Quando ouvimos falar nas profissões do futuro, ficamos com a impressão de que elas estão bem distantes da nossa realidade e que geralmente envolvem trabalhar na internet.
A grande verdade é que o mercado de trabalho está passando por transformações, fazendo com que essas novas profissões sejam bem atuais.
Inclusive, a tecnologia tem colaborado sim para que as novas carreiras possibilitem mais flexibilidade de horário e, principalmente, de local de trabalho.
Já é possível encontrar diversas pessoas trabalhando em áreas completamente diferentes do tradicional. Ou seja, as chamadas profissões do futuro são uma realidade e chegaram para ficar.
Neste post, vamos contar um pouco sobre cada uma das principais profissões da atualidade. São 10 ideias de negócio para quem deseja trabalhar com algo diferente, aproveitando uma série de benefícios.
- Loja virtual
- Produtor digital
- Afiliado
- Instagrammer
- Youtuber
- Influenciador digital
- Desenvolvedor de software
- Analista de Big Data
- Analista de marketing digital
- Consultor de imagem
- Gestor financeiro
1. Loja virtual
O comércio online ganha cada vez mais força principalmente porque as pessoas já estão acostumadas a comprar produtos físicos pela internet.
É possível vender qualquer tipo de produto, novos ou até mesmo usados (os famosos bazares online) sem sair de casa.
Profissionais que conhecem bem as técnicas de vendas conseguem se destacar muito nessa profissão do futuro que é mais atual do que você imagina.
Se o seu desejo é ter uma renda extra ou ser dono de seu próprio negócio, criar uma loja virtual pode ser a oportunidade que você precisava.
2. Produtor digital
Sabe o que é um produtor digital?
Trata-se de um profissional que produz produtos, em forma de conteúdos educativos, voltados para a internet.
Os formatos são muitos: e-books, palestras, videoaulas e mais.
Essa é considerada uma das profissões do futuro por ter nascido juntamente com o crescimento do mercado online.
Como dissemos, os produtores são responsáveis pela idealização e criação de produtos digitais, que são comercializados diretamente pela internet.
Diferente do que acontece com os produtos físicos, essas mercadorias não precisam ser enviadas pelos correios ou transportadora.
Ao comprar um produto digital, o cliente recebe todo o conteúdo de forma remota, seja através do envio para uma conta de e-mail, seja acessando uma plataforma digital com dados de acesso (login e senha).
Existem muitos produtores digitais no mercado, oferecendo uma variedade incrível de produtos de qualidade. São treinamentos, aulas, materiais de apoio e outros conteúdos que ajudam as pessoas a resolverem problemas reais do cotidiano.
A lucratividade oferecida por essa profissão do futuro pode ser alta.
Produtos que conquistam a atenção dos consumidores decolam e computam um grande número de vendas em um curto período de tempo, além de poderem ser vendidos para qualquer lugar do mundo.
3. Afiliado
O afiliado digital trabalha em conjunto com o produtor, divulgando e vendendo produtos digitais em troca de uma comissão justa. Os valores pagos variam muito, podendo chegar a até 70% do valor final da compra.
Assim como o produtor digital, essa é considerada uma das profissões do futuro.
Existem muitos nichos de atuação e milhares de produtos disponíveis para afiliação imediata.
Tudo que o profissional precisa fazer é se inscrever em uma plataforma de afiliados, escolher um produto e começar a vender.
O profissional pode explorar diversos canais para conseguir clientes, como redes sociais, sites e blogs.
Quanto maior a influência e autoridade do afiliado, melhores serão os seus resultados atuando nesse mercado.
As comissões são pagas de forma automática, sendo possível acompanhar relatórios com as métricas e resultados.
Tudo isso é feito através da plataforma de afiliados, que além de oferecer esses relatórios, esclarece dúvidas e disponibiliza conteúdo para ajudar o profissional.
4. Instagrammer
Na tradução livre, Instagrammer é uma pessoa que utiliza o Instagram.
Trazendo para o mercado, o termo designa os profissionais que ganham dinheiro através de postagens nessa rede social. Está entre as profissões do futuro mais digitais e dinâmicas.
Para ganhar dinheiro, usuários comuns alcançam destaque dentro da rede social e começam a veicular conteúdo pago juntamente com o conteúdo habitual.
Seja uma imagem de marca, uma foto com uma calça da moda, uma descrição com a hashtag de uma empresa, existem mil e uma maneiras de fazer propaganda no canal, de forma direta e indireta.
Grandes marcas estão explorando cada vez mais a influência desses perfis para conquistar mais clientes.
Ser Instagrammer é sonho de muita gente. Mas, para que essa estratégia tenha resultados, é fundamental conquistar uma legião de seguidores.
5. Youtuber
O Youtuber é o profissional que produz conteúdo para o YouTube, maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. São bilhões de usuários cadastrados, movimentando uma quantidade incrível de dados – e dinheiro – todos os dias.
Assim como outras profissões do futuro, o trabalho como Youtuber é completamente remoto.
O profissional mantém um canal e o alimenta com frequência, com conteúdo de qualidade, voltado para um público específico.
O lucro é resultado da divulgação de anúncios antes e dentro dos vídeos compartilhados. O proprietário do canal recebe parte dos valores recebidos pela plataforma.
