cartão de crédito pré pago como funciona

No Brasil, muitas pessoas ainda não sabem como funciona um cartão de crédito pré-pago, entretanto o seu uso está crescendo de forma contínua e exponencial.

Esse crescimento se deve em especial ao público que teme em perder o controle e se endividar com os juros absurdos dos cartões de crédito convencionais.

Ou àqueles que possuem acesso limitado ao crédito bancário e desejam se livrar das anuidades. Há também quem escolha essa alternativa a fim de se prevenir de fraudes, principalmente nos casos de compras online.

Com a recessão econômica que o Brasil está passando nos últimos anos, o cartão de crédito pré-pago caiu como uma luva, auxiliando os brasileiros a controlarem melhor os seus gastos.

Além disso, o cartão também dá espaço aos que querem empreender com lojas online, por exemplo.

Quer saber mais sobre o que é o cartão de crédito pré-pago, como ele funciona , suas vantagens e desvantagens, qual sua utilidade, e saber se você também pode ter um?

É só continuar a leitura! Neste artigo vamos responder a essas e muitas outras questões sobre o cartão de crédito pré-pago.

Um pouco do que você vai aprender neste conteúdo:

O que é um cartão pré-pago?

O cartão de crédito pré-pago é como um cartão de crédito convencional que não possui análise de crédito e pode ser usado tanto em território nacional quanto no exterior.

É necessário que você recarregue o valor desejado para que possa utilizá-lo para compras ou saques, sendo possível ainda fazer o acompanhamento de suas transações por meio de um aplicativo no celular ou mesmo pela internet.

Então, diferente do cartão de crédito convencional, não haverão faturas mensalmente, já que a recarga em seu cartão de crédito pré-pago pode ser feita quantas vezes e nos valores que desejar, de forma que você conseguirá utilizá-lo até que se esgote o limite.

Também não é possível parcelar suas compras com o cartão de crédito pré-pago. E é por conta de todas essas características que descrevemos do cartão de crédito pré-pago que muitas pessoas se perguntam “qual a diferença entre este e os cartões de crédito/débito?’’.

Qual a diferença do cartão pré-pago em relação ao cartão de crédito/débito?

O cartão de crédito pré-pago pode ser considerado como a evolução do cartão de débito, sendo que a principal diferença é que ele deve ser usado na opção ‘crédito’, apesar das compras serem debitadas diretamente do saldo existente na conta.

Com relação ao cartão de crédito, a diferença está no momento em que o valor da compra é creditado. Com o cartão de crédito pré-pago, o valor é descontado do saldo disponível na hora da compra, enquanto no cartão de crédito convencional o valor só é pago no vencimento da fatura do cartão.

Quais são os tipos de cartão de crédito pré-pago existentes

Existem dois tipos de cartão de crédito pré-pagos:

Cartão pré-pago internacional

Esse pode ser carregado com a moeda internacional e utilizado fora do Brasil.

Cartão pré-pago nacional

Esse serve apenas para ser utilizado no Brasil, devendo ser carregado em reais.

Para que serve o cartão de crédito pré-pago

O cartão de crédito pré-pago pode ser usado de diversas formas, não apenas em viagens internacionais, como é conhecido pela maioria das pessoas.

Com ele também é possível fazer compras pela internet (mesmo em lojas internacionais), depositar mesadas e pagar contas, por exemplo.

Se o cartão de crédito pré-pago tem sido uma vantagem para os usuários fazerem compras e transações pessoais, os empreendedores do comércio eletrônico também tem mostrado grande interesse nesse tipo de cartão.

Muitas pessoas com empregos comuns, que ganhavam em torno de 1 a 2 salários mínimos, conseguiram obter grande sucesso financeiro com o auxílio do cartão de crédito pré-pago para criar sua loja online.

A principal vantagem do cartão de crédito pré-pago é a agilidade que ele proporciona para as compras, pois todos os dados referentes à forma de pagamento ficam salvos.

Assim, o cliente pode pular algumas etapas que normalmente são exigidas nas compras online.

Com um serviço mais rápido, as chances de o comprador abandonar o carrinho diminui. Outra questão é o fato de que muitos ainda têm medo e insegurança de fazer suas compras online fornecendo os dados do cartão de crédito convencional.

Já comos cartões pré-pagos há uma maior segurança na compra por parte do cliente e o vendedor recebe o pagamento de forma mais rápida.

Além disso, quem possui lojas online pode comprar seus produtos e revende-los de forma bem mais simples e rápida com o cartão de crédito pré-pago.

