Em funcionamento desde o mês de maio, o recurso está transformando a relação das marcas com a rede social. Por isso hoje vamos falar sobre loja no Instagram.
O Instagram é enorme, a sua visibilidade e alcance atingem milhares de pessoas diariamente. Se antes ele era utilizado apenas para compartilhar fotos pessoais, hoje ele se tornou uma ferramenta para mais de 80% das marcas.
O ecommerce no Instagram já funcionava de um modo até relativamente bem. O dono da loja virtual postava suas fotos na rede social, com o intuito de gerar interações e engajamento, e então disponibilizava na biografia no perfil, o link para o cliente em potencial ir até o site da loja.
Isso foi revolucionado com o novo recurso do Instagram, agora, as compras podem ser feitas através de postagens no aplicativo, ou seja, links exclusivos para cada produto direto na foto.
O que isso significa? Apenas que existe uma ferramenta poderosa, com alto engajamento orgânico, disponível para todos.
Em outras palavras, é a sua oportunidade de abrir um ecommerce (uma loja virtual) e começar a ganhar aquele dinheiro extra e conquistar a sua independência financeira.
Vejamos como funciona!
Veja o conteúdo em tópicos:
- Como montar uma loja no Instagram passo a passo
- Qual é a grande vantagem de vender com o Instagram
- Como aplicar o novo recurso com o Shopify
- A loja virtual no Instagram serve para todos?
- O novo recurso no Intagram funciona mesmo?
- Dicas para melhorar a sua loja no Instagram
Simples de usar
Todo o sucesso do Instagram está baseado na sua simplicidade e na sua funcionalidade. Com recursos intuitivos, a rede social ganhou diversos adeptos justamente pela simplicidade.
O novo recurso não foge a essa regra e é super simples de ser utilizado.
Como montar uma loja no Instagram passo a passo
Veja como abrir uma loja no Instagram com um passo a passo simples:
1º crie um perfil comercial: para utilizar esse recurso é fundamental que você separe o seu perfil pessoal de um perfil comercial, sendo assim, vale a pena criar o segundo.
2º crie uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook: o nome pode ser longo e confuso, mas na verdade é bem simples, o link desse item já explica como fazer para criar essa conta.
3º vincule as duas contas através do Instagram.
É só isso, você vai criar um perfil comercial, criar o seu perfil de loja no Facebook e depois vincular os dois, nada poderia ser mais fácil.
Para obter explicações complementares, nós vamos deixar este link do próprio Instagram, com um passo a passo bem detalhado sobre como fazer sua loja no Instagram.
Se você quiser saber ainda mais sobre vendas e como abrir uma loja no Instagram, recomendo o seguinte artigo:
Agora você já sabe como criar uma loja no Instagram, certo? Então vamos ver agora quais são as vantagens que a marcação de produtos no Instagram proporciona para seu negócio?
Qual é a grande vantagem de vender produtos com a loja no Instagram?
Se você é um usuário frequente do Instagram, deve ter percebido a quantidade de seguidores que alguns influenciadores possuem.
Seus looks e roupas são desejados e o feed de comentários deles ficam inundados de perguntas como “hei, que blusinha é essa? Onde você comprou?”
Agora que você já sabe como fazer sua loja no Instagram, com o novo recurso, você será capaz de colocar um link para compra direto sobre a foto.
A pessoa vê a foto, se interessa pelo produto, clica sobre ela e pronto, uma aba aparece com links para informações a respeito daquele produto ou o link para efetuar a comprar. Resumindo, uma loja virtual no Instagram.
A grande vantagem é que a rede social se torna um canal de conexão direto entre o vendedor e o comprador. Não é mais necessário a transferência para outro site ou a intervenção de outro aplicativo. Você já compra o produto que está vendo na fotografia.
Como aplicar este novo recurso do Instagram na sua loja Shopify
Para começar a vender no Instagram, você precisar atender os requisitos abaixo:
- Estar localizado no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá, Alemanha, França, Itália ou Espanha.
- Possuir o canal de vendas do Facebook já instalado em sua loja da Shopify com uma Loja no Facebook aprovada.
- Ter um Perfil comercial do Instagram (que pode ser configurado após a conexão com a sua página do Facebook)
Agora o passo a passo simples de como configurar loja no Instagram
Acesse a sua loja no Shopify e vá em ‘Sales Chanel’ (Canais de venda), adicione o Canal de vendas Instagram (você precisa estar logado no Shopify para acessar o link):
Depois é só adicionar a sua conta da rede social e começar a marcar produtos no Instagram. Viu como configurar loja no Instagram é fácil!
A loja virtual no Instagram serve para todos?
E agora você deve estar pensando “Não sou uma blogueira, nem influenciador, como vou utilizar esse recurso?”. Pois é bem simples.
