Certamente, você já tem uma excelente ideia de que vender utilizando as redes sociais não é nenhuma grande novidade, não é mesmo? Mas você sabe como vender pelo Instagram em 2018?
No ponto em que estamos hoje, isso já não é mais um diferencial e, sim, uma necessidade. Podemos dizer, por exemplo, que as vitrines de ontem são as novas mídias sociais.
O que talvez você não saiba é que o Instagram é uma rede social que tem ganhado cada vez mais inscritos e que deve ser tornar uma grande potência em vendas nos próximos anos.
Muitas marcas já vêm apostando suas fichas no Instagram, que se apresenta como uma ferramenta incrível de vendas. Há alguns meses, o segmento de moda era o que aplicava mais investimento nesse canal, agora os mais diversos nichos encontraram nessa rede social o grande diferencial.
E isso só acontece por um motivo em especial: o engajamento.
Se você está aí se perguntando como vender pelo Instagram, tenha a certeza de que veio ao lugar certo! Nós vamos te entregar as melhores dicas para que seu ecommerce venda muito!
Antes, queremos que você tenha uma ideia muito clara da POTÊNCIA que o Instagram é para o seu negócio!
Confira agora mesmo!
Veja como vender pelo Instagram em tópicos:
- Estatísticas do Instagram no mundo
- Criando um perfil no Instagram para seu ecommerce
- Melhores práticas de como vender pelo Instagram
- Ferramentas para te ajudar a vender mais no Instagram
- Como vender no Instagram com anúncios pagos
- Como tirar boas fotos para o Instagram
- Instagram Shopping
- Mantenha-se atualizado sobre os novos recursos
Estatísticas do Instagram no mundo
Antes de aprender como vender pelo Instagram, conheça alguns dados que vão te ajudar a entender melhor as qualidades dessa rede social:
- Todos os dias, o Instagram é utilizado por mais de 500 milhões de usuários;
- Diariamente, 80 milhões de fotos são postadas;
- No ano passado (2017), 70,7% das empresas começaram a utilizar a plataforma;
- 80% dos usuários seguem, ao menos, um perfil de marca/empresa no Instagram;
- Postagens que têm algum tipo de produto geram 65% mais de engajamento;
- 60% dos usuários afirmam gostar do Instagram para conhecer novos produtos;
- Atualmente, há 25 milhões de perfis, exclusivamente, comerciais. Só que esse número cresce a cada dia;
- Em todo mundo, o Instagram já possui mais de 2 milhões de anunciantes.
Todos esses dados foram extraídos de uma pesquisa realizada pela Social Media Today e você pode conferir na íntegra, clicando aqui!
O que hoje já pode ser percebido é que, enquanto o Facebook ganha uma “cara” muito mais pessoal, o Instagram chega para mostrar que seu engajamento para marcas corresponde a 10x mais que o Facebook e 84x mais que o Twitter.
Números impressionantes, não acha?
A expectativa é que essa tendência mundial só cresça, afinal, somente nos últimos 2 anos, o número de usuários mais que dobrou.
Começou a perceber que não há qualquer possibilidade de deixar sua marca fora do Instagram? Você precisa começar a aprender como vender pelo Instagram o quanto antes!
E nós podemos te ensinar. Confira as dicas incríveis que preparamos para você!
Mas antes de começar a compreender as dicas de como vender pelo Instagram ainda em 2018, você precisa ter um perfil corporativo para seu ecommerce.
Aprenda agora como fazê-lo!
Criando um perfil no Instagram para seu ecommerce
Ter um perfil no Instagram para o seu ecommerce, ou melhor, para a sua marca, é bem simples.
O primeiro passo é baixar o aplicativo e instalar, de preferência em um dispositivo móvel, pois via web, ele não tem as mesmas funções. Você pode tanto baixar para IOS, como para Android.