Qual cartão de crédito pré-pago é mais indicado para abrir um ecommerce?

cartão de crédito pré-pago ecommerce

Para poder abrir sua loja online com maior facilidade, indicamos um cartão de crédito pré-pago internacional.

Com o cartão pré-pago a administração das finanças se dá de forma mais eficaz e eficiente, uma vez que você pode fazer o acompanhamento das transações realizadas através do aplicativo ou por meio da internet.

Quais são as vantagens do cartão de crédito pré-pago

Se você está em dúvida ainda quanto a fazer a solicitação de um cartão de crédito pré-pago, saiba que ele apresenta muitas vantagens. Veja a seguir algumas delas:

Controle de gastos

O consumidor pode criar seu próprio limite para os gastos, sendo que ele poderá gastar apenas aquele saldo que tiver no cartão, evitando que ele fique endividado por gastar aquilo que não tem.

Pode ser carregado através do internet banking ou telefone

Não é preciso ir até o local em que o cartão foi adquirido. Quando o saldo acabar a recarga pode ser feita de maneira bem fácil.

Não é preciso ter conta bancária

Não é necessário possuir uma conta corrente para adquirir um cartão de crédito pré-pago.

Limite de gastos em viagens

Em viagens, é comum que as pessoas levem os cartões de crédito convencionais, estourando o limite e se endividando. Com o cartão de crédito pré-pago, por outro lado, você estabelece um determinado valor e só poderá comprar com o que tiver.

Travando a cotação do dólar

Se você pretende fazer uma viagem internacional, uma das vantagens do cartão de crédito pré-pago é que você pode comprar seu dólar quando ele estiver no melhor dia, assim você faz um estoque de dólares com excelente cotação para utilizar no dia de sua viagem.

Resgate dos dólares

Caso você tenha viajado e sobraram alguns dólares em seu cartão, você pode converter para dinheiro, saca-los e utilizar aqui no Brasil;

Mesada para os filhos

Com o cartão de crédito pré-pago você pode dar mesada para o seu filho e ele terá que administrar os gastos, contribuindo na sua educação financeira.

Elimina o risco de endividamento

Muitas pessoas utilizam o cartão de crédito convencional e fazem milhares de parcelas. Chega um momento em que se dão conta que gastaram mais do que devia e surge a inadimplência.  

Tendo um cartão que só pode ser usado com um limite, você só poderá gastar o que realmente tiver.

Pagamento de funcionário ou prestadores de serviço

Por meio desse cartão é possível fazer diversas transações de pagamento por meio da internet de forma bem fácil.

Desvantagens do cartão de crédito pré-pago

As desvantagens se baseiam principalmente em questões relacionadas às taxas. Entretanto, mesmo os cartões convencionais possuem estas desvantagens, como:

  • Taxa pela emissão do cartão;
  • Taxa de mensalidade;
  • Taxa de recarga;
  • Custos pelos serviços;
  • Tarifas pela utilização.

É claro que essas ‘desvantagens’ não se sobressaem em meio a tantas vantagens na utilização do cartão de crédito pré-pago. Vale lembrar também que todos esses quesitos destacados como desvantagens podem ser escolhidos por você de acordo com a empresa que optar por fazer o cartão.

Isso porque as empresas cobram diferentes valores para cada tipo de serviço. Ou seja, você pode encontrar aquelas que não cobrem os serviços de mensalidade e emissão do cartão, por exemplo.

Quem pode ter um cartão de crédito pré-pago

Para obter um cartão de crédito pré-pago não é necessário comprovar renda e não há dificuldades, pelo simples fato de que esse cartão não oferece risco a inadimplência. Veja quem pode ter um cartão pré-pago:

  • Crianças e adolescentes: Para crianças a partir dos 10 anos de idade, o cartão de crédito pré-pago pode funcionar como se fosse uma mesada, com a vantagem de que o filho irá aprender a administrar seu próprio dinheiro, tendo que tomar as decisões de compra.
  • Adultos: O cartão de crédito pré-pago é perfeito para os adultos que não tem controle financeiro e sempre acabam gastando mais que o necessário. Ou então para aqueles que desejam empreender e fazer vendas online.

Como pedir um cartão de crédito pré-pago

Para solicitar seu cartão físico de crédito pré-pago é bem simples, pois como dissemos anteriormente, não será necessário ter análise de crédito. Basta que você procure uma loja de varejo credenciada.

É possível ainda fazer a solicitação pela internet, em sites dos emissores de cartão pré-pagos.

