É muito provável que se você está aqui é porque já, ao menos, ouviu falar no Audience Insights Facebook. Mas, você sabe como essa ferramenta pode ajudar a alavancar os seus resultados?
Bem, se você tem um e-commerce, trabalha promovendo produtos ou serviços, é um afiliado ou utiliza os canais digitais como meio para atingir o seu público alvo, o Audience Insights Facebook lhe será de grande valor!
De fato, você e eu, sabemos que a internet e, especialmente, as redes sociais, como o Facebook, aumentaram e muito as possibilidades para quem deseja conquistar melhores resultados quanto às suas conversões em vendas.
No entanto, nem tudo é tão simples como muita gente diz ou imagina. Você já deve ter iniciado uma campanha no Face Ads que logo nos primeiros dias alcançou resultados incríveis, mas que não se mantiveram…
Você já passou por isso?
A verdade é que é possível até obter algumas vendas rapidamente através de anúncios no Facebook, por exemplo, mas a constância e a evolução gradativa do volume de conversões vão acabar decaindo, se você não buscar a otimização das suas estratégias.
Você deve estar pensando nesse momento…
Ok! Tudo o que você disse até agora eu já sei. Inclusive, vim até esse conteúdo para encontrar uma solução prática. Que possa ser aplicada rapidamente, e, claro, que impulsione meus resultados. Já que atualmente eles não estão tão satisfatórios quanto desejo.
Tenho duas notícias para você…
A primeira é que eu vou lhe ajudar com o toda a expertise e experiência que possuo quanto anúncios no Facebook para e-commerce.
A segunda é que preciso de alguns minutos do seu tempo para lhe entregar dicas e técnicas eficientes que você poderá aplicar assim que terminarmos por aqui.
Topa conferir um material com informações valiosas, que agregará muito valor na sua visão quanto a construção de campanhas de sucesso no Facebook?
Garanto que será tudo bem direto, algo mais focado e compacto, para lhe ajudar quase de imediato a como atingir publico alvo no Facebook.
No entanto, é importante ressaltar que esse é um assunto extremamente abrangente, por isso, caso queira se aprofundar, também preparei um material especial.
Você pode ver essa aula online gratuita com um especialista em Facebook Ads para E-commerce aqui.
Preparado para aprender como utilizar o Audience Insights Facebook ao seu favor?
Então vem comigo!
Veja o artigo em tópicos:
- A importância da segmentação de público
- O que é o Audience Insights
- Por que utilizar as informações do Facebook Insights
- Como utilizar o Audience Insights – Passo a passo (com prints)
- Encontrando o público alvo ideal
- Como entender o seu público do Facebook?
- Como criar o seu público para utilizar nas campanhas
A Importância da Segmentação para os Seus Resultados
Antes de falarmos efetivamente da ferramenta do Facebook, precisamos conversar um pouco sobre a segmentação e sua grande importância.
Você já deve estar cansado de saber que criar anúncios e fazer com que uma campanha comece a rodar são tarefas bastante básicas e simples de se conquistar.
Afinal, basta investir alguns poucos reais, fazer algumas configurações, seguir regrinhas da plataforma e pronto!
O problema é que veicular anúncios não é garantia de resultados positivos. Afinal, o que vai lhe fazer converter é o nível de assertividade da sua segmentação.
E é nesse ponto que a grande maioria dos anunciantes se perdem e cometem erros que comprometem seus resultados.
Como atingir publico alvo no Facebook
A segmentação é uma das etapas mais difíceis de se vencer, mas se concentrar nessa configuração é o que garantirá grande parte da qualidade e eficácia do seu anuncio no Facebook Ads.
Entenda que de nada adiantará uma oferta irresistível, um produto exclusivo, um serviço prime, se ao anunciar, você direcionar essa oferta para um público que não se interessa pelo que está sendo ofertado.
Quer uma prova do que estou lhe dizendo?
Basta avaliar pela sua experiência como consumidor…
Responda com franqueza:
- Quantas vezes você sentiu vontade de bloquear um anúncio por não ter qualquer relação com os seus interesses?
- Quantas vezes você ignorou automaticamente uma publicidade por não oferecer relevância?
Acredito que muitas, não é?
Então porque você não considera a sua experiência quando vai trabalhar a segmentação da sua campanha?
Pode acreditar, assim como você, ninguém gosta de ser incomodado por anúncios irrelevantes.