Com o download concluído, é a hora de iniciar a criação:
1. A primeira ação será a inclusão de seus dados cadastrais. Ou então, você pode optar pelo login via Facebook;
2. Feito isso, é a hora de escolher um nome para o seu perfil. Obviamente, deve usar o nome da sua marca, afinal, quer que seus seguidores saibam quem é você;
3. Nesse momento, você terá que escolher uma foto para o seu perfil. O ideal é que seja o logotipo da sua empresa em alta qualidade. Aqui há um detalhe: certifique-se de que está no tamanho de 110 x 110 pixels.
4. Chegou a hora de definir a sua bio. Ela será um pequeno resumo sobre o que sua empresa faz. O ideal é falar sobre a sua especialidade, principalmente, se você quer vender. Saiba que ela é o local ideal para colocar o link de seu ecommerce, por ser o único texto clicável.
Veja, por exemplo, o perfil da Adidas:
Perceba que, nessa imagem breve você identifica com muita facilidade:
- Logotipo da marca, justamente com sua identidade visual;
- O nome;
- A bio de descrição;
- Link da loja no Brasil.
Ah, um detalhe importante que você pode não saber.
Se você mesmo é quem irá gerenciar o perfil de seu ecommerce, pode fazer de um só aparelho. Basta adicionar sua conta como administrador. Para isso, ao finalizar a criação, vá até configurações e clique em adicionar conta.
Só fique atento para não misturar perfis na hora de postar.
Agora, chegou a hora de começar a avançar no aprendizado. Com seu perfil corporativo criado. Vamos aprender as melhores práticas de como vender pelo Instagram.
Melhores práticas de como vender pelo Instagram – COMPROVADAS
Como vender através do Instagram?
- Tenha um perfil sempre chamativo!
- Tenha uma estratégia de vendas no Instagram
- Use sempre hashtags
- Imagens que tenham relação com seu público
- Busque um influenciador com o perfil da sua marca
Tudo sempre parece muito simples, até que a complexidade de colocar em prática começa a se revelar. Utilizar o Instagram é fácil, porém você deve sempre trabalhar dentro das melhores práticas. Com isso, suas vendas pelo o Instagram sempre irão acontecer!
Vamos explicar com mais detalhes as 5 dicas simples de como vender pelo Instagram:
# 1 – Tenha um perfil sempre chamativo!
Entenda que o Instagram é uma das redes sociais mais visuais que existe até hoje. Logo, fica fácil de compreender que a decisão de seguir ou não o seu perfil baseia-se muito na qualidade das imagens postadas.
Vamos voltar ao exemplo da Adidas. Ela é uma das marcas consideradas referências quando o assunto são as estratégias do Instagram. Isso porque, ela mescla com perfeição postagens de seus produtos, com a vida cotidiana, além de histórias bastante criativas que conectam.
# 2 – Tenha uma estratégia de vendas no Instagram
Não adianta nada ter um perfil lindo, se você não tem uma estratégia de vendas assertiva e, também, não utiliza os recursos que a plataforma te garante.
Esqueça aquela ideia de usar hiperlinks, para o Instagram isso é inaceitável. Há pouco tempo, ele até está liberando alguns recursos de marcação para ecommerce, mas é preciso sempre respeitar a política de uso.
O que você pode fazer é usar suas postagens, por exemplo, para dar dicas de utilização ou mesmo fazer reviews simples de seus produtos. Isso garante um aumento de interesse.
# 3 – Use sempre hashtags
A função das hashtags é reunir os seguidores em torno de um termo comum para eles. Logo, você deve utilizar em suas postagens palavras-chave que tenham relação com a sua marca. Não adianta tentar utilizar palavras aleatórias que não trará resultados.
Procure sempre selecionar os termos que tenham total relação com as suas postagens, produtos, serviços e mercado.
# 4 – Imagens que tenham relação com seu público
Como dissemos em diversas partes do conteúdo, o Instagram precisa conversar diretamente com seu público alvo, sendo assim, publicar imagens que fazem relação com seu cotidiano, é sempre uma ótima ideia.
