como anunciar no facebook

Desenvolvemos este artigo para te mostrar como anunciar no Facebook passo a passo. Mas antes vamos falar um pouco mais da rede social…

O Facebook é a rede social com a maior base de usuários.

São aproximadamente 2 bilhões de usuários ativos mensais, o que significa que aprender a anunciar no Facebook é uma das melhores estratégias de marketing atualmente. Ponto final.

Infelizmente, alguns donos de e-commerce parecem ter medo de elaborar os seus anúncios.

Esse receio acontece normalmente porque faltam informações e explicações de como proceder e do que fazer para ter um anúncio de sucesso.

Hoje nós vamos resolver essa questão.

Vamos conversar e dar dicas práticas de como anunciar no Facebook. Também falaremos de bons hábitos e sobre o você precisa saber para fazer postagens vencedoras.

Tópicos do artigo:

Por que anunciar no Facebook?

Se os 2 bilhões de usuários ativos não são um argumento suficiente, é importantíssimo lembrar que a receita do Facebook está em crescimento constante.

Veja o gráfico e faça uma avaliação dos números da plataforma:

anunciar no facebook

Agora você pode estar pensando “Opa, pera lá, muitas coisas mudaram desde 2014. Como vou saber se o crescimento continua o mesmo?”, pois então vamos lá, vamos analisar os números atuais do Facebook.

Veja os números

O Facebook entrou no ano de 2018 com um lucro líquido de US$4,3 bilhões. Note o símbolo, isso é em dólares. Esse número representa uma alta de quase 20% ao ano.

Pouquíssimas empresas conseguem um curva evolutiva tão acentuada. Se você pegar a trajetória do Facebook de 2010 até hoje, os números do crescimento serão estrondosos.

Não há razões para ficarmos complicando o artigo com especificidades e assuntos técnicos demais sobre economia, basta você entender uma coisa. O Facebook é um gigante da internet e com ele o seu e-commerce pode alçar voos que você jamais imaginou.

Como eu faço para anunciar no Facebook Ads?

Outra grande vantagem da plataforma

Você deve ter reparado como os anúncios da timeline do Facebook são completamente diferentes dos modelos normais na internet, certo? Calma, vamos explicar.

Se você entrar agora mesmo no Youtube e pesquisar por praticamente qualquer assunto, terá que assistir ao começo de um anúncio, que são 5 segundos de vídeo. Depois de assistir a muitos vídeos seguidos, o Youtube vai te obrigar a assistir um anúncio inteiro com 30 segundos de duração.

Esse modelo agressivo de anúncios pode funcionar bem no Youtube, mas é péssimo para plataformas como o Facebook.

Você já imaginou estar vendo a sua timeline quando do nada uma janela enorme abre e toma conta da tela inteira? Seria horrível, certo?

Mas como anunciar no Facebook sem incomodar o usuário?

A solução encontrada pelo Facebook não poderia ser mais genial. Eles fizeram os anúncios estarem incorporados a timeline do usuário.

Veja agora mesmo a sua timeline!

Você vai rolando ela para baixo e cedo ou tarde vai encontrar uma publicação que, apesar de ser um anúncio, é tão discreta que se mistura facilmente com as outras. 

Anúncios Facebook exemplos:

exemplo anuncio facebook
anuncio facebook exemplo

Mas como fazer anúncio no Facebook?
Como divulgar no Facebook?

Uma campanha no Facebook sempre terá essas 3 características. Assim como você viu nos exemplos acima de post patrocinado Facebook.

Estará com a indicação de “Patrocinado”, terá o botão de “Curtir a Página” e no final um botão CTA (Call To Action, ou seja, que chama a pessoa para tomar alguma ação), que, nesse caso do exemplo, é o “Comprar Agora”.

Esse CTA é padronizado,visto que o Facebook criou alguns botões para cada caso. São eles:

  • Saiba mais;
  • Cadastre-se;
  • Baixar;
  • Fale Conosco;
  • Comprar agora (esse é o nosso preferido e será o seu também);
  • Reservar agora;
  • Assistir ao vídeo;
  • Apply Now.

Todos esses botões de Call to Action são escolhidos no momento da criação do anúncio.

Você pode pensar que o fato deles serem padronizados tornam o anúncio limitado, mas fique tranquilo.

Estudos do Facebook mostram que essa padronização facilita o entendimento do usuário e acelera o processo de tomada de decisão.

Ou seja, ter um CTA bem definido no seu anúncio será uma ótima forma para aumentar as suas vendas.

Mas estamos adiantando o assunto sobre como fazer anúncio no Facebook!

Até aqui é importante você saber de duas coisas:

  • Os anúncios do Facebook são naturais e se mesclam bem com a timeline do usuário, o que torna a experiência muito melhor;
  • O CTA padronizado aumenta a probabilidade de interação do usuário, outra ótima notícia.