E, tem mais! Dependendo da frequência de exibição desse anúncio, a falta de direcionamento adequado pode acabar prejudicando fortemente a marca vinculada.
O público passa a associar a marca/empresa/e-commerce à experiência ruim oferecida pelo anúncio ou campanha no geral.
Você pode estar se perguntando nesse momento:
- O que o Facebook Audience Insights tem a ver com isso?
A resposta é simples e direta. Tudo!
Entenda, qual a principal base da filosofia da rede social? Entregar conteúdos relevantes e de interesse aos seus usuários. Certo?
Esse princípio é levado tão à sério que o Facebook vive promovendo e anunciado reformulações, seja para direcionar os posts ou equalizar o alcance.
É claro que se a plataforma faz isso organicamente, em seu feed, obviamente que a sua ferramenta de publicidade, o Facebook Ads, não ia ficar de fora.
Concorda?
É nesse momento que nos deparamos com o Facebook Audience Insights. Que se traduzida, pode ser chamada por algo parecido com “Informações do Público”.
Já ligou os pontos?
Sim! Essa ferramenta é capaz de potencializar a sua capacidade de encontrar o público alvo ideal para cada uma de suas campanhas!
Vem conhecer de perto o Audience Insights.
O que é o Audience Insights?
Como você já sabe, o Audience Insights trata-se de uma ferramenta da plataforma de publicidade do Facebook.
Sua principal função é lhe auxiliar na detecção de seu público alvo ideal, revelando desde o perfil, até as peculiaridades de comportamento da sua persona.
Embora muita gente não saiba, o Facebook Audience Insights é gratuito e está disponível a todos que desejam veicular anúncios via Face Ads.
Através dessa ferramenta, você pode criar anúncios mais bem direcionados, que atraem o público alvo ideal, que realmente tem interesse no item ofertado.
Isso só é possível porque você poderá:
- Desvendar qual é o perfil do seu público, quanto ao seu estilo de vida, baseados em seus dados de interesse.
- Descobrir qual as principais Fanpages curtidas pela sua audiência. O que lhe oferecerá uma visão mais ampla quanto às temáticas e setores de interesse, podendo ser utilizados estrategicamente como assunto de suas campanhas.
- Entender quais eventos o seu público tem mais interesse em comparecer.
- Acessar todos os dados referentes à localização dos usuários e idioma nativo.
- Terá disponível dados demográficos, como faixa etária, sexo, além de informações pessoais, como estado civil e empresa ao qual ocupa um cargo, etc.
E, por último, mas tão importante quanto todos os outros, o Facebook Audience Insights ainda lhe fornece um relatório bem abrangente que revela todo o comportamento do seu usuário em relação às compras.
Isso quer dizer que você poderá saber quais são os produtos de maior interesse, quais são mais acessados, assim como as categorias.
Está com dúvida sobre como os dados revelados por meio dessa ferramenta pode lhe ajudar de forma mais efetiva?
Então entenda agora, de uma vez por todas!
Por que utilizar as informações do Facebook Insights?
É possível que você ainda não tenha entendido completamente o poder dos dados fornecidos pelo Audience Insights, principalmente, em se tratando da criação das suas campanhas no Facebook.
Você, como dono de um e-commerce, afiliado e profissional que frequentemente trabalha com campanhas, sabe que toda vez que iniciamos a confecção de um anúncio, temos um objetivo em foco.
Fato é que jamais colocaríamos nossos recursos financeiros em algo sem sentido, sem motivo, meta ou objetivo. Afinal, caso contrário apenas o perderíamos.
Seja qual for o objetivo:
Fazer a divulgação da sua empresa…
Captar clientes…
Conquistar leads…
Enfim!
Nos anúncios do Facebook, isso não é diferente! No entanto, para que você o alcance, para que a conversão se conclua, será necessário fazer o alinhamento do seu objetivo com o interesse do seu público alvo.
Afinal, caso contrário, os resultados simplesmente não aparecerão!
A grande questão é que esse alinhamento não é tão simples no Facebook, como é em outras plataformas, como o Google, por exemplo.
Isso porque os usuários da rede social estão ali para uma finalidade diferente, que quase sempre, não tem muita ligação direta com comprar algo.
Estudos mostram que o usuário do Facebook é completamente aberto a interagir e descobrir produtos/serviços novos na plataforma. Porém, dificilmente, este é o canal principal para realizar uma busca no intuito de adquirir algo de imediato.