# 5 – Busque um influenciador com o perfil da sua marca
Utilizar um influenciador digital é uma das melhores estratégias para aumentar o alcance de sua marca no Instagram. Muitos negócios já perceberam como esse tipo de estratégia tem bom retorno.
A melhor forma de fazer isso é buscando uma personalidade que tenha relação direta com a sua marca ou que, pelo menos, consiga influenciar o público do seu tipo de negócio. Por exemplo, se você tem uma ecommerce de maquiagem, existem várias Youtubers que são sucesso e podem ajudar a falar de seus produtos.
Muitos influenciadores tem perfis no Instagram com milhares de seguidores. Lembre-se, é muito importante observar o engajamento do público.
Basta, então, entrar em contato e verificar se ele tem interesse nesse tipo de exposição. Há duas possibilidades:
- Basta você enviar um produto e ele fará a divulgação em seu perfil;
- Ou, então, combinar uma verba para que esse seu produto seja divulgado.
Em ambos os casos, é muito importante que você avalie se esse tipo de negócio irá lhe trazer resultados positivos.
# BÔNUS – Ebook Gratuito
Se você quer se aprofundar mais sobre Marketing de Influenciadores, veja um material gratuito que preparamos:
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Conhecendo dicas comprovadas, que tal descobrir ferramentas que podem te ajudar a vender ainda mais no Instagram?
Ferramentas para te ajudar a vender pelo Instagram
O Instagram, por si só, já é excelente, porém, a utilização de ferramentas adequadas é capaz de turbinar, ainda mais, os resultados.
Separamos 3 das ferramentas para vender direto pelo Instagram para que você possa conhecer de perto.
- GrowSocial: Ela é uma ferramenta bastante segura que visa o aumento de seguidores reais. Ou seja, com ela, você é capaz de aumentar seu público. Além disso, você ainda consegue gerenciar publicações, agendamentos e obter relatórios. Para conhecer melhor, clique aqui!
- Gerenciagram: Com o Gerenciagram, você será capaz de atrair público qualificado e que tem chances reais de comprar com você. É uma ferramenta de automação de seguidores que tem sido bastante utilizada. Para conhecer mais detalhes, clique aqui!
- Social Buy: Quando você começar a trabalhar com o Instagram, verá que a plataforma tem alguns problemas para a finalização de compra. No entanto, todos esses problemas são resolvidos pelo Social Buy. Por conta disso, ele virou o queridinho de quem possui ecommerce. Ao utilizá-lo, você faz postagens com imagens clicáveis, isso direciona o cliente, facilmente, à página de vendas do produto. Conheça maiores detalhes aqui!
- OverQuick: Imagine app de vendas no Instagram que te permite ajustar conteúdo escrito em imagens para serem utilizadas no Instagram? Pois é, o Overquick faz isso por você! Para maiores informações, venha aqui!
Isso já não é o suficiente? Então, você já pensou em anunciar?
Saiba mais informações sobre esse assunto no tópico abaixo continuando a leitura!
Como vender pelo Instagram 2018 com anúncios pagos
Tudo o que falamos até aqui foram dicas simples e estratégicas para que você aumente as possibilidades de venda através de suas publicações no Instagram.
No entanto, se chegar um momento do qual você achar que está na hora de ir além, os anúncios pagos podem te ajudar.
Durante muito tempo, os anúncios pagos ficaram limitados às grandes marcas, sendo implementado pouco a pouco a todos os perfis. Atualmente, qualquer perfil de marca pode anunciar no Instagram.
Como anunciar produtos no Instagram?
Todo o gerenciamento de anúncio é feito através da plataforma do Facebook. Há a possibilidade de utilização de diferentes recursos.
A plataforma disponibiliza um guia completo para anunciantes de primeira viagem que têm interesse em aprender como lidar melhor com as vendas e como anunciar produtos no Instagram.