Para conseguir sucesso em uma loja no Instagram em 2018, não é preciso ser um grande influenciador digital. E por que isso? Você certamente já utiliza e compartilha diversas experiências pela rede social. Fotos de viagens, eventos, festas e momentos importantes.
Essas fotos geram likes e comentários, o que nós chamados de engajamento, esse engajamento é importante para que o Instagram possa continuar mostrando o seu feed para os seus amigos.
Ao adotar uma loja, você vai simplesmente incorporar elementos de venda na sua loja do Instagram. Como assim?
Vamos imaginar que você poste a foto de um belo bolo de aniversário da festa da sua filha. Nesse bolo você coloca o link para a sua doceria. Quando alguém se interessar pelo bolo, vai clicar sobre ele, então um “balãozinho” de diálogo irá se abrir onde a pessoa terá informações sobre aquele bolo, como o preço, etc.
Se ela continuar, poderá clicar na setinha onde será encaminhada para a sua loja, ou seja, é um cliente orgânico sendo encaminhado diretamente para o seu produto.
Esse recurso novo no Instagram funciona mesmo?
A novidade já era aguardada por muitos. Em análises feitas no início do ano, diversos setores de tecnologia e inovação constataram que essa mudança era quase inadiável. Afinal, o principal concorrente do Instagram – o Pinterest – oferece o recurso.
Quando o recurso veio ao ar, às marcas o receberam de braços abertos. Não são poucas as lojas que adotaram a novidade e a tendência é que até o final do ano, mais de 90% das vendas feitas pelo Instagram utilizem esse recurso.
Neste link você pode conferir uma lista de lojas que já atuam no Instagram e estão desenvolvendo a marca.
Vale deixar claro que o Instagram já era utilizado como loja ecommerce, muitas pessoas postavam a foto nele e deixavam uma indicação de encaminhamento para comprar o produto.
Os responsáveis apenas facilitaram para os clientes e separaram as contas pessoais das contas comerciais. Deixando a navegação pelo aplicativo mais organizada e funcional.
Ainda tem dúvidas se abrir uma loja no Instagram é vantajoso?
Dicas para melhorar a sua loja no Instagram
Agora nós vamos conversar um pouco com você que já está presente no Instagram e gerência uma loja virtual pelo aplicativo, e também para quem deseja começar a vender no Instagram e enxerga o potencial dessa rede social.
A intenção é dar algumas dicas de boas práticas para conseguir vender bem e manter os clientes satisfeitos.
Loja no Instagram dicas:
Venda conteúdo
A versatilidade da loja no Instagram permite que o vendedor fuja da frieza de um ecommerce comum. Por exemplo: ao acessar o site de uma grande loja como a Netshoes, tudo o que nós temos é um catálogo de produtos e os seus preços.
Já pelo Instagram, você tem a oportunidade de agregar conteúdo sentimental aos seus produtos.
Uma bolsa vira algo incrível em uma postagem bem-feita. Um bolo deixa de ser apenas um doce saboroso para virar o momento decisivo de um dia especial.
Saiba mesclar os seus produtos com o conteúdo sentimental que eles agregam. Vender tênis é fácil, você tira uma foto em fundo branco, coloca o preço e pronto. Agora, vender uma experiência, é algo que o cliente guardará na memória e contará a outras pessoas.
Faça postagens periódicas
O mais importante ao começar uma loja pelo Instagram é procurar manter o seu fluxo de postagens sempre em dia. Não adianta nada fazer 10 postagens em um dia e passar o resto da semana desconectado.
Separe as melhores fotos, analise bem os temas e procure fazer postagens diárias.
Somente assim a sua loja estará sempre no feed, recebendo likes e gerando engajamento.
Lembre-se: as vendas são apenas o resultado do engajamento, nunca o contrário.
Lembre-se também de divulgar a sua loja no Facebook.
Seja honesto (sempre)
As grandes marcas estão descobrindo através dos sites como Reclame Aqui, que as redes sociais não perdoam. Um atendimento mal resolvido, um produto defeituoso ou uma propaganda enganosa, se tornam verdadeiras avalanches no nosso mundo conectado.
Ao vender pelo Instagram, lembre-se de que você estará conectado 24 horas por dia com todos os seus clientes.
É como se a sua loja estivesse constantemente sendo visitada por pessoas e a qualidade do seu serviço será o diferencial nessa questão.
Indo de carona na dica anterior. Não só o produto deve ser algo memorável (e com uma publicação bem feita), mas a experiência da compra deve exceder as expectativas do cliente.
Portanto, ao abrir a sua loja no Instagram esteja preparado para dar o melhor e conversar e interagir sempre com os clientes. Esclarecer todas as dúvidas e estar atento a todas as reivindicações.
