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Análise de Mercado: Passo a Passo de Como Fazer Agora

Podemos afirmar que o termo análise de mercado nada mais é que a pesquisa para avaliar todos os pontos, sejam positivos ou negativos, para abrir o seu próprio negócio ou permitir que o seu empreendimento gere mais lucros.

Você sabe quem são seus concorrentes e o que os mesmos oferecem para o público-alvo? Colocou no papel o que supre a necessidade dos seus clientes?

Para isso, é fundamental que haja um estudo de mercado bem intenso e calculista, de forma que as dúvidas sobre o seu nicho sejam sanadas para que, posteriormente, você possa abrir o seu negócio.

Sabemos que abrir um negócio do zero não é uma tarefa simples, por isso, estamos aqui para lhe ajudar, demonstrando como você pode fazer uma análise de mercado de forma correta, bem como um passo a passo para que possa fazer neste exato momento.

Se você, leitor, já tem o seu trabalho fixo, mas pensa em ganhar aquele extra no fim do mês, a pesquisa de mercado atrelada ao plano de negócios podem ser as chaves para o sucesso da sua grande ideia.

Por falar em ideia, sabemos que tudo começa por ela. Muitas vezes, de forma espontânea, aquela ideia maravilhosa de um negócio promissor vem à sua mente, correto? É o famoso insight do empreendedor.

Porém, concorda que o mais correto é avaliar esta ideia e não achar que fazendo qualquer coisa tudo vai dar certo? Pois é, é para isso que a análise de mercado existe.

Ou seja, lance o seu produto ou melhore aquele que você já tem depois de estudar o seu mercado.

Se você ama empreendedorismo, negócios, marketing e tecnologia, fique conosco!

Prometemos um passo a passo direto e completo para que as falhas não aconteçam, ok?

Um negócio que deu certo já foi uma ideia bem pensada.

Você também pode utilizar o índice abaixo para navegar no conteúdo:

O que é análise de mercado?

Sucintamente e de maneira bem simples, a análise de mercado compreende todos os procedimentos para captar informações relacionadas ao mercado que a empresa atua, impactando diretamente na eficiência do negócio.

Este estudo une alguns determinantes para permitir que o empreendimento dê certo:

  • Informações sobre o nicho e a forma que a empresa irá prestar os serviços;
  • A escolha da persona (público-alvo) correta;
  • O relacionamento do produto a ser vendido com os seus fornecedores e, inclusive;
  • Como empresas que atuam no mesmo mercado (concorrência) se posicionam e como isso pode afetar o seu negócio.

Percebeu o quanto tudo isso é determinante para que o negócio seja um sucesso, não é mesmo?!

Analisando o mercado e notando o que pode dar certo ou errado no decorrer dos anos irá permitir que você tome posse, inteiramente, das etapas que precisam ser tomadas e novas ideias para que os seus produtos ou serviços sejam vendidos cada dia mais.

Para colocar essa pesquisa em prática, a mesma pode ser feita por meio de desk research – isto é, pesquisar na internet – ou conversando com as pessoas pessoalmente, principalmente seu potencial público-alvo.

Ok, mas você sabe qual a importância propriamente dita desta análise?

Vem com a gente!

Por que fazer uma boa análise de mercado é importante?

fazer análise de mercado

Fazendo um estudo do nicho do seu empreendimento, é possível identificar questões qualitativas e quantitativas do ramo que você irá atuar ou já está atuando mas quer melhorar todo o plano do seu negócio.

Esta análise de mercado irá indicar, como se fosse um guia, como poderá ser a eficiência das campanhas de marketing e publicitárias para vender os seus produtos e/ou serviços.

O que é identificado após a análise do mercado?

  • O público-alvo;
  • Os seus possíveis concorrentes;
  • Como os consumidores se comportam;
  • Todos os principais segmentos do ramo.

Portanto, podemos destacar que, através da análise de mercado, é garantido ao empreendedor uma visão mais holística do nicho que o mesmo deseja, bem como a possibilidade de criar ferramentas e estratégias que viabilizem o negócio.

Você pode achar que tudo isso é difícil. Mas calma, estamos dispostos a lhe ajudar.

Fazendo um estudo de maneira inteligente e de qualidade, com certeza o seu novo negócio ou o já existente serão eficientes!

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

Já foi dito aqui que, se você não fizer uma análise de mercado, o negócio pode não dar certo e ainda lhe dar muitos prejuízos, certo?

Portanto, para tudo seguir conforme o planejado e seu negócio fazer sucesso, é preciso analisar o mercado de maneira correta e com qualidade.

Nem sempre é necessário que sua análise de mercado seja complicada e complexa. Todavia, você precisa identificar a base fundamental que uma pesquisa de mercado deve possuir.

Para uma boa pesquisa de mercado, deve-se percorrer os seguintes itens:

  • As barreiras ao entrar no negócio;
  • Seus concorrentes;
  • O nicho de atuação;
  • As necessidades do mercado;
  • Processos de regulamentação;
  • Segmentação do negócio.

A segmentação nada mais é que o processo para identificar o perfil de diferentes grupos de compradores, os relacionando com suas preferências e necessidades.

Se você perceber que seu concorrente já segmenta o público-alvo, é super importante fazer a segmentação.

Ter um mercado-alvo e identificar as necessidades do mesmo são muito importantes na realização da análise de mercado.

Quando já tiver identificado um mercado-alvo, você conseguiu obter um nicho de mercado que tenha potencial para lhe gerar lucro.

Verificar a concorrência e, acima de tudo, saber o que eles estão fazendo é crucial na hora da análise de mercado, pois é daí que você pode inovar e vender mais.

