Antes de aprender como anunciar no Instagram, você precisa conhecer melhor essa rede social que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e atrai novos públicos todos os dias.
Com o crescimento gigantesco da rede social, empresas começaram a perceber o potencial de divulgação do Instagram.
Com o surgimento do Instagram Ads, anunciar na plataforma ficou mais fácil e simples, e hoje te ensinaremos como anunciar no Instagram.
Confira abaixo as principais dicas e um tutorial passo a passo de como anunciar no Instagram:
Você também pode utilizar os atalhos abaixo para acessar o conteúdo:
- O que é o Instagram e como surgiu?
- A importância de anunciar no Instagram
- Exemplos de publicidade no Instagram
- Formatos de anúncios no Instagram
- Instagram Ads
- Como anunciar no Instagram
- Dicas para ter bons resultados com os anúncios
- Como avaliar a sua campanha de anúncios
O que é o Instagram e como surgiu?
Se você tem qualquer contato com a internet hoje, já ouviu falar em Instagram.
Provavelmente você já até usa a rede social, que conquistou seu espaço entre uma das maiores da atualidade.
O Instagram é uma rede social que se baseia fortemente nas fotos.
O usuário pode tirar as suas fotos pelo próprio aplicativo, adicionar filtros e efeitos nas imagens. Tudo para compartilhar com os amigos e seguidores na rede.
As fotos podem ser curtidas com apenas dois toques na tela, ou então clicando no ícone de coração que aparece no canto esquerdo inferior da foto.
E ainda há a opção de comentários, onde você pode comentar na foto das pessoas.
O aplicativo ainda traz uma função de bate papo, conhecida por Direct, que pode ser acessada na setinha no canto superior direito.
Através do Direct você tem um canal de troca de mensagens privadas com seus seguidores.
O Instagram foi comprado pelo Facebook com o valor bem significativo de R$ 1 bilhão de dólares.
Por isso, é possível sincronizar os seus amigos do Facebook na rede, ficando ainda mais fácil seguir quem você conhece.
Grande parte da interação das pessoas no Instagram se dá pelas pessoas que você já conhece.
Porém, através do Feed você encontra publicações de todo o mundo. Podendo ver fotos de várias pessoas, além de encontrar novas pessoas para seguir.
Hashtag no Instagram
Um recurso muito utilizado na rede é a hashtag, conhecida pelo símbolo #. Através das hashtags você pode encontrar várias imagens relacionadas a um tema específico.
Em um exemplo prático, se você procura por imagens de cachorros, pesquise pela hashtag #cachorros no Instagram. Instantaneamente você encontra milhares e milhares de fotos de cachorro para interagir, com novas pessoas para seguir.
Stories do Instagram
Com o passar do tempo, a plataforma foi se atualizando e trazendo cada vez mais novas funcionalidades.
Tivemos a adição do recurso Stories, onde são publicados vídeos ou fotos com duração de até 15 segundos.
Esses vídeos e fotos ficam disponíveis por 24 horas, depois são automaticamente deletados. Esse recurso grande competitividade entre o Instagram e o Snapchat, plataforma que atua de maneira similar.
IGTV do Instagram
Em junho de 2018, o Instagram permitiu a postagem de vídeos mais longos através do IGTV. Sendo essa uma forma da plataforma atrair os criadores de conteúdo, também conhecidos como influenciadores digitais, visando concorrer com o YouTube, a maior plataforma de vídeos na internet.
Inclusive, você sabia que um dos fundadores do Instagram é um brasileiro? Mike Krieger, o paulista que se mudou para Palo Alto na Califórnia, é co-fundador do aplicativo. Junto com o Kevin Systrom, criou o Instagram em 2010.
O aplicativo antes era disponível apenas para os aparelhos da Apple, mas com o sucesso que a plataforma atingiu, teve a sua migração para o Android.
A plataforma é uma verdadeira febre mundial, com mais de 100 milhões de posts publicados todos os dias, sendo o Brasil o segundo país com mais usuários.
Antes de mostrar como impulsionar publicação no Instagram, vamos falar sobre a importância dos anúncios.
A importância de anunciar no Instagram
Com base nos dados que apresentamos acima, você já tem uma noção do tamanho do Instagram no mundo.
No quesito interação entre amigos, a rede vem se destacando cada vez mais. Porém, a plataforma vem brilhando cada vez mais em outro aspecto: na publicidade.
