Quem busca trabalhar com e-commerce precisa ter em mente que conhecer os tipos de estoque e um bom planejamento são fundamentais para o sucesso de seu empreendimento.
Quando falamos de estoque, nos referimos aos materiais (matérias primas ou produtos prontos) que são armazenados para que a cadeia de “produção/divulgação – vendas – entrega ao consumidor” seja respeitada.
Não podemos pensar que somente alocar mercadorias, matéria prima ou produtos é “fazer estoque”.
É preciso ter controle bem feito do que entra e do que sai, para que não haja problemas comuns, e que fazem quebrar muitos empreendimentos logo nos dois primeiros anos.
Veja este conteúdo também em tópicos:
- Problemas comuns da má administração do estoque
- Tipos de estoque para seu comércio
- Planejamento e controle de estoque
- Por que e como fazer controle de estoque
Problemas comuns que a má administração do estoque pode causar
- Demanda maior do que o estoque;
- Estoque muito maior que a demanda;
- Tempo de reposição do estoque lento, frente à demanda;
- Estoque encalhado, obsoleto, ou com prazo de validade vencido;
- Custos com espaço físico para armazenamento;
- Venda de produtos que acabaram no estoque.
Como de boas intenções o inferno está cheio, vemos muitas empresas bem intencionadas quebrarem por não estarem atentos a esta questão.
O estoque é o ponto central de seu comércio, seja ele físico ou virtual. Afinal, o comércio só existe para vender alguma coisa ou algum serviço.
Iremos mostrar aqui os diversos tipos de estoque, inclusive para lojas físicas e mistas, e falaremos também sobre o planejamento, gestão de estoques e ferramentas que facilitam este processo essencial para qualquer empresa séria.
Leitura indicada:
Gestão de estoque: As 7 principais dúvidas respondidas
Tipos de estoque para seu comércio
Falaremos aqui dos tipos de estoque que um comércio pode ter, com seus prós e contras.
Temos dois tipos básicos, e seus subtipos: estoque físico e estoque terceirizado. Vejamos adiante:
1. ESTOQUE FÍSICO
1.1 Estoque físico único
O estoque físico único é um tipo de estoque usado tradicionalmente numa loja física. Quando um e-commerce ganha maiores proporções, este tipo de estoque pode ser utilizado. Ele:
- Mantém produtos para pronta entrega;
- Permite uma gestão única, pois o estoque está alocado num só local.
Desvantagens:
- Precisa de controle rigoroso em relação à logística (demanda e entrega);
- O preço do transporte e tempo para chegar até o cliente variam muito.
1.2 Estoque físico descentralizado
O estoque físico descentralizado também é muito usado em lojas físicas e pode ser usado por um grande e-commerce.
As grandes redes, como Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, por exemplo, usam estoque físico descentralizado. Ele:
- Mantém pontos de estoque em vários pontos do país;
- Ganha em velocidade de entrega e tem um custo mais baixo para o cliente.
Desvantagens:
- O custo com espaço de estocagem aumenta;
- O controle e integração entre todos os pontos de estocagem precisa de logística excelente.
1.3 Estoque físico compartilhado
Um comércio que já se desdobrou em loja física e virtual pode se beneficiar do estoque compartilhado. Nele:
- Um só local é usado para estoque dos produtos para ambas as lojas;
- O comerciante pode colocar o produto na loja física para demonstração, mas os produtos vendidos saem do estoque compartilhado.
Desvantagem:
- A integração de gestão precisa ser bem feita, para que só os produtos disponíveis em estoque sejam vendidos.
1.4 Estoque físico consignado
Também muito usado para lojas físicas e alguns e-commerce, este tipo de estoque acontece quando o produtor consigna (empresta) mercadorias por determinado período para um lojista.
O lojista, quando encerra este período, paga pelos produtos vendidos e devolve o que ficou no estoque, sem custo. Nele:
- O lojista não tem custo para fazer/comprar o estoque;
- É possível testar novos produtos sem perigo de encalharem na prateleira.
Desvantagens:
- É preciso manter um local físico para estocagem;
- É necessário um controle rigoroso de entrada e saída das mercadorias consignadas;
- Tem um controle rigoroso dos prazos estipulados de consignação para não ocorrerem multas.