Aí, você pode pensar…
- Então, no meu caso, talvez, não valha a pena anunciar no Face Ads!
Errado! Basta que você foque em trabalhar com a atração do seu usuário, de maneira relevante, sutilmente, o guiando até a conversão.
- Leitura sugerida para você: Taxa de Conversão de Vendas: 8 dicas para aumentar a sua.
Como fazer isso? Com conteúdo relevante e relacionado aos principais interesses do seu público alvo. Que sejam compatíveis com a identidade de estilo, personalidade, formação e até comportamento da sua audiência.
Não sabe identificar essas particularidades?
Está perdido sem saber por onde começar?
Então saiba que o Facebook Insights é a solução para esse cenário!
Como utilizar o Audience Insights – Passo-à-passo (Com Prints)
Não há segredos na utilização do Audience Insights do Facebook. Basta que você se dedique alguns minutos com atenção.
Facebook Insights como usar
Veja o passo-à-passo rápido e objetivo que preparei para lhe guiar nesses primeiros passos na ferramenta:
1˚ Passo – Acesse a Página Oficial do Facebook Audience Insights ou se estiver logado, pode acessar diretamente o Business Manager.
2˚ Passo – Você deverá escolher, no menu superior, na parte esquerda, a opção “Informações do Público”. Como a imagem.
3˚ Passo – Selecione a conta de anúncios ao qual vai trabalhar. É importante lembrar que nem todas as contas estão elegíveis a esse tipo de ação. O Facebook, normalmente, disponibiliza apenas para páginas com, ao menos, mil likes.
4˚ Passo – A plataforma irá lhe mostrar um pop-up, para que você escolha com qual tipo de público quer começar. Defina de acordo com o que mais fizer sentido para o perfil do seu negócio. Evite, em primeiro momento, escolher o personalizado, pois o veremos de forma mais aprofundada em outro tópico.
5˚ Passo – Configurando públicos. Chegou o momento de estipular alguns pontos que definirão o público que você deseja fazer análise. Se atente bem e coloque segmentações de acordo com a sua necessidade. Não se esqueça de salvar ao final!
6˚ Passo – Assim que salvar e atribuir um nome específico e facilmente identificável a esse público que acabou de criar, o Facebook Insights gerará e exibirá todos os dados em formatos de gráficos.
O primeiro deles são as informações demográficas, onde você poderá entender mais sobre a idade predominante do seu público, assim como o gênero, status de relacionamento e nível educacional.
O segundo quadrante é o das curtidas. Nele, você verifica quais categorias e páginas a sua audiência mais curte.
Nessa 3ª aba, você terá acesso as informações geográficas do seu público, assim como o idioma que domina.
Na 4ª e última aba, você encontrará dados sobre o comportamento do seu público em sua página, além dos dispositivos de acesso predominantes.
Percebeu como o Audience Insights pode ser muito poderoso para alavancar seus resultados?
A partir desses dados, você pode trabalhar com o Power Editor para confeccionar campanhas com base nessas configurações.
Além disso, você ainda pode criar públicos personalizados, o que tornará a sua segmentação cada vez mais otimizada.
Encontrando o público alvo ideal no Audience Insights
Você pode estar se perguntando como encontrar o público alvo ideal com a ajuda da ferramenta. Correto?
Bem, na prática, você já sabe como trabalhar com o Facebook Audience Insights ao seu favor, agora só precisa organizar melhor as suas estratégias.
Vou lhe dar algumas dicas para que você se guie nas definições de forma mais assertiva.
1. Prefira segmentar sempre
Pode ser que o seu público seja extenso, contendo perfis bastante diferenciados entre os consumidores e isso pode acabar fazendo com que você cometa o erro de não escolher o alvo de acordo com a oferta. Diante desse cenário, aposte na segmentação bem direcionada, focalizada no grupo de interesse.
Mesmo que você vá anunciar o mesmo item em variadas campanhas, sempre dê maior relevância à análise da personalidade do público ao qual será impactado por cada um dos anúncios.
2. Analise a Sua Campanha
Sempre reavalie se a sua campanha está atendendo as premissas básica: Está despertando o interesse desejado? O interesse que sua marca e seu público tem em comum está sendo evidenciado na campanha?
Se fazer essas perguntas é importante para garantir que o alinhamento quanto ao objetivo está adequado e, por isso, seu potencial de atingir o público alvo correto é o máximo possível.
