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A Importância da Geração de Leads Qualificados na Automação de Marketing

A geração e qualificação de leads são passos importantes para qualquer estratégia de marketing digital.

Mas afinal, você sabe gerar leads e qualificá-los? Isto é o que veremos nesse artigo.

Como Gerar Leads

Lead nada mais é do que um visitante que chegou até o site da sua empresa e despertou interesse pelos seus conteúdos, produtos ou serviços, seja baixando um e-book, realizando uma ação no seu site ou até mesmo ligando para a sua empresa.

Sendo assim, o primeiro passo crucial para geração de leads é a produção de conteúdo, que é a sua moeda de troca para que um visitante forneça os seus dados para a sua empresa.

Como captar os leads na minha estratégia

Para gerar esses leads, é importante definir os objetivos, estratégias de marketing digital da sua empresa e as etapas dos processos para que ela possa oferecer algo em troca para as pessoas que realmente tem interesse pelo que você tem a oferecer.

Feito isso, ofereça conteúdos de qualidade e em diversos formatos para captar leads de diversos seguimentos.

Entenda quais são as dores e necessidades do seu lead, onde ele se encontra na jornada de compra para que você possa oferecer um conteúdo específico sobre o que ele precisa naquele momento.

Como definir um lead qualificado

Ao produzir os conteúdos e disponibilizá-los em seu site para os seus leads, é importante entender a jornada de compras do consumidor e produzir conteúdos de acordo com as classificações da jornada.

A jornada de compras é dividida em 4 partes: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração de compra e decisão de compra.

Aprendizado e Descoberta: visitante que sente as dores de um problema mas ainda não reconheceu qual é.

Reconhecimento do Problema: entende o problema que possui e as suas necessidades.

Consideração de Compra: busca por produtos e serviços que possam ajudar a resolver o problema que possui.

Decisão de Compra: decide adquirir um produto ou serviço para solucionar seu problema.

Após  identificar em qual etapa da jornada de compra o seu lead se encontra, é hora de qualificar os seus leads de acordo com o funil de vendas.

A geração de leads qualificados é fundamental para definir quais serão as ações tomadas com aquele lead.

Os leads que estão em consideração e decisão de compras, por exemplo, são os leads que deverão receber maior atenção da sua equipe de marketing e vendas.

Já os leads que estão em fase de aprendizado e descoberta, provavelmente não irá fechar negócio com a sua empresa logo de início.

Portanto, são para esses leads que você deve produzir conteúdos educativos para que eles possam ser direcionados a fase de decisão de compras com base nas informações que eles obtiveram com os seus conteúdos.

Um pouco sobre automação de marketing

Usar ferramentas de automação de marketing é uma ótima maneira de classificar os seus leads e te dar um direcionamento para tomar ações com os seus leads.

Muitos processos de relacionamentos com os leads podem ser otimizados com ferramentas de automação de marketing, como envio de e-mails, agendamento de ligações, agendamento de publicações no seu site e redes sociais e muito mais.

A ferramenta de automação de marketing te mostra com clareza quais são os seus leads e em quais fases da jornada de compras eles se encontram, além de te dar um direcionamento para tomar ações com cada lead que o seu site recebeu.

Afinal, seria muito difícil analisar manualmente cada ação tomada por um lead no seu site e descobrir em qual fase ele se encontra, não é mesmo?

Alavanque os resultados da sua empresa com o uso de ferramentas de automação de marketing

Agora que você já sabe a importância e como gerar leads e qualificá-los de acordo com a jornada de compras, é hora de alavancar os resultados da sua empresa.

Aproveite os recursos que uma ferramenta de automação de marketing pode proporcionar para a sua empresa, de forma muito mais produtiva e em menor tempo.


Comentários

2 respostas para “A Importância da Geração de Leads Qualificados na Automação de Marketing”

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Ótimo material. Creio que aprenderei bastante com esse material.

    1. Obrigado João, bom que saber que gostou!

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