o que é press release

O que é Press Release e Como Utilizar no Seu Ecommerce

Quando entramos no mundo do marketing digital, loja virtual, vendas online, ganhamos um vocabulário novo, que precisamos dominar. Por este motivo, hoje vamos explicar o que é press release e te dar novas ferramentas para divulgar sua marca.

Como os termos vem, em sua maioria, do inglês, nossa primeira barreira é traduzir o termo.

O que significa press release?

Press release significa “comunicado de imprensa” ou “boletim de imprensa”. Você também poderá escutar o termo release, sendo usado com o mesmo significado (como uma abreviação de press release).

Porém, tome cuidado! O termo release também pode ser usado com o significado de “lançamento” para produtos como músicas, vídeo games e softwares.

Explicaremos com detalhes a partir de agora. Venha conosco para saber o que é press release e como utilizar no seu e-commerce.

Para ser melhor a sua experiência, navegue pelos links abaixo:

O press release significado

Como vimos agorinha, press release é um comunicado de imprensa e serve para entregar informações referentes à sua empresa para jornalistas e veículos de comunicação.

Ao contrário do que possamos pensar, quando abrimos nosso negócio não teremos dezenas de jornais, informativos e blogs atrás de nós, querendo saber quem somos e o que entregaremos aos clientes.

Minha avó tinha um ditado, e eu uso até hoje: “galinha que bota ovo cacareja”. Sabe por que o ovo da pata ninguém pensa em comer, mas o da galinha sim?

Porque a galinha cacareja, e avisa ao “mercado” que seu produto está disponível, enquanto a pata… bem, a pata se faz de difícil e acha que você vai buscar o ovo aonde ela está.

Pois o press release é o “cacarejo da galinha”. A galinha avisa o dono da granja, que vai ser responsável por distribuir os ovos, vendendo para a comunidade, vendinhas, mercados, certo?

O press release avisa os veículos de comunicação que tem informação fresquinha com a qual eles podem trabalhar.

Enquanto o dono do restaurante e a dona de casa correm atrás do ovo para fazer seus quitutes, os jornalistas buscam notícias interessantes para colocarem em seus veículos de comunicação.

Portanto, o press release não é o texto que vamos colocar em nossa rede social para divulgar nosso e-commerce, nem textos para posts em Facebook ou Instagram que estão conectados com nossa loja virtual.

Press release é algo maior, para ser usado quando você já fez sua lição de casa, criou sua fanpage de loja no Facebook e loja virtual no Instagram, ou seja, já está com seu e-commerce “rodando”.

Se você já está com sua loja virtual funcionando e quer aumentar seu público, além das estratégias que já faz sozinho, é a hora de “cacarejar” para os profissionais que trabalham em veículos de comunicação (jornais, revistas, informativos, blogues especializados, rádio, tv).

E por que não usar o press release com uma semana de loja montada?

Porque você não terá resultados junto ao seu público alvo para contar para o jornalista.

Digamos que você tenha um e-commerce que vende objetos diferentões, para a galera que curte objetos funcionais e bonitos, engraçados, divertidos.

Só após algum tempo você terá um retorno dos clientes sobre a qualidade dos produtos, ou o quanto gostaram de um ou outro. São os casos de sucesso, a prova que você precisa de que seu e-commerce traz objetos diferenciados e que o público ama – e por isso merecem um espaço nesta ou naquela publicação.

A quem se destina o press release

Como já dissemos antes, o press release se destina a jornalistas que trabalhem em veículos de comunicação de qualquer porte.

Diariamente os bastidores destes veículos de comunicação recebem centenas – ou milhares! – de press release diferentes, de produtos e empresas, físicas e virtuais.

Soa um pouco óbvio, mas os jornalistas irão abrir e ler aqueles press release que chamarem a atenção de imediato. Portanto, seu trabalho começa pelo título, pela chamada de seu press release.

Como funciona o press release?

O press release funciona para comunicar a canais de imprensa que trabalhem com seu nicho de que seu novo negócio está em funcionamento e quer ser divulgado, através da construção de um texto jornalístico com as informações necessárias, escritas de forma resumida e atraente.

Quer um exemplo, com a mesma loja virtual de objetos diferentões? Digamos que o jornalista Campos está desesperado atrás de uma matéria para colocar na revista feminina da editora, na coluna sobre decoração – achados imperdíveis, que ele escreve.