Além disso, é possível fazer divulgação de empresas, marcas e produtos dentro do roteiro do vídeo.
6. Influenciador digital
O influenciador digital é a pessoa que, em razão do seu grande sucesso nas mídias sociais, consegue fechar parcerias poderosas de negócio.
O influenciador pode atuar em qualquer rede digital, como Facebook, Instagram e YouTube.
Por possuir um grande número de fãs, essas pessoas conseguem ditar tendências e comportamentos.
As marcas estão apostando cada vez mais no poder de convencimento desses profissionais para atingir um público tão difícil: o consumidor moderno.
Leitura recomendada: Digital Influencers: Por que você deve utilizá-los a favor do seu negócio?
7. Desenvolvedor de software
Lembra quando falamos que as profissões do futuro já são reais?
O desenvolvedor de software é um dos cargos mais antigos do mercado digital. Trata-se do profissional da área de informática e tecnologia da informação responsável por criar programas de computador.
O software é o programa que dá vida a uma estrutura física – chamada hardware.
Esses profissionais podem ser contratados por grandes empresas e até mesmo por pequenos empreendedores, para desenvolver programas e aplicativos.
8. Analista de Big Data
Todos os dias, as organizações empresariais precisam lidar com um grande volume de dados. É justamente o que, na modernidade, convencionou-se chamar de big data. A grande questão está em como as empresas podem analisar os dados obtidos.
Nesse contexto surge o analista de big data, uma das profissões do futuro mais recentes.
O mercado para esse profissional ainda é embrionário, ganhando cada vez mais destaque, tendo em vista a demanda das empresas por analistas capacitados.
O analista de big data deve estar sempre de olho em três variáveis: o volume, a variedade e a velocidade dos dados.
A cada dia que passa, o número de informações dentro de uma empresa aumenta (volume).
Ao mesmo tempo, são vários os formatos em que os dados são produzidos e transmitidos (variedade).
Por fim, a velocidade em que os dados são transmitidos é cada vez mais absurda em razão do avanço tecnológico.
9. Analista de marketing digital
O marketing digital é uma versão do marketing tradicional, mas voltada para o mercado online.
Desde o começo da internet, especialistas se deram conta de que as técnicas de venda no mercado tradicional simplesmente não funcionam no mercado online.
Cabe ao analista de marketing digital analisar as variáveis de um negócio, traçando estratégias poderosas para que a empresa consiga crescer no mercado e atingir melhores resultados.
Para atuar como analista de marketing digital é fundamental que o profissional possua domínio das ferramentas de venda, como o marketing de conteúdo, funil de vendas e tráfego orgânico.
Para que surta os efeitos desejados, em especial o lucro, o marketing digital deve lançar mão de todos os recursos disponíveis, com base na realidade da empresa em questão.
10. Consultor de imagem
Entre as profissões do futuro já atuais está a consultoria de imagem, desempenhada por coachs. São pessoas que dominam técnicas e ferramentas comportamentais, capazes de promover resultados em curto prazo.
A consultoria de imagem visa proporcionar às pessoas uma visão dinâmica acerca da melhor maneira de se portar frente à sociedade.
Muito mais do que a vestimenta, a consultoria de imagem se preocupa com vários aspectos comportamentais, como a ética e etiqueta.
Esse é apenas um exemplo de consultoria que pode ser prestada no mercado moderno.
Existem diversos outros tipos de coaching, profissionais responsáveis por ajudar outras pessoas a atingirem o sucesso.
11. Gestor financeiro
O gestor financeiro está no cerne do planejamento das finanças de uma empresa. Esse profissional agrega uma série de atribuições e responsabilidades, cuidando de uma das partes mais importantes em qualquer negócio: o dinheiro.
Apesar de ser uma profissão antiga no mercado, o gestor financeiro entra para o grupo das profissões do futuro tendo em vista a recente preocupação das corporações em garantir uma saúde financeira inabalável.
O grande volume de players atuando no mercado acaba gerando competitividade. Empresas que não conseguem lidar bem com as suas contas acabam sendo preteridas, perdendo espaço e competitividade.
O principal objetivo de uma empresa ao contratar um gestor financeiro é gerar mais lucro, fechando as contas sempre de forma coesa, sem gastos que extrapolam a realidade financeira do empreendimento.
Qual é a sua profissão?
Todas essas profissões do futuro surgiram ou se desenvolveram com mais força a partir do crescimento da internet.
Além dessas, existem diversas outras atividades que podem ser exercidas de forma virtual, no mercado digital.
Se você não tem interesse por nenhuma das profissões do futuro mencionadas, não se preocupe. Existem muitas oportunidades e certamente uma delas vai se encaixar perfeitamente no seu perfil.
Qualquer pessoa que tenha algo para ensinar consegue trabalhar na internet ensinando. Desde aulas de maquiagem online até aulas de reforço escolar, música e instrumentos musicais, as possibilidades são inúmeras.
Se você ficou interessado no assunto e acha que possui algum conhecimento que pode ser aproveitado para ingressar nesse mercado, mas não sabe bem como dar o primeiro passo, poderá gostar do nosso post com 9 dicas para que quer criar um curso online de graça para trabalhar na internet. Confira!
Guest post produzido pela equipe da Hotmart.
Deixe um comentário