No caso das lojas de varejo, provavelmente você precisará pagar uma taxa para adesão, enquanto que pela internet você poderá adquiri-lo gratuitamente, tendo apenas que fazer uma recarga inicial.

Quais são as taxas do cartão de crédito pré-pago

Os custos do cartão pré-pago podem variar de acordo com a empresa que você irá escolher para fazê-lo. As taxas podem variar segundo alguns critérios, como:

  1. Adesão
  2. Mensalidade
  3. Recarga
  4. Saque
  5. Emissão de segunda via de cartão
  6. Custo anual médio

Existem várias empresas que administram cartões de crédito pré-pago, por exemplo o Super Digital. Você pode conhecer mais e ver sobre as taxas do cartão neste site.

Uma questão muito importante ao solicitar o seu cartão de crédito pré-pago é procurar uma bandeira que é amplamente aceita nos estabelecimentos, pois assim você consegue utilizá-lo de maneira mais ampla.

Como funciona a recarga do cartão de crédito pré-pago?

A recarga do cartão de crédito pré-pago pode ser feita quando quiser, e no valor que desejar. Os meios de recarga são:

  • Boleto;
  • Débito em conta;
  • Transferência bancária;
  • Através de lojas credenciadas.

Porque você deve ter um cartão de crédito pré-pago

cartao pre pago

Existem inúmeros motivos pelos quais você deve adquirir o seu cartão de crédito pré-pago. Voltamos novamente a bater na tecla de que com esse tipo de cartão você irá evitar o endividamento através do controle de gastos.

Quando se tem cartão de crédito convencional, fica difícil não chegar ao limite todo mês, porque você adquire uma falsa sensação de que tem aquele dinheiro sem raciocinar que depois terá que pagar por aquilo.

No cartão pré-pago você só gasta o que tem, podendo recarregar quanto e quando desejar.

Isso irá facilitar quando você precisar fazer compras na internet, além disso você não precisa ficar andando com dinheiro em espécie ou o cartão de débito, tornando esse processo de compra ainda mais seguro.

Além disso, não há barreiras para ter um cartão de crédito pré-pago. Mesmo que você esteja com o nome sujo, poderá adquiri-lo.

A aprovação do cartão pré-pago acontece de forma imediata, justamente por não precisar de comprovação de renda. E pode ainda utilizá-lo para seu próprio negócio online.

Conclusão + BÔNUS (Você também pode ganhar dinheiro com o cartão de crédito pré-pago)

Agora você já sabe que o cartão de crédito pré-pago apresenta diversas vantagens, e sabe que o cartão não funciona apenas para gastar dinheiro, mas também pode ganhar dinheiro com o cartão de crédito pré-pago.

Através da criação de uma loja online, por exemplo, você consegue oferecer a forma de pagamento com o cartão pré-pago aos clientes, facilitando as r as compras.

Além disso, você pode contratar as melhores ferramentas internacionais e administrar as contas de seu e-commerce com o cartão de forma fácil, simples e rápida.

E se você tem interesse em empreender online, criando um negócio através do ecommerce, continue lendo…

Convidamos você agora a conhecer mais sobre a história inspiradora de um ex-funcionário que trabalhava como caixa num supermercado no interior de Santa Catarina e hoje recebe salários semelhante ao de médicos e advogados com uma loja online, sem nem mesmo ter terminado a faculdade.

Conheça mais sobre a história dele aqui e veja como ele foi capaz de conquistar tamanhos resultados com o pouco de dinheiro que tinha para investir.

Através de 4 segredos, ele criou o primeiro negócio próprio sem nenhuma experiência, trabalhando de 2 a 4 horas por dia, depois de um longo dia de faculdade e trabalho, quando chegava em casa já a noite.

Acesse agora a página para saber mais.

Gostou de saber mais sobre o cartão de crédito pré-pago?

Então compartilhe o artigo agora mesmo para ajudar seus amigos que precisam e não se esqueça de deixar o seu comentário!

Caio Ferreira é especialista em e-commerce, marketing direto e dropshipping. Criou o curso de dropshipping do Brasil mais completo do Brasil - o Negócio em 21 Dias 2.0 - e ajudou milhares de pessoas a mudarem de vida criando suas próprias lojas virtuais na internet sem gastar nenhum centavo comprando estoque de mercadorias.

4 COMENTÁRIOS

  1. muito bom sem ter que passar por análise de crédito, e poder usa-lo em e.comerce, mas falha em não dar liberdade de compras parceladas, por exemplo, comprar um eletro domestico em 24 parcelas . Mas entendi o proposito não tem ligação com sistema bancário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here