E o mais importante, fundamental, para isso damos o nome de gerenciamento de crise, lembre-se, sempre: Quando algo der errado, comunique de maneira franca, aberta e livre de auto piedade. Faça o seu cliente saber o que deu errado e assuma a responsabilidade pela correção do erro.
Nada incomoda mais um cliente do que não ser atendido e a marca responsável pelo erro ficar culpando algum funcionário que o cliente não consegue acessar. Quando algo der errado, assuma a culpa. Para o cliente não importa quem é o culpado, e sim que ele obtenha o que comprou.
Capriche nos recursos visuais
O Instagram é completo, permite a utilização de fotos, vídeos e imagens em sequência. Sendo assim, não existe motivo para você ficar engessado em apenas uma maneira de expor os seus produtos.
Ao elaborar as postagens no Instagram, procure mesclar as diferentes possibilidades e assim criar um feed divertido e dinâmico. O público adora comentar nas redes sociais, gosta de vídeos, gosta de se sentir ouvido.
Se você der a eles diversos materiais para trabalhar, tenha certeza de que o público irá responder com engajamento e muitos likes.
Tudo isso depois será revertido em vendas para a sua loja.
Leitura indicada: Fotos de produtos para lojas virtuais: Dicas para melhorá-las
Crie um cronograma de postagens
Gerenciar uma loja no Instagram pode não ser a sua principal fonte de renda. Entretanto, isso não significa que ela deva ser negligenciada e esquecida. Que você deva olhar apenas algumas vezes por semana e que os seus clientes podem ficar esquecidos lá.
Ao abrir um ecommerce pelo Instagram você deve considerar todo o tempo necessário para gerenciá-la, pelo menos, uma vez por dia.
Isso não significa que você tenha que passar horas preciosas lá, mas, nada é mais frustrante do que encontrar perfis em que o dono fez a última postagem 2 meses atrás e tudo nele está com aquele clima de abandono.
Crie um cronograma de horários, estabeleça uma meta diária com o tempo que você dedicará a sua loja no Instagram. Com o passar dos dias você vai pegando o jeito sobre onde e quando investir mais tempo, seja nas postagens, na resposta aos clientes, etc.
Cronogramas são a melhor maneira para manter o foco e garantir que o seu perfil não ficará esquecido.
Marketing de Influenciadores
Algumas pessoas não sabem o que significa marketing de influenciadores e perdem a oportunidade de vender produtos e alavancar as vendas do ecommerce por dependerem apenas de métodos convencionais para anunciar.
Se você ainda não conhece essa forma inédita e pouco explorada de divulgação de produtos e marcas, veja um ebook que criamos especialmente para te mostrar as vantagens e desvantagens de trabalhar com marketing de influenciadores.
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Lembre-se que anunciar com influenciadores não é apenas uma forma simples e barata de divulgar sua loja. Mas é também uma forma nova – e veloz – de escalar o crescimento do seu ecommerce.
Estabeleça metas
Essa é a questão central na hora de abrir um ecommerce. Todos querem vender. Quanto? Quanto mais melhor. E essa não é uma abordagem sensata na hora de avaliar a sua loja no Instagram.
Hoje em dia, tudo é metrificável, isso significa que tudo pode ser contado e analisado.
Sendo assim, ao iniciar a sua loja no Instagram, saiba avaliar as suas chances reais de ganho e quantos seguidores pretende atingir ao longo do tempo.
As melhores metas englobam duas medidas, tempo e quantidade.
Quantos seguidores eu quero ter ao final de 6 meses? Quantas vendas eu quero efetuar nos próximos 60 dias?
Estabeleça metas e depois pesquise recursos para atingir esses objetivos.
Sabemos que essa dica pode gerar certa confusão. Então vamos tentar deixar tudo bem claro. Estabelecer metas não é escrever em uma folha de papel “me tornar o próximo Bill Gates em 5 semanas”, nada disso.
Analise quais são os seus ganhos atuais, veja o crescimento do setor em que a sua loja está inserida e faça um parâmetro sobre quanto crescer ao longo do tempo.
Sim, nós sabemos, não é fácil. Mas você não precisa fazer cálculos complicados, apenas mantenha em mente que, crescimentos pequenos, porém constantes são muito melhores do que sonhar com grandes saltos rumo à riqueza.
Agora que você já sabe como montar uma loja no Instagram…
Estude, sempre!
Essa dica está sempre presente nas nossas postagens, mas não dá para fugir dela. É sempre bom lembrar, a vida no ecommerce não é um cenário estático onde tudo se mantém do mesmo modo por muitos anos.
Viver de lojas virtuais implica uma pesquisa constante por fornecedores, aplicativos, recursos e novas possibilidades de negócios.
Se você se acomodar, a sua loja vai sofrer e as suas vendas vão diminuir.
Portanto, não existe outra maneira de conseguir prosperar a não ser através da constante busca por informações. Pesquise sempre, conheça blogs, separe aqueles