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SEO para loja virtual: Conquiste mais clientes sem gastar com anúncios

Você tem uma loja e pretende começar a vender pela internet? Quer criar um comércio online? Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora de criar um site para sua loja. Um dos pontos que você precisa ficar bastante atento é o SEO para loja virtual.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca. São ações que são feitas no intuito de melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing.

Um projeto de SEO tem vários níveis, mas como estamos falando do início da estratégia digital, existe uma série de ações simples que você pode fazer para cuidar desse recurso do seu site.

Nesse post, vamos dar algumas dicas de otimização para seu site para aumentar o tráfego orgânico, ou seja, você pode conquistar mais clientes sem gastar com anúncios através das estratégias de SEO.

Foco no Long Tail

Palavras-chave são palavras que você utiliza para que o cliente encontre seu site através do seu produto. Se você tem uma loja de perfumes por exemplo, a palavra-chave pode ser “perfume” ou “perfumaria”.

Já as palavras-chave long tail são termos mais longos e específicos, baseado na teoria da cauda longa, onde a busca é bem mais assertiva e as palavras são direcionadas para nichos. No exemplo anterior, uma palavra-chave long tail poderia ser “perfume masculino amadeirado 200ml”, por exemplo.

Focar nesse tipo de conteúdo pode ser uma boa estratégia para se posicionar de maneira mais relevante em relação aos outros concorrentes, dentro de determinado segmento específico e a chance de conversão também é mais alta, devido a assertividade. Sendo mais específico no seu alvo, a concorrência, consequentemente, será menor.

Imagens Pequenas

É recomendado que, para as imagens do seu site, os formatos utilizados sejam jpg e png. O tamanho das imagens que você deseja colocar é importante, pois pode influenciar no carregamento do seu site e isso faz toda a diferença para as boas práticas de SEO.

Para que as imagens não percam qualidade e sejam reduzidas para não afetar o carregamento do site, você pode compactar elas. Para fazer isso, existem algumas ferramentas de compactação de imagens, como: TinyPNG, CompressNow e ImageCompressor.

Links Internos

Outra boa prática de SEO importante é criar uma estrutura com links internos para artigos ou conteúdos do próprio site ou blog da sua empresa. Se o usuário está lendo um conteúdo específico, colocar links para outros artigos relacionados ou mais populares é uma boa estratégia. Além de fortalecer o posicionamento da página, direcionar para outros conteúdos internos é uma prática que a médio prazo poder trazer um resultado positivo.

Site Responsivo

Segundo dados divulgados pela Criteo, houve um crescimento de 70% das transações realizadas via mobile em 2017 comparado a 2015. Isso indica que a plataforma móvel está crescendo e, a partir disso, o comércio online está acompanhando esses dados.

Ter um site responsivo, ou seja, que seja facilmente acessado através de smartphones é uma estratégia importante para a qualidade do seu SEO. Assim, não só deve ajudar alavancar as suas vendas, mas ajudar o seu site a performar melhor no ranking de buscas.

Descrição dos Produtos

descrição de produto

Para melhorar as práticas para buscas do seu site, a descrição dos seus produtos é uma parte muito importante. Um texto completo, claro, que prenda atenção do usuário e seja pontual, são alguns dos aspectos que você precisa pensar quando for produzir a descrição.

Para uma estratégia de SEO na descrição do produto, você poderá:

  • Utilizar palavras-chave e variações da palavra
  • Produzir um título criativo
  • Não repetir palavras
  • Usar termos chamativos
  • Crie uma descrição única para cada produto. Evite usar a descrição do produto que o fabricante fornece.

Leitura indicada: Descrição do Produto: 4 Dicas Para Escrever um Texto Persuasivo

Dica bônus: Conteúdo

Todas os tópicos que listamos até aqui são bastante específicos. De maneira geral, quando se fala em SEO, a produção de conteúdo é essencial para uma boa estratégia.

Deste modo, de forma abrangente, pensar na criação de conteúdo usando a criatividade e explorando os recursos apresentados nesse post, é necessário para que a visibilidade do seu site aumente e, naturalmente, o posicionamento dele em sites de busca.

Tenha em mente que o conteúdo não precisa ser apenas exclusivo, mas deve ser de qualidade e o mais rico possível, por isso utilize palavras-chave, imagens compactadas, links internos e etc.

A produção de conteúdo pode explorar diversos formatos. Produzir infográficos, vídeos virais, cases de sucesso, e-books, tudo isso será benéfico para que o seu negócio se desenvolva em relação a SEO.

Produzir guests posts para parceiros também é uma ótima estratégia para aumentar a reputação de seu site. Além de, é claro, saber para que público é direcionado o material que você está produzindo.

Agora que você já sabe o básico de SEO, poderá explorar mais sobre o assunto. A otimização dos recursos para o bom posicionamento do seu site é algo contínuo e que você sempre poderá aperfeiçoar, através de boas práticas. Seja trabalhando você mesmo com SEO ou contratando um consultor.

Se você gostou do tema e aprendeu mais, fique a vontade para conhecer outros artigos sobre markting digital para ecommerce aqui.


Comentários

2 respostas para “SEO para loja virtual: Conquiste mais clientes sem gastar com anúncios”

  1. Avatar de antonio carlos prudencio sanches
    antonio carlos prudencio sanches

    gostei estou aprendendo cada vez mais

    1. Ficamos felizes em saber!

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