Vale a pena dar uma boa estudada nas informações disponibilizadas!
Além de criar estratégias de vendas pelo o Instagram, é muito importante também estar presente no Facebook, através de uma loja com o f-commerce.
Como esse assunto é extenso, e nesse momento estamos focados em aprender sobre vender no Instagram, criamos um artigo específico para mostrar estratégias de vendas pela rede social Facebook:
Como vender pelo Facebook em 2018: Passo a passo completo
Para finalizar as dicas de como vender pelo Instagram, preparamos dicas básicas para você sempre trabalhar com boas fotos, já que a qualidade da imagem é fundamental para conquistar seguidores.
Como tirar boas fotos atrativas de produtos?
Você que tem um ecommerce sabe muito bem que a qualidade da imagem do seu produto diz muito sobre a decisão de compra do seu cliente final, não é mesmo?
Como ele não pode fazer a avaliação do produto em mãos, ele espera uma qualidade peculiar nas imagens para que possa observar, dar zoom e notar todos os detalhes existentes.
Há pontos que devem ser levados em consideração:
- A luminosidade precisa estar perfeita. Não adianta utilizar uma imagem escura, pois ela não será atrativa;
- Atualmente, é possível postar uma galeria de fotos, possibilitando a rolagem para que o usuário veja uma espécie de catálogo. Para ecommerce esse recurso é fundamental, afinal é possível publicar o mesmo produto de diferentes ângulos;
- Dê atenção aos detalhes, seu público irá adorar ver as particularidades do produto;
- Produto de diferentes ângulos já faz sucesso na página de vendas dentro do seu ecommerce, imagina dentro do Instagram!
- Humanizar as fotos é uma excelente estratégia. Fotos com pessoas convertem muito mais, então você pode pensar em usar seus produtos em cenários familiares!
Com o passar do tempo, sua familiaridade com o Instagram começará a ser mais intensa. Isso fará com que você consiga explorar mais os recursos e, assim, avançar nas suas estratégias.
Para te ajudar nisso, criamos este artigo para te ajudar a escolher boas fotos de produtos para a sua loja virtual!
Instagram Shopping
Como falamos acima,quem tem uma loja virtual pode utilizar o novo recurso também chamado de Instagram Shopping. Com este recurso, a rede social permite que as empresas marquem produtos em suas publicações não patrocinadas.
Veja o exemplo abaixo:
A marcação que o Instagram Shopping permite, funciona de modo semelhante ao sistema de marcação de usuários. Com essa funcionalidade, os clientes interessados podem acessar os detalhes dos produtos direto do aplicativo.
Se você quer utilizar uma ferramenta para vender direto pelo Instagram, utilize o próprio recurso oficial da rede social, a loja no Instagram. Fizemos um artigo para falar exclusivamente desse recurso, veja abaixo:
Mantenha-se atualizado e fique atento a novos recursos
Nunca deixe de aprender, as redes sociais estão sempre mudando, e com isso, novos recursos vão surgindo para facilitar a vida dos usuários e também dos vendedores, como mencionamos no recurso do tópico acima.
Essa é uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, já que, aproveitando todos os recursos e ferramentas, sua loja virtual tem mais a oferecer para os clientes.
E para você que continuou até aqui conosco…
Nós queremos poder sempre te ajudar com as melhores dicas e técnicas, por isso, te convidamos a fazer parte da nossa [thrive_2step id=’3150′]Lista VIP[/thrive_2step]!
Sempre criaremos conteúdos com técnicas, estratégias e dicas avançadas para que você aprenda a vender mais no seu ecommerce.
Depois de todas as nossas dicas de como vender pelo Instagram, você perceberá que seu ecommerce vei evoluir constantemente!
Estamos a sua disposição. Volte sempre por aqui!
Artigo publicado em 21/5/2018 e atualizado em 19/10/2018.
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