Agora que você decidiu montar a sua própria loja virtual e ganhar uma renda extra no maravilhoso mundo da internet, você precisa saber que é extremamente necessário investir no layout da sua loja. Por isso fizemos esse artigo para falar sobre os modelos de lojas virtuais.
Isso quer dizer que todas as imagens escolhidas para a sua loja virtual irão fazer toda a diferença na hora de atrair seus clientes e, claro, impactar no aumento da venda dos seus produtos.
E isso vale para todos os segmentos escolhidos: existem vários modelos de lojas virtuais para que você escolha o ideal para a sua.
Vamos lá?
Conteúdo em tópicos
- Por que é importante escolher?
- Quais são as características mais importantes do layout
- Exemplos de bons modelos de lojas virtuais
- Plataformas que disponibilizam modelos de lojas virtuais
- Como começar a montar a sua loja virtual
Por que é importante escolher um bom modelo para sua loja?
Esta é a primeira pergunta que você deve estar fazendo, claro. Então, a resposta é a seguinte: o modelo escolhido para a sua loja virtual é a principal maneira de atrair o seu público-alvo de forma certeira.
Ou seja, as pessoas que vão comprar seu produto são atraídas, em primeiro lugar, pelas imagens usadas na sua página, além das cores escolhidas, já que tudo isso faz parte do layout.
Então, saiba que você deve ter muito cuidado na hora de escolher o tema, pois o layout é o seu principal cartão de visitas. É ele quem vai definir a essência de sua marca e dos produtos que irá vender.
Quais são as características mais importantes do layout da loja?
Muitas são as características para que o layout se destaque na sua loja virtual. A maior parte dos temas sugeridos segue o padrão de uma leitura em “F”. Isso quer dizer que os sites que possuem um cabeçalho que chame atenção e uma barra lateral à esquerda com um destaque maior são os que mais atraem os usuários de uma forma mais intuitiva, principalmente para quem está visitando a loja virtual pela primeira vez.
Saiba abaixo quais os principais pontos que você deve levar em consideração:
Design – É fundamental ter um site que tenha um design de qualidade: estudos apontam que mais da metade dos internautas dizem que o design é o fator principal para que naveguem nele.
E você não quer ter um site com uma imagem ruim, que impacte de forma negativa na sua loja virtual, certo?
Usabilidade
Outro ponto é a usabilidade. O seu site deve ser desenvolvido para o usuário, ou seja, o cliente que vai entrar na sua loja para comprar.
Os ícones devem ser de fácil manuseio, de forma que ele consiga navegar pelo seu site de maneira intuitiva. E isso vale tanto para desktops, laptops e, o mais importante, para dispositivos móveis.
Afinal, a quantidade de pessoas que hoje faz compras pelos smartphones é muito maior do que as que compram pelo computador.
De acordo com informações da A ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados), pesquisar preços e comprar produtos por dispositivos móveis é realidade para 76% do brasileiros.
Quando se fala em design, devemos pensar em conforto e facilidade de uso na ponta dos dedos.
Portanto, os modelos de lojas virtuais devem ter botões específicos de chamada para ação ou conteúdos textuais ao alcance dos dedos. Assim que a sua loja virtual estiver pronta, experimente seu site em diferentes dispositivos móveis e veja se os botões importantes estão fora do alcance dos dedos.
Lembre-se que hoje, os gastos de um ecommerce com publicidade mobile supera desktops.
Cores
As cores devem ser pensadas também para o tipo de produto que vai vender e qual público pretende atingir, já que elas têm a capacidade de transmitir sensações e emoções completamente diferentes.
Em um estudo feito pela equipe da KISSmetrics, foram encontradas informações bastante interessantes a respeito da psicologia das cores.
O vermelho, por exemplo, aumenta os batimentos cardíacos, cria senso de urgência e é sempre muito associado a vendas. Já o azul proporciona uma sensação de segurança e confiança. O verde é associado à riqueza e é a cor mais fácil de ser processada pelo olho humano.
Interessante, não?
O estudo revelou ainda que os homens preferem as cores brilhantes, enquanto as mulheres gostam de tonalidades mais suaves no estilo tom pastel.
Simplicidade
Um design simples e direto é ideal para alavancar a sua loja virtual. Se você entupir o seu site com muitos links, imagens e milhares opções de frete pode confundir o cliente. Ele pode simplesmente sair da página e, o que é pior, sem comprar nada!
Por isso os modelos de lojas virtuais devem seguir os modelos já existentes e que fazem sucesso. Quantas opções você tem ao visitar o Facebook, o Twitter ou até mesmo o Shopify?
Provavelmente você poderá clicar em poucas coisas – o aspecto mais importante da página é o tipo de ação desejada, seja um formulário de cadastro, uma foto ou um botão de compra. Tudo é feito com o objetivo de minimizar as alternativas.
Exemplos de bons modelos de lojas virtuais
O tema desta loja, por exemplo, é ideal para quem vai vender maquiagem ou produtos de beleza. A foto de destaque é a principal, a maior e que aparece logo de cara, e você pode ir mudando pela foto de outro produto sempre que achar necessário.