Agora vamos para a parte principal, como anunciar no Facebook Ads passo a passo.

Como anunciar no Facebook passo a passo

Agora vem a parte divertida do processo, que é colocar a mão na massa e ver a sua empresa ganhar corpo no Facebook.

Criando o seu anúncio no Facebook Ads

Antes de criar o seu anúncio no Facebook Ads manager você precisa passar por alguns passos. Mas não perca a paciência, eles são simples e vamos te explicar um a um.

Depois de completar essa lista de requisitos você já será capaz de criar a sua primeira campanha e poderá ver as suas vendas subirem já nos próximos dias. Veja como:

Tenha um perfil corporativo / empresarial

O Facebook não cria anúncios para pessoas físicas, portanto, você vai precisar elaborar um perfil corporativo para poder começar a criar os seus anúncios.

Mas vamos combinar que isso também não é nenhum bicho de sete cabeças e a sua loja deve ter um perfil separado do seu.

Se isso ainda não acontece, se você ainda usa o seu perfil pessoal para expor os seus produtos, aqui vai uma dica: mude agora, mude rápido!

Como fazer isso? Muito simples, acompanhe o processo:

  1. Acesse a Criação de Páginas e selecione a opção que estiver alinhada ao seu modelo de negócio. No caso de um e-commerce, você deve selecionar “Negócio ou Marca”
  2. Você vai dar o nome para a sua página e colocar uma foto de perfil bem bacana. Nada de preguiça hein, escolha essa foto com atenção, afinal ela será algo em que o público prestará muita atenção. Você também pode colocar a logo da sua loja nesta seção.
  3. Agora escolha a sua foto de capa. A mesma regra é válida: faça essa parte com dedicação.
  4. Depois vem a descrição da página. Não precisamos lembrar que isso também é muito importante, não é? Lembre-se de que essa descrição é a sua comunicação com o seu público. Escolha um tom adequado, não seja muito formal, mas também não seja relaxado. Essa é a hora de falar com o seu público alvo.
  5. Configure o Call To Action: a sua página terá um CTA dela, esse não será obrigatoriamente o CTA dos anúncios. Portanto, você pode escolher CTAs de acordo com a abordagem que você espera do cliente.

E fim.

A sua página já está criada e você pode já começar a publicar e a criar anúncios em nome do seu e-commerce para promover a pagina no Facebook. Foi fácil, não?

Como fazer anúncio no Facebook

criar anuncio facebook

Chega de assuntos paralelos e coisas diversas, vamos ao anúncio de uma vez por todas.

Nós vamos explicar como fazer anúncio no Facebook utilizando o Gerenciador de Anúncios.

Existe uma outra maneira avançada em que você usa o Power Editor (uma ferramenta desenvolvida pelo Facebook para gerenciar e editar anúncios, voltado para o público mais avançado). Esse assunto será abordado em um outro artigo, tudo bem?

Para começar, acesse a página do Facebook do seu e-commerce. Lá você vai fazer o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook;
  2. Escolha a sua conta;
  3. Selecione o botão “Criar”;
  4. Feito isso, o Gerenciador vai abrir uma página em que estão disponíveis todos os perfis de publicações. O que é isso? É o local onde você vai escolher o Objetivo da sua publicação. Já que estamos fazendo um tutorial voltado para e-commerce, você deverá escolher as opções de Conversão. Por exemplo, a opção Vendas do Catálogo de Produtos;
  5. O Objetivo da sua campanha será então Enviar pessoas para o seu Website;
  6. Depois você insere o link do seu site;
  7. Fim, está criada a sua campanha.

Agora calma, é hora de criar o seu conjunto de anúncios.

Continue prestando atenção que nós vamos explicar exatamente como fazer isso.

Como criar anúncio no Facebook

O conjunto de anúncios são as publicações que aparecerão na timeline do seu público.

Depois de criar a sua campanha (como ensinamos no passo a passo anterior), você será direcionado para a página de escolha do público alvo.

É nessa etapa do processo que muitos donos de e-commerce se enrolam e acabam criando uma campanha sem sucesso.

Nós vamos dar as dicas certas para você criar uma campanha arrasadora.

Escolha um público específico

Entenda: não adianta você criar uma campanha e configurar o seu público alvo para ser o mais abrangente possível.

E qual é a razão disso? Bem, uma delas é que você pagará por cliques no seu anúncio. Sendo assim, é importantíssimo que as pessoas que clicarem nele estejam dispostas a comprar o produto.

O melhor segredo para criar uma campanha arrasadora é conhecer bem o seu público alvo.

Os usuários do Facebook estão na rede social por motivos diferentes e com interesses diferentes.