Ao passar do tempo, cada vez mais empresas usam o Instagram como um instrumento de publicidade.
Em 2016 foi lançado o perfil para empresas – perfil comercial – no Instagram, o que trouxe grandes vantagens.
Esses perfis comerciais trouxeram consigo a capacidade de criação de anúncios na plataforma.
De acordo com o próprio Instagram, cerca de 80% dos usuários da rede seguem alguma empresa, enquanto 60% dos usuários descobrem novos produtos ou serviços através do Instagram. Esses dados reforçam ainda mais a capacidade de publicidade do Instagram.
Além disso, os perfis comerciais possibilitaram a captura de dados de análise da sua página.
Essa nova função nos mostra dados de alcance por cada publicação, impressões e a demografia dos seus seguidores. É possível saber onde a marca tem mais pesquisa, ou qual a idade média de seus seguidores.
Tudo isso te ajuda a segmentar e analisar a sua publicidade, selecionando ainda mais o seu público alvo com precisão. Com isso, o processo de anunciar na rede fica muito mais fácil e assertivo.
Sendo assim, podemos listar as principais vantagens de se anunciar no Instagram, sendo elas:
- Impulsionar publicações;
- Alcançar o público alvo;
- Obter visualizações;
- Aumentar o reconhecimento da sua empresa;
- Promover a sua página;
- Gerar um aumento nas vendas.
Exemplos de publicidade no Instagram
Esse é um exemplo de anúncio no Feed, onde um restaurante faz a publicidade no Instagram.
Com a chamada para ação (CTA) de “Saiba mais”, o cliente é levado para o site do restaurante.
Já nesse segundo exemplo, temos um anúncio no Stories. A chamada para ação é o “Saiba mais” deslizando para cima, levando para um curso de Excel.
Especificações e formatos dos anúncios no Instagram
Os anúncios no Instagram precisam seguir certas regras de formatação. Mas não se preocupe, pois não é nada complicado.
Se adequar a essas regras é muito fácil e simples.
Confira agora como patrocinar no Instagram de acordo com os principais tipos de anúncios e suas regras de formatação:
Anúncios com fotos
Apenas uma imagem é usada no anúncio. Nele, você irá apresentar um produto, serviço, ou a sua empresa.
Geralmente é mais utilizado para apresentar alguma novidade para o mercado.
Como anunciar no Instagram com fotos
Os anúncios com foto precisam estar no formato .jpeg ou .png, sendo que esses são os formatos mais usados na internet hoje.
No programa onde as fotos são editadas, como Photoshop ou Corel, você pode escolher em qual formato deseja salvar a imagem.
A sua imagem precisa ser de 1080 x 1080px para anúncios quadrados, ou então 1200 x 628px para anúncios em modo paisagem, sendo que a resolução mínima para as suas fotos é de 600 x 600px. O tamanho da imagem não pode ser maior do que 10 Mb.
Anúncios com carrossel
Nessa modalidade podemos incluir até 10 imagens em nosso anúncio, criando uma galeria de no mínimo duas e até 10 imagens.
Abaixo da foto aparece um ícone mostrando que o usuário pode ver outras fotos, deslizando a tela para direita ou esquerda.
As mesmas regras para as imagens valem aqui, usando 1080x1080px ou 1200x628px para as imagens.
Procure manter o mesmo tamanho para todas as imagens, para que o seu carrossel fique harmônico.
Anúncios com vídeo
Você sabia que também é possível fazer anúncios com vídeos?
Essa opção é muito utilizada para pequenos tutorias sobre o seu produto e trazem a possibilidade de trabalharmos com um anúncio mais dinâmico.
Como anunciar no Instagram com vídeos
A plataforma permite o envio de vídeos de até 60 segundos para o anúncio, sendo que as dimensões utilizadas são as mesmas das imagens.
Ou seja, seguindo o padrão de 1080x1080px para anúncios quadrados e 1200x628px no formato paisagem. Além disso, os vídeos não podem ter tamanho superior a 30 Mb.
Instagram Ads
Os anúncios no Instagram são regidos pelo Instagram Ads, sendo essa a ferramenta responsável por criar e manter os anúncios na rede.
Além disso, a ferramenta fornece também todos os dados de análise sobre a sua campanha de publicidade.
Quem pode anunciar no Instagram Ads?