Por fim, para fechar este tópico e você não ter dúvidas sobre como fazer uma boa pesquisa de mercado, afirmamos que é fundamental identificar as barreiras de entrada no mercado e considerar custos e burocracias (contadores, advogados, e outros profissionais).

Pois é a partir disso que são criadas estratégias para batalhar nos campos das vendas e criar procedimentos para que não seja tão difícil investir no nicho escolhido.

Ainda está um pouco difícil e você não sabe como colocar na prática tudo isso?

Prepare-se e anote tudo!

Se possível, leia e releia este conteúdo, pois o mesmo será de suma importância para o seu crescimento profissional.

Passo a passo de como fazer uma análise de mercado agora mesmo: 7 etapas infalíveis

Agora, você irá entender o caminho para fazer a melhor análise de mercado possível.

Vamos lá!

1- Estabeleça as perguntas a serem respondidas com a análise

Previamente, é preciso identificar porque a análise de mercado é necessária.

Na maioria das vezes, uma análise de mercado é implementada para observar a viabilidade do novo empreendimento, criar um novo produto ou para enxergar novas oportunidades de empreendimentos.

Posteriormente, após esta identificação, você pode definir as perguntas para as quais você quer captar respostas.

Todo esse aparato irá lhe direcionar para saber quais pesquisas devem ser realizadas, de forma que estas impactem a análise e o fechamento dos resultados.

2- Identifique o seu público-alvo e faça a segmentação

Estar por dentro do seu público-alvo é a melhor maneira para elaborar estratégias de marketing e vendas.

São necessárias algumas informações para identificá-lo:

  • Gostos das pessoas;
  • Onde residem;
  • Como gostam de ser atendidos;
  • etc.

Já para conseguir fazer a segmentação correta, existem alguns critérios que podemos tomar como base:

  • Segmentação geográfica: local que o público-alvo mora e trabalha;
  • Segmentação demográfica: sexo, idade, classe social, etc.;
  • Segmentação comportamental: onde o público-alvo busca produtos e conteúdos;
  • Segmentação psicográfica: estilo de vida, ideologias, valores, personalidade.

Feitas essas segmentações e tendo todos os dados já conhecidos, já é possível criar as personas do seu empreendimento. Isto é, o seu cliente real representado de forma semi-fictícia.

3- Verificar a regulamentação sobre o mercado-alvo

É imprescindível pesquisar e identificar os órgãos do governo e não governamentais que, de alguma forma, exercem algum tipo de influência sobre o mercado-alvo que você quer entrar e atuar ou aquele em que já está prestando alguns serviços.

4- Identifique seus principais concorrentes e veja o que eles estão fazendo

Pesquise e tenha em mãos algumas empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços que você irá oferecer.

Além de identificá-los, é necessário prestar atenção em alguns pontos:

  • Quais são os pontos positivos e negativos;
  • De que forma eles prestam os serviços;
  • Qual o lucro médio dos serviços ou produtos que oferecem;
  • Quais canais utilizam para atender os clientes;
  • etc.

5- Escolher e construir técnicas para captar informações

captar informação

Para obter todos os dados e informações relevantes para fazer a análise de mercado corretamente, respondendo todas as suas perguntas previamente definidas, você deve escolher as técnicas de pesquisa que você julgar mais relevantes para cada um dos objetivos.

As técnicas podem ser quantitativas e qualitativas.

As técnicas quantitativas são utilizadas para demonstrar dados que possam ser quantificáveis, os quais são integrados aos testes estatísticos. Aqui, são amplamente usados os questionários e formulários.

Já as técnicas qualitativas não têm como base os números/quantidade, mas sim o significado das coisas, se é bom ou ruim. Estas podem mostrar motivações, atitude do público e opiniões. Existem duas técnicas qualitativas geralmente utilizadas são a entrevista pessoal e a discussão de grupo.

6- Recolha os dados e faça a análise das informações obtidas

Para coletar todos os dados, você pode fazer pesquisas na internet, entrar em contato com o público-alvo e com órgãos governamentais.

Uma outra maneira de fazer essa coleta é indo diretamente em empresas concorrentes para apurar informações.

Para finalizar, após ter recolhido todas as informações, é super importante organizá-las para que possam ser feitas análises de resultados com qualidade e inferir as conclusões da análise de mercado.

Calma que ainda não acabou!

7- Coloque todos os resultados obtidos na análise de mercado no plano de negócios da sua empresa!

plano de negócios

É aqui nessa etapa que tudo faz sentido, viu?!

Após realizar a análise de mercado, você identificará:

  • Melhores setores ou nichos de mercado para investimento;
  • Onde tem oportunidades boas;
  • Falhas atuais do mercado;
  • Como a concorrência executa suas funções.

Finalize todo o aparato das análises de mercado incluindo as informações obtidas para elaborar o plano de negócios e ter uma visão mais holística do seu empreendimento.

Feito isso, não há dúvidas que suas vendas no novo negócio ou no atual irão deslanchar.

Conclusão

Notamos que, para fazer uma análise de mercado de qualidade, é preciso utilizar os dados obtidos advindos de perguntas pertinentes para o seu negócio e, com isso, identificar a sua persona, segmentá-la e verificar os seus maiores concorrentes e o que estes andam fazendo.

Está claro que uma boa análise de mercado é de suma importância para o sucesso de qualquer negócio, desde a abertura de uma grande empresa até abrir um quiosque na praia. Também é extremamente válido se você já tem um negócio e quer otimizar o processo de suas vendas.

Ah! E não se esqueça de incluir os resultados obtidos na análise de mercado no seu plano de negócios. É nele que estarão todos os planejamentos dessa sua grande ideia.

Pense grande e voe bem alto, sem medo! Tenha uma grande ideia e a coloque em prática!

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