Dificilmente o seu e-commerce conseguirá atender às exigências de todos os usuários da plataforma, então analise bem e saiba selecionar o seu público.

Seja detalhista

Para quem nunca fez uma análise de público alvo, as primeiras vezes podem ser confusas mesmo, não se desespere.

Procure levantar o maior número possível de informações a respeito do seu público alvo desejado. Se são de pessoas casadas ou solteiras, a faixa etária, a nacionalidade, os hábitos de consumo. Todas essas informações serão relevantes para o Facebook.

Feita a análise do público alvo, tudo o que você precisará fazer é inserir essas informações no Facebook e selecionar o investimento desejado.

Escolha as imagens do anúncio

Essa parte é bem simples e intuitiva. Você vai escolher a imagem do anúncio e inseri-la (caso você escolha mais de uma imagem, ela será apresentada em forma de carrossel).

Cuidados especiais: note que o Facebook pede um padrão no tamanho das imagens, sendo ele de 1200×628 pixels.

Obedeça a esse padrão, afinal não existem motivos para você correr um risco desnecessário e o seu anúncio acabar esticado ou achatado.

Outra coisa importante: alguns anunciantes tentam colocar imagens com uma grande quantidade de texto. Isso não é permitido!

O Facebook bloqueia todas as imagens que possuírem mais de 20% de texto (e esses anúncios ficariam bem cansativos), então evite ao máximo colocar imagens carregadas de texto.

Agora é a hora de você escrever o texto do seu anúncio no Facebook

Nesta etapa você vai dar os toques finais ao seu anúncio, escolhendo o texto e o botão CTA, está quase tudo pronto. Vamos lá:

  • Título: dê um título arrasador para o seu texto. Se você já acompanha as nossas publicações, certamente já aprendeu muito sobre marketing e e-commerce, então coloque tudo à prova.
  • Texto: no texto você deve incluir um Call to Action como “compre já”, “confira agora mesmo”, essa é a hora de colocar todo o seu arsenal de vendas em ação, queremos ver você fazer bonito.
  • Botão CTA: como nós explicamos, é o botão padronizado pelo Facebook que facilitará a tomada de decisão do público. Adivinha só qual você vai escolher? É claro que será o “Comprar Agora”.

Pronto, depois de confirmar todos esses passos, o seu anúncio já estará no ar.

Na última etapa o Facebook apresenta um modelo de como será o anúncio depois de publicado. Se estiver tudo ok, basta confirmar.

Bônus: Se você tem dúvidas sobre quanto custa anunciar no Facebook, criamos um outro artigo sobre custos, formatos e exemplos. Clique aqui e veja ainda mais sobre anúncios Facebook.

E aí, agora você aprendeu como anunciar no Facebook 2019?

Conclusão

Nós sabemos que criar anúncios, sejam eles no Facebook ou em outras redes sociais, é um assunto que pode levar algum tempo para ser dominado.

De todo modo, esperamos que esse artigo simples e direto de como criar o seu anúncio no Facebook tenha esclarecido as suas dúvidas.

Pois fique sabendo que nós temos um curso especial em que esses temas e muitos outros são explicados em detalhes. Você irá aprender tudo o que precisa sobre Facebook Ads e divulgação, inclusive de forma avançada, para e-commerce. Essa é a hora de você dar uma guinada na sua vida!

Se você chegou até aqui é porque quer mudar, então nós temos um convite especial para você. Acesse esta vídeo aula inteiramente gratuita com um dos maiores especialistas em e-commerce e Marketing digital do Brasil, que inclusive faturou 1 milhão de reais com suas técnicas de divulgação.

Não deixe de seguir as nossas publicações, estamos sempre trazendo o que existe de mais atual no mundo do e-commerce e do marketing para te ajudar a expandir as suas vendas e conquistar a sua independência financeira!

Artigo publicado em 17/09/2018 com última atualização em 24/01/2019.

6 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais nada, agradeço os ensinamentos. Mas tenho uma dúvida que ninguém esclarece. Tenho no meu perfil PESSOAL, 3 páginas que seriam para divulgar. Agora queria saber como reviso estas páginas para atualizar estas de maneira profissional. Foram criadas sem muito foco na época. Obrigado!

    • Que bom que o conteúdo te ajudou Fábio. Sobre a sua dúvida, caso você tenha uma loja, sugerimos concentrar em apenas uma rede social, além de trabalhar focado nas atualizações dela, os visitante não ficam confusos com três páginas para uma mesma loja.

      Espero ter ajudado. Conte conosco!

  2. boa tarde. gostaria de ter uma pagina para anunciar, mas eu gostaria de saber se sou obrigada a ter uma empresa cadastrada ou pode ser uma empresa não formal apenas para o perfil

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