2. Estoque Terceirizado
O estoque terceirizado, dentre os tipos de estoque, é o mais utilizado pelos diversos tipos de e-commerce.
Nele o lojista será o “representante” e intermediário de produtos de fabricantes (confiáveis), mas não terá os produtos em estoque.
Os clientes fazem o pedido para a loja virtual, e, a partir disso, o lojista fará o pedido diretamente para o fabricante.
Os fabricantes podem ser internacionais ou nacionais, e sempre é importante buscar referências sobre eles e conhecer como trabalham antes de iniciar uma parceria (link para artigos, fornecedores nacionais, fornecedores internacionais, como escolher?)
Como você vai ver agora, existem duas formas de trabalhar com estoque terceirizado:
2.1 Cross Docking
O Cross Docking acontece quando o fornecedor ou fabricante é responsável pelo estoque das mercadorias, mas não é responsável pela entrega das mesmas ao cliente.
Quando um pedido é feito, as mercadorias vão para o lojista, que fará o envio do produto para o cliente. Nele:
- O lojista não tem custo com espaço físico para o estoque;
- O lojista é responsável pela entrega do produto ao consumidor.
Desvantagens:
- O fornecedor deve ser confiável (link para como encontrar fornecedor confiável);
- A comunicação com o fornecedor precisa ser perfeita, para que não sejam vendidos produtos indisponíveis;
- O lojista terá que se preocupar com a logística de entrega.
2.2 Drop shipping
No drop shipping, o fornecedor ou fabricante será responsável tanto pela estocagem das mercadorias quanto pela entrega ao consumidor final.
A modalidade do drop shipping internacional é a mais conhecida e comentada. Nela a loja virtual apresenta produtos estrangeiros com alta demanda, mas difícil acesso nos sites originais.
Quando são feitos os pedidos/pagamentos em sua loja virtual, o lojista entra em contato com o fornecedor estrangeiro ou nacional. Feito o pagamento, o fornecedor posta as mercadorias (sem divulgar a marca dele).
No drop shipping:
- O lojista não tem custo com estoque;
- Não tem custo com espaço para estoque;
- Não tem preocupação com o processo de embalagem e envio;
- O lojista pode testar novos produtos, sem perda de capital, já que sua loja é só vitrine.
Desvantagens:
- O fornecedor precisa ser confiável, para garantir a qualidade das mercadorias e entrega;
- O tempo de entrega é mais demorado no caso do fornecedor internacional, o que precisa ser bem explicado antes para o consumidor, deixando de ser um empecilho;
- No caso de fornecedores nacionais, é interessante testar o comprometimento da empresa, tanto com qualidade dos produtos como com a entrega sem demora para o consumidor final;
- A logística entre lojista e fornecedor deve ser precisa, para não oferecer produtos fora de estoque.
Planejamento de controle de estoque
O planejamento e controle de estoque é o que chamamos de processo logístico.
Um bom processo logístico é o que vai proporcionar ao lojista uma chance maior para o crescimento de seu negócio.
Imagine a situação: o lojista oferece um produto bem procurado, por um preço atraente, seja na loja física ou na virtual. Centenas de clientes (ou milhares, conforme o porte do lojista) compram ou encomendam o produto. Mas… a demanda de pedidos é muito superior ao que havia no estoque (ou seja, foi subestimada a capacidade de venda), a entrega de novos produtos é demorada ou, pior, o fornecedor não tem em estoque para entrega.
Já imaginou o número de reclamações sobre a loja, em todos os canais possíveis (Reclame Aqui, SAC da empresa, redes sociais)?
Imagine outra situação: o lojista aposta numa super novidade, enche o seu estoque, e o produto é um fracasso retumbante.
Resultado: dinheiro empatado na mercadoria, espaço de locação cheio e com custo e o lojista acaba vendendo o produto por qualquer preço só para “desovar” e não ter perda total do investimento.
Ou seja: ele tem um grande prejuízo final.
Portanto, se quiser ser bem sucedido, o lojista precisa exorcisar a preguiça de cuidar do estoque, para que o fantasma das reclamações contínuas não caia sobre seu comércio físico ou virtual.