Você deve estar se perguntando: quem pode usar o Instagram Ads?
Saiba que qualquer perfil comercial no Instagram pode fazer anúncios na plataforma desde que siga as políticas de publicidade e possuam um conteúdo relevante para o público.
É caro anunciar no Instagram Ads?
O Facebook informa que quem deseja anunciar no Instagram pode optar por um orçamento diário ou vitalício, sendo esse orçamento vitalício referente à vida útil dos seus anúncios. Quando você parar de anunciar, o plano é cancelado.
Quanto custa anunciar no Instagram?
Os valores de anúncios na plataforma são determinados de acordo com a segmentação da campanha, concorrência, tempo de exposição, dentre outros fatores. Mas não se preocupe, o anunciante tem total controle sobre o limite que deseja investir nos anúncios.
Agora vamos lá, o passo a passo de como anunciar no Instagram.
Como anunciar no Instagram?
Este é o principal objetivo desse texto, te ensinar a como anunciar no Instagram.
Já cobrimos os principais aspectos sobre os anúncios, agora iremos te ensinar como proceder com a sua campanha.
Anunciar no Instagram é um processo simples e fácil.
Com nossas dicas você vai poder criar anúncios atrativos que irão impulsionar de vez o seu negócio. Confira o passo a passo e veja como anunciar no Instagram:
1. Como anunciar no Instagram usando o Power Editor
Em nossa campanha de anúncios, iremos utilizar o Power Editor, ferramenta do próprio Facebook para impulsionar Instagram.
Você pode acessar o site através deste link (que só pode ser acessado pelo navegador Google Chrome). Faça o login da conta do Facebook vinculada a sua conta no Instagram.
Como promover no Instagram
Após entrar na página, preencha o campo onde pede o seu CNPJ/CPF para que suas publicações não sejam interrompidas. Então clique em “criar anúncio”.
2. Escolhendo o tipo de campanha
Continuando o passo a passo de como promover no Instagram, após clicarmos em criar anúncio, encontramos a seguinte janela:
Você pode escolher entre Campanha Completa ou Estrutura de Campanha.
A Campanha Completa guia o anunciante desde a criação do anúncio até o seu lançamento. Essa opção é recomendada para quem não tem experiência com anúncios e deseja receber um passo a passo.
Já a Estrutura de Campanha é usada por anunciantes já experientes, onde você pode completar e finalizar as etapas da campanha fora de ordem.
Em nosso caso, utilizaremos a Campanha Completa, então clique em “Selecionar criação guiada”.
3. Selecionando o objetivo da campanha
Agora seremos levados a esta página, onde escolheremos os objetivos da nossa campanha de anúncios.
Nesse momento você irá escolher as suas pretensões com essa campanha.
Caso fique em dúvida sobre quais objetivos escolher na plataforma, o Facebook conta com guias onde cada objetivo é explicado para que você possa escolher com cuidado o que deseja.
Por isso clicamos na Campanha Completa, já que essa nos ajuda com um passo a passo de cada função.
Nessa janela você pode escolher entre Reconhecimento, Consideração ou Conversão, onde através da Consideração é gerado mais interesse em sua empresa. Já na Conversão, incentivamos as pessoas a usarem seu serviço ou comprar seu produto.
Vamos supor que queremos gerar conversões para um determinado produto que vendemos. Então, prossiga dando um nome para a sua campanha e clique em “Configurar conta de anúncios”.
4. Conta de anúncios
Nesta janela iremos confirmar as informações da conta dos anúncios. Preencha as informações e clique em “Continuar”.
5. Configurando o anúncio
Como nós escolhemos a conversão como o objetivo da campanha, precisamos escolher para onde será gerado o tráfego.
Caso o seu site não tenha um Pixel do Facebook, clique em “Criar um Pixel”.
Essa ferramenta busca enviar as informações de seu site para o Facebook, para que possamos ter os dados de análise da campanha.
Agora você pode continuar a criação do anúncio ou adicionar o Pixel em seu site.
Para adicionar o Pixel é simples e o Facebook te guia por todo o processo. Para continuarmos com nosso tutorial, iremos prosseguir com o anúncio.
Então você seleciona um evento de conversão que deseja, podendo ser compra, cadastro, visualização e etc, alinhando o evento de conversão ao seu objetivo de campanha.