Pop theme Shopify – Tema gratuito
Já as fotos abaixo são dos outros produtos, onde você pode colocar uma descrição e o preço. Com um layout bem simples e discreto, repare que os tons rosa e branco dão mais destaque a todas as fotos que aparecem no site, além de dar um ar bem feminino.
Clique aqui para ver o tema ao vivo
Canopy theme Shopify
Mas se você tem em mente fazer uma loja virtual voltada para a criançada, este tema é bem legal: tem a cor azul e uma navegação bastante intuitiva, excelente para os papais e mamães.
Na lista que aparece depois da foto principal, o layout oferece os diferentes tópicos e que podem ser usados para diferenciar cada tipo de produto, se voltado para bebês ou crianças maiores, por exemplo.
Na barra superior, repare que os ícones são também muito importantes: o “sobre” é o local para você falar da sua loja; o “compre” é para o consumidor escolher com facilidade o tipo de produto que busca; o “blog” é o local onde você pode colocar conteúdo sobre seus produtos, busque notícias que atraiam seu público; o ícone do “contato” é também muito importante e nele você vai colocar o e-mail e o telefone da sua loja.
Clique aqui para ver o tema ao vivo
O Shopify apresenta opções de temas gratuitos, mais indicado para iniciantes, e também vários temas pagos, com design e funções diferentes.
Outra opção é recorrer a empresas especializadas em temas personalizados para Shopify e setup de loja, como a Out of the Sandbox, que cria experiências de compras incríveis através de layouts pensados em usabilidade e conversão em vendas.
Além disso, você ainda pode conseguir um desconto de 15% em um tema premium ou configuração de loja através deste link.
Plataformas que disponibilizam modelos de lojas virtuais (gratuitos e pagos)
Agora que você já sabe o que precisa para montar sua loja virtual, terá que escolher qual plataforma utilizar.
As mais indicadas são as lojas virtuais Simplo 7 e a Shopify, ideais para quem está iniciando um negócio em drop shipping com integração a fornecedores de produtos com grandes marketplaces, como o AliExpress, por exemplo.
Monte a sua loja virtual com o Simplo 7
A Simplo 7 oferece várias funcionalidades e possui um sistema bastante fácil de usar. O layout é definido de acordo com o que a sua loja precisa: pode ter ou não banner, menu lateral fixo ou com listagem de categoria, e até mesmo sem menu lateral, se for de sua preferência.
Você também irá definir em que local da página o logotipo irá ficar, bem como escolher as cores e fontes da sua loja, além dos banners, ideais para serem aplicados em promoções ou produtos com ofertas.
Tudo isso sem precisar saber nada de programação. A Simplo 7 oferece planos mensais com preços acessíveis, de acordo com as funcionalidades escolhidas. Mas você pode começar a sua loja gratuitamente por 7 dias.
Monte a sua loja virtual com o Shopify
Já o Shopify oferece as mesmas funcionalidades da loja da Simplo 7, e um teste grátis por 14 dias, com funcionalidades que integram a loja com os dispositivos móveis. A única desvantagem é que a ferramenta está toda em inglês.
No Shopify, você vai poder inserir cada produto, escolher e gerir a categoria de cada produto e até mesmo colocar à disposição na sua loja cartões de presente e cupons de desconto.
A plataforma oferece ainda uma listagem com todos os seus clientes e um painel de análise com tudo o que vendeu, quem acessou. Isso é muito importante pois mostra os resultados que a sua loja virtual tem a cada dia.
Outra funcionalidade que o Shopify oferece é a possibilidade de adicionar aplicativos para potencializar suas vendas, que funciona da mesma maneira quando você compra apps pelo smartphone.
A possibilidade de instalar aplicativos na sua loja virtual é o melhor dos recursos do Shopify, porque assim podemos adicionar novas funcionalidades nas nossas lojas o que impacta diretamente nos resultados da sua loja virtual.
O sistema também é integrado com o PagSeguro, o que permite que as transações via web sejam seguras e você receba seu lucro tranquilamente.
O Shopify oferece ainda vários modelos de lojas virtuais – layout -, espaço para alimentar o seu blog com conteúdo que tenham a ver com seus produtos. Lembre que uma loja que tenha um visual bonito tem mais chances de vender bem!
Para montar a sua loja grátis no Shopify por 14 dias, clique aqui
Conclusão: mas então, como começar e montar sua loja virtual?
Agora que você já chegou até aqui, já sabe como é fácil abrir a sua própria loja virtual. Com a ajuda das plataformas Simplo 7 ou Shopify, você vai ter todo o auxílio necessário para começar a vender pela internet.
E o melhor, investindo pouco!
Existem outras plataformas também no mercado de drop shipping que estão à sua disposição. Através de fontes de conhecimento confiáveis, você vai ter sucesso, como muitas outras pessoas que investiram neste tipo de negócio estão conquistando.
Você não vai precisar saber de programação, nem ser um especialista em marketing digital. E muito menos se preocupar com logística e estoque de produtos.
Agora que você decidiu ganhar dinheiro com o drop shopping, usando um estoque de produtos de fornecedores de qualidade e sem recorrer a empréstimos e altos investimentos, assista esse vídeo criado especificamente para explicar como funciona um método pouco conhecido para começar a criar uma loja virtual em poucos dias.
Comece a vender produtos com entrega direta para o consumidor!
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