Mas como fazer planejamento e controle de estoques facilmente?
Planejamento de estoques
Quando se tem um estoque físico, é preciso ter algumas questões em mente:
- Qual é a procura do produto? Contínua, sazonal?
- É um produto perene ou de moda?
- Se for matéria prima, é fácil de repor? A produção depende de clima, sazonalidade? Tem em grande quantidade? Qual o prazo de validade?
- É necessário ter um equilíbrio entre estoque mínimo (necessário para o funcionamento) ou de contingência/proteção (para driblar greves de portos, caminhões, por exemplo…) e o estoque máximo (quantidade máxima de produtos “X” que serão armazenados num determinado período);
- É necessário cuidado para ver quando se chegou ao estoque médio, para planejamento de reposição, antes de chegar ao estoque mínimo. Se quiser saber mais sobre isso, a empresa de logística Mandaê tem um artigo bem explicativo.
Como pode perceber, no controle de estoques não mencionamos os tipos de estoques terceirizados.
No caso do Cross Docking, o lojista precisará se preocupar com a logística de entrega para si e depois para o cliente/consumidor, além de precisar estar sempre atualizado quanto ao estoque de seus fornecedores para não decepcionar o cliente e ter dores de cabeça.
No caso do drop Shipping, o lojista, tanto como na modalidade acima, precisa estar atualizado quanto ao estoque de seus fornecedores, mas já não terá a preocupação com embalagem e envio.
Ambas as formas de estoque terceirizado não têm prejuízos com estoque parado ou sazonalidade, pois podem alterar as vitrines de suas lojas virtuais de acordo com a oferta de produtos por seus fornecedores (sempre lembrando: confiáveis!).
Por que e como fazer controle de estoque
Como já falamos, o controle de estoque blinda a empresa de imprevistos, seja com a entrega por fornecedores ou sazonalidade de produtos.
Além disso, sabendo o que quer, e quanto precisa, pode ter preços melhores, comprando em quantidades maiores.
Também, com o controle de estoque, o lojista mantém a linearidade da cadeia produtiva, nem estacionando vendas/produção, nem desagradando clientes com esperas indesejadas, ou mesmo com a não entrega do produto solicitado.
O controle de estoque faz com que o lojista possa ver a situação como um todo, por cima, e não no “meio da confusão”.
Como fazer o controle de estoque
Hoje existem sistemas automáticos para controle de estoque. Programas que podem ser baixados em seu computador, aplicativos que podem ser incorporados ao seu e-commerce ou até mesmo a lojas integradas no Facebook ou Instagram.
Muitas plataformas que abrigam o e-commerce – inclusive no formato drop shipping – já oferecem para o lojista o controle de estoque integrado com os fornecedores nacionais (link para Truo) e internacionais, cálculo de impostos devidos e muito mais. Shopify, Ali Express, Woo Comerce, Loja Integrada (cite as lojas mais relevantes, se precisar)
Ou seja, se você tinha medo de planilhas e dados complicados, esqueça: o mundo virtual facilita a nossa vida de empreendedor.
Quando sua loja virtual cresce, é comum que haja o mix de pelos menos dois ou três tipos de estoque, entre os terceirizados e fixos. Desta forma, você garante:
- Preço para quem não tem pressa do produto, com produtos com estoque terceirizado;
- Produtos na hora, para quem quer o produto com rapidez (estoques físicos centralizados ou descentralizados, consignados etc).
Desta forma você garante sua reputação junto ao cliente e seu negócio cresce.
Mas se você acha que tudo isto ainda está difícil de entender, nós da Empreenda Ecommerce podemos te ajudar.
Imagine conseguir montar um e-commerce, baseado no melhor tipo de estoque – o terceirizado, como drop shipping – com baixo investimento inicial e com um retorno excelente, proporcional ao seu esforço?
Se quiser saber mais como centenas de pessoas com pouca experiência, tanto no comércio quanto no mundo virtual, estão conseguindo criar seu e-commerce de sucesso e até mesmo encontrar sua independência financeira, convidamos você para assistir este vídeo e trilhar conosco o caminho do empreendedorismo!
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