Ele tem à disposição centenas de press releases em sua caixa de e-mail. Segue a lista dos cinco primeiros:

  • Bolos Veganos: mistura pronta traz a natureza para sua casa
  • Marcenaria retrô: o vintage é o luxo da moda
  • Descolado, lindo e útil: a nova onda decor da geração Y
  • Moda verão: o verde da mata invade seu guarda roupa
  • Terrários de temperos: para ver e para comer

Percebemos na primeira olhada que há alguns releases que não tem nada a ver com o que o jornalista Campos trabalha, correto?

Regra número 1: só envie seu press release para profissionais ou veículos de comunicação que divulguem o seu nicho de mercado.

Campos descarta na lixeira os bolos veganos e a moda verão. Segue o baile, e ele tem que escolher entre marcenaria retrô, decoração para geração Y e terrários de temperos.

Digamos que você deu sorte hoje, pois Campos fez uma matéria sobre móveis antigos na semana passada, e já falou de terrários há 10 dias.

E, apesar dele já ter entulhado as páginas da revista de objetos descolados, lindos e úteis, nunca tinha pensado na chamada “nova onda decor da geração Y”.

Regra número 2: destaque-se no meio dos outros, com uma “chamada” diferente

Seu press release é o escolhido e Campos entra em contato com você para saber mais da empresa. Parabéns!

O press release se destina, portanto, a jornalistas. Por isso precisa ter uma linguagem e formato específicos, direcionados para dar informações sobre seu e-commerce.

Este texto pode ser usado integralmente, quando o veículo de informação é mais modesto, ou servir de base para um artigo maior, elaborado pelo jornalista.

Quem escreve o press realease?

Quando sua loja virtual já está te dando lucro e você tem que pensar em coisas como marketing e remarketing, contato com clientes, captação e retenção, é pedir demais que você também banque o jornalista e escreva seu press release. Por isso muitas empresas, neste ponto da jornada, contratam uma assessoria de imprensa.

O assessor de imprensa já sabe como escrever o press release, e normalmente tem o contato de jornalistas e veículos de comunicação, o que facilita muito o trabalho do empreendedor.

Mas pode ser também que você ainda não queira ou não possa investir numa assessoria de imprensa e prefira fazer você mesmo o press release de seu e-commerce. Vamos te ajudar também.

Como fazer um press release

Primeiramente, um press release não quer “vender” nada, mas “mostrar” alguma coisa. No caso, quer mostrar que valor seu e-commerce ou produto agrega na vida das pessoas.

Digamos que a loja de objetos diferentões traga alegria e cor para o dia a dia da geração Y, e faça com que elas interajam novamente com o ambiente – ao invés de ficar vidrada em games, celulares e tablets, por exemplo.

Se você tem depoimentos de seus clientes, elogios, ou histórias de como o objeto comprado mudou a vida deles neste sentido, você está mostrando alguma coisa de valor.

Tudo o que você agregar a esta história: fotos, depoimentos, entrevistas, gráficos, enriquece a sua história, dê material para o jornalista trabalhar e se encantar com seu press release.

Vejamos qual é a estrutura do press release:

A estrutura de um press release

Título

Lembra da regra número 2? O título é a primeira chamada para quem lê. Um título desinteressante faz com que seu press release vá para a lixeira.

Um título longo vira romance. Lixeira. Um título enxuto demais não desperta curiosidade. Lixeira de novo!

Busque elaborar um título com uma frase curta e que desperte curiosidade sobre o assunto. Por exemplo: Descolado, lindo e útil – a nova onda decor da geração Y

Linha-fina

É o que chamamos de subtítulo, e pode trazer alguma informação adicional relevante.

Por exemplo:

  • Título: Descolado, lindo e útil – a nova onda decor da geração Y
  • Linha fina: (1) Oito entre dez jovens tem um desses em sua mesa de escritório, ou (2) levar a diversão para o trabalho traz mais rendimento em curto prazo.

Como pode ver, com o título e a linha fina, já definimos o assunto que será tratado.

Local e data do press release

Fazendo uma comparação simples, não adianta você comprar um ingresso de cinema online para hoje a noite, e querer entrar no cinema na semana que vem.

Da mesma forma, colocar logo abaixo do título e linha fina o local aonde fica a empresa (cidade) e a data da notícia é fundamental, para o jornalista saber se o press release está fresquinho e vale falar do assunto, ou se já “esfriou”.