3. Teste e Otimize
Testar e otimizar deve estar presente com frequência em suas campanhas, caso queira ter resultados cada vez melhores.
Entenda que o seu público é quem validará a qualidade de cada um dos itens que compõem a sua campanha, da linguagem à oferta. Então, para obter essa resposta, nada melhor que testes e análises de resultados.
Como entender o seu público do Facebook?
O primeiro passo nós já demos nos tópicos anteriores, onde aprendemos a desvendar características iniciais de determinados públicos.
No entanto, com o passar do tempo, você terá que se aprofundar um pouco mais.
Isso quer dizer, conhecer características ainda mais peculiares referentes ao seu público, dentro do seu segmento.
Como fazer isso?
Bem, primeiro, você pode questionar:
- Qual cargo o meu usuário ocupa?
- Qual a faixa etária?
- Qual o nível de instrução/formação?
- Possui algum tipo de reserva quanto à localização?
Fazendo isso, você consegue aplicar um bom filtro prévio para direcionar e alinhar melhor o seu objetivo com o tipo de público que deverá atingir.
Por exemplo, se você tem um e-commerce de produtos de beleza, o seu tipo de negócio é B2C, então é interessante atingir consumidores finais, que gostem de se cuidar, provavelmente, mulheres, enfim…
Partindo desse ponto básico, podemos dizer então que, de maneira geral, você pode utilizar o que já conseguiu captar anteriormente e importar para o Facebook e, assim, ter um direcionamento ainda melhor.
Por exemplo, se na sua primeira campanha básica que fizemos, você conseguir captar leads, poderá criar um público personalizado no Insights a partir dos dados desses leads captados.
Para isso, será necessário…
1˚ Acesse o Business do Facebook.
2˚ Clique em “Criar Público”. Seleciona “Público Personalizado”.
3˚ Na próxima etapa, escolha a opção “Arquivo de Cliente”. Depois de clicar, seleciona o arquivo contendo os dados, e-mails, por exemplo, dos leads captados anteriormente. O formato do arquivo deve ser .CSV e deve conter, ao menos, mil e-mails.
4˚ Agora que você já criou um público, acesse a ferramenta Audience Insights do Facebook.
Mais uma vez, você verá a seguinte janela:
Escolha, dessa vez, “Um Público Personalizado”. Na próxima etapa, você será guiado pelo Facebook e terá que estipular o público que analisará na aba estipulada. Retire da localização “Estados Unidos”.
5˚ Nessa etapa, você poderá visualizar os cargos dos seus leads, por exemplo. É possível já organizar esses dados por ordem de interesse ou categorias.
Colha e guarde as informações, elas serão úteis em breve…
[BÔNUS] Como criar públicos semelhantes com o Lookalike
Se você quer saber mais sobre os públicos personalizados do Facebook, conhecido também como Lookalike, clique aqui e veja este artigo completo que preparamos para você aprender a criar públicos que convertem mais!
Como criar seu público para utilizar nas campanhas do Facebook?
Vamos trabalhar com uma espécie de refinamento ainda maior do público, assim, você criará um ideal que será utilizado em suas campanhas no Facebook.
Então, lá em “Características do Público”, você vai incluir dados demográficos que tenham relação com os cargos que encontrou no tópico anterior.
Depois, no Audience Insights, vá em “Limitar Público”. E em “Segmento do Público”, garimpe interesses que tenham relação direta com o grau de instrução do público.
Por último, relacione os interesses que já foram garimpados com as peculiaridades da campanha.
Então, se usarmos o exemplo dos “Anúncios para Facebook”, então vamos incluir interesses relacionados ao “Marketing Digital”, “Facebook Ads”, “Facebook Audience Insights”.
O que é preciso entender é que a ferramenta vai lhe dar dados e a compatibilização e a análise adequada deles irão fazer com que você chegue ao público ideal para utilizar nas campanhas do Facebook.
Trabalhando com essas premissas, os seus resultados serão cada dia melhores.
Agora você está pronto para alavancar as suas conversões. Como é nítido, esse é um tema bastante extenso, que oferece muitas lições relevantes.
Por isso, se deseja aprender ainda mais sobre marketing no Facebook, confira a aula online gratuita com o especialista em anúncios no Facebook para E-commerce aqui.
Boa sorte e muitas conversões!
Artigo publicado em 12/09/2018 com última atualização em 27/08/2019.
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