 dias.
Esse prazo tão grande se deve a receita brasileira, onde qualquer compras de fora do país passa por uma averiguação. Os produtos podem ser liberados sem taxas de imposto, ou então com taxas, que podem ser de até 60% do valor do produto.
Portanto, ao comprar produtos no AliExpress, ou qualquer outro site que faça envio internacional, fique atento a entrega. Pois esta pode ter um prazo maior, devido a esse período onde a mercadoria fica em Curitiba. A base da Receita Federal brasileira.
Produtos não entregues ao destinatário
Esse problema pode acabar ocorrendo, porém, as pessoas tendem a torná-lo maior do que realmente é. Durante o processo de envio, tente sempre preencher o endereço de entrega com o máximo de detalhes possível.
A grande maioria dos produtos que não chegam ao destinatário se deve a erros no endereço. Para combater essa questão, use e abuse dos complementos de endereço.
Peça referências ao seu cliente, cor do muro, cor do portão, se é casa de esquina, todas as informações são bem-vindas.
Produtos recebidos com avarias
Não é tão comum o seu acontecimento, mas pode ser que a mercadoria chegue ao seu cliente com defeito. Por vezes essas ocorrências não constam no rastreamento, principalmente amassados na caixa, ou similares.
Diante desse cenário, você precisa priorizar o seu cliente, onde esse não pode passar por grandes dores de cabeça. Peça para o cliente devolver o produto defeituoso, assim que a devolução for feita, encaminhe um novo para ele.
Mas isso não significa que você saiu no prejuízo. Procure entender a causa do defeito, se for um defeito de fabricação, vá atrás do seu fornecedor.
Caso o problema tenha ocorrido com o transporte, as transportadoras são obrigadas a te ressarcir no valor do produto.
Geralmente as transportadoras abatem o valor do produto em fretes futuros. Portanto, busque entender a causa de toda a questão. Se o seu cliente recebeu a mercadoria com defeito, ou amassados, peça para o mesmo documentar tudo com fotos.
Ao perceber que a caixa está amassada, ou apresenta qualquer sinal de violação, o cliente deve documentar por fotos. Enviando ao vendedor, para que a melhor solução seja encontrada.
Tenha em mente que problemas acontecem, e são totalmente inevitáveis. Mas não existe nada sem solução no mundo. Você pode se preparar o máximo para evitar este tipo de situação.
Sempre que possível, procure conhecer melhor os fornecedores, a fim de garantir o perfeito funcionamento de tudo.
Algumas pessoas que antes apenas compravam, estão criando negócios lucrativos vendendo produtos online
Nós já vemos como é fácil fazer suas compras pela internet. Você consegue fazer tudo dentro de casa, sem sair do conforto de seu quarto, apenas de frente ao computador.
O que vemos acontecer atualmente, é que os compradores estão se tornando os próprios vendedores.
Diante da facilidade e comodidade que as compras online trazem, vender produtos online vem se mostrando uma ótima forma de negócio.
O Ebit, instituto que analisa e qualifica as lojas online, nos mostra que o e-commerce no Brasil teve um crescimento de 225% nos últimos 7 anos.
Em tempos de crise, eu duvido que você encontre outro negócio com um crescimento tão expressivo como esse.
Pense comigo, quem entende de fato as necessidades de uma loja, se não os próprios clientes?
Por isso que aqueles que antes só compravam, estão criando negócios online. Vendendo produtos com boas margens de lucro, e conseguindo aquela renda extra que salva o orçamento de todo mês.
Como montar seu próprio e-commerce?
Pois bem, é chegada a hora de te mostrar como montar o seu negócio, com investimentos baixos. Você que já fez compras online sabe como esse negócio pode ser rentável, agora imagine você montar a sua própria loja?
O modelo de negócio que vamos te apresentar vem fazendo um grande sucesso. Já que trabalhamos sem ter um estoque físico, e nossas preocupações com as entregas são bem menores.
Estamos falando do drop shipping. Modelo de negócio que trabalha com estoque terceirizado, ou seja, você vai vender os produtos do estoque de outra pessoa. Sua loja atua como a vitrine para os produtos de um fornecedor, ou até mesmo do próprio fabricante.
Funciona assim, o seu cliente entra na sua loja, e compra um determinado produto. Após receber o dinheiro do cliente, você compra o mesmo produto do seu fornecedor. Esse então cuida do restante do processo, onde o próprio fornecedor procede com o envio da mercadoria.
Dessa forma suas preocupações com estoque é zero!
Este é um modelo de negócio que vem mudando a vida de muitas pessoas no Brasil.
Ficou interessado? Deseja saber mais sobre como trabalhar com drop shipping?
Confira o guia de como trabalhar com esse modo de negócio por este link, e aprenda a mudar de vida em apenas 21 dias.
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