6. Determinação do público alvo
Essa é uma das etapas mais importantes da campanha, afinal você define quem irá ver o seu anúncio. Encontraremos a seguinte janela:
O primeiro passo é criar um público personalizado.
Você pode tanto criar o seu público, como usar um público semelhante. Vamos supor que existe uma marca concorrente, você pode procurar atingir o mesmo público que essa marca.
Logo após, procedemos com a localização do seu público.
Se você atua só em uma região, é interessante selecionar ela aqui. Caso venda online, tente atuar no Brasil inteiro.
Escolhemos a idade do nosso público, que varia de 13 até mais de 65 anos, o gênero do público alvo e o idioma.
Você pode usar também o direcionamento detalhado, onde pode definir o seu público colocando interesses, região ou comportamentos.
Tudo isso para direcionar ainda mais o seu anúncio para o seu público.
7. Posicionamento
Nessa janela, escolheremos onde o seu anúncio será exibido.
Temos as opções Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger.
Você pode escolher por posicionamentos automáticos ou personalizados.
O posicionamento automático é o mais recomendado, já que abrange toda a família de aplicativos do Facebook, enquanto o personalizado pode acabar limitando o número de pessoas a ser atingido.
8. Orçamento
Agora você escolhe o seu orçamento para a campanha.
Você seleciona o quanto deseja gastar por dia com os anúncios e define a programação dos anúncios.
Ou seja, quando os anúncios começam e terminam.
Após tudo escolhido, clique em “Continuar”.
9. Configurando o anúncio
Agora nós iremos montar o nosso anúncio.
Entre com a página do Facebook ligada à conta do Instagram no campo Identidade.
Você pode tanto criar um anúncio novo, como pegar uma publicação já existente para impulsionar.
Agora você irá escolher o formato e as imagens que irá utilizar em seu anúncio.
Todas as opções são autoexplicativas e o Facebook oferece um campo de ajuda a todo o momento.
Por fim, você irá montar a descrição do seu anúncio.
Insira o link do que é anunciado, o texto da descrição e a URL do seu site.
Logo após você dá o título ao seu anúncio e escolhe a chamada para ação, sendo essa a ação que o público fará ao verem o seu anúncio.
10. Confirmando
Uma vez que seu anúncio está configurado e pronto, do jeito que você preferir, clique em “Confirmar”.
Após a confirmação, o seu anúncio estará publicado e você começa a acompanhar os resultados.
Anúncios no Facebook: Guia Completo de Formatos, Exemplos e Custos
Dicas para ter bons resultados com os anúncios
Podemos citar duas dicas principais para você ter bons resultados na sua missão em como anunciar no Instagram: Saiba escolher boas fotos e pense nas hashtags.
Boas imagens, fotos com qualidade e de alta resolução chamam mais a atenção. Se você está vendendo um produto, escolha por fotos que realçam as principais características que atraem os compradores.
As hashtags são usadas para identificar o assunto da publicação. Sendo assim, crie e escolha suas hashtags ou expressões que se relacionem com o seu produto.
Como avaliar a sua campanha
O sucesso da sua campanha de anúncios no Instagram só é visto através da análise dos dados.
O Facebook e o próprio Instagram te fornecem relatórios completos de sua campanha, com todas as informações que você precisa.
Para determinar o sucesso de sua abordagem, verifique a quantidade de cliques e acessos ao anúncio, o custo por clique e os números de comentários e curtidas.
Mas preste atenção em um aspecto importante, esses fatores acima mencionados podem cair nas métricas de vaidade.
Pense comigo: de que adianta milhares de clique no anúncio, se a taxa de conversão é muito baixa?
Claro que ter curtidas e cliques é essencial, porém, apenas isso não é o suficiente.
O que queremos é uma alta taxa de conversão, significando que seu objetivo da campanha foi de fato atingido.
Com este guia completo, agora você já sabe como anunciar no Instagram!
Com nossas dicas, você está pronto para criar seus anúncios e alavancar o seu negócio digital.
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Dessa forma, você é avisado sempre que um conteúdo interessante chega ao nosso site. Assim, você pode aplicar esse conhecimento a sua página ou negócio digital o quanto antes, além de conhecer mais sobre o mercado virtual.
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E se você tem mais dúvidas sobre como anunciar no Instagram, deixe suas dúvidas abaixo. ;)
Artigo publicado em 24/09/2018 e atualizado em 29/10/2018.
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