Desenvolvendo o assunto no press release

Vamos a uma aula de redação, ok? Na minha época, o professor falava que tinha que desenvolver “tese, antítese e síntese”.

Vamos entender:

Tese

É onde explicamos QUEM faz a ação, O QUE é feito, ONDE é feito, e COMO é feito. Se você perceber, tudo o que é mais importante está nesta primeira parte do texto.

Exemplo:

A Cute Objects traz para a geração Y objetos em edição limitada, que brincam com a imaginação e compõem o ambiente. Importados e com alto padrão de qualidade, são funcionais e decorativos, estimulam a criatividade e ajudam a aliviar o stress.

As cores dos objetos estimulam o campo visual, enquanto as texturas inusitadas (como esta caneca com textura externa de veludo) estimulam o tato.

Alguns objetos também estimulam o olfato, como este timer que libera aromas específicos para relaxar (lavanda) ou para ter produtividade (lemon pepper) a cada 30 minutos.

Alinhados com pesquisas da neurociência, estes produtos são uma verdadeira febre entre a geração Y.

Antítese

Aqui aproveitamos para quebrar objeções. Tudo aquilo que podem falar contra o produto, ou contra a tese desenvolvida acima. Podemos apresentar depoimentos da empresa, do consumidor etc.

Exemplo:

A Cute Objects iniciou apostando nas duas paixões do empresário X.Y: terapias holísticas e desenvolvimento criativo. Enquanto colegas o questionavam sobre a validade de sua ideia, XY começou a colher resultados, como este:

“meu filho só vivia enrolando para estudar, entregar deveres de casa, nos games. Assim que ele comprou o aromatizador com timer, notei a mudança de comportamento. Hoje ele tem uma concentração e rendimento impressionantes, e foi contratado para uma empresa de ponta na construção de games”.

Síntese

Síntese é o que chamamos de “conclusão” – ou o que minha avó chamava de “resumo da ópera”.

A ópera era tão longa que as pessoas dormiam no meio do espetáculo, perdiam parte da história. Tinham  que se valer do “resumo da ópera” para saberem o que havia acontecido, numa época onde não havia gravação de espetáculo nem replay.

O que colocamos, então, na conclusão? Uma mistura entre a tese, com uma pontinha de antítese, para mostrar como o produto/empresa é imperdível.

Exemplo:

A Cute Objects, seguindo premissas ultramodernas da neurociência e neuroplasticidade, conquistou a geração Y. E fez mais, cativando também outras gerações, que buscam obter o mesmo resultado destes jovens promissores, utilizando estes produtos decorativos, funcionais e que estimulam o nosso cérebro para a excelência de resultados.

E depois do assunto… diga quem você é

Um parágrafo curto, pós-conclusão, é o suficiente para que você apresente sua empresa, dizendo quem é, quando e onde começou, seu diferencial ou missão.

E não esqueça de deixar um “call to action” – chamada para alguma ação.

Exemplo:

A Cute Objects nasceu em 2017, como loja exclusivamente virtual. Começou pequena, atendendo somente a região sul do país, e hoje já expandiu par todo o Brasil, e vem abrindo mercado para a América Latina. Segundo seu fundador, sua missão é levar conexão e alegria a esta geração Y, para que possam desenvolver todo seu potencial com recursos diferenciados. Venha nos conhecer no site CuteObjectsCo.

E agora que despertou o interesse…

Deixe o seu contato! E-mail, telefone ou WhatsApp são necessários para que o profissional que receber o press release e se interessar possa obter mais informações sobre o conteúdo divulgado.

Como dissemos, nem todo mundo tem tempo ou dom para escrever. Neste caso, o ideal é delegar esta função para alguém que só faça isso com excelência.

Quando contratamos uma assessoria de imprensa, ou pacotes de press release com empresas especializadas, temos uma grande variedade de preços. É importante fazer vários orçamentos e buscar exemplos de trabalhos de quem irá trabalhar com você.

Esperamos ter ajudado você com mais esta forma de divulgar seu e-commerce. Se quiser ter acesso imediato a novos conteúdos de nosso blog, [thrive_2step id=’3150′]se inscreva agora em nossa lista de e-mails[/thrive_2step]. Até o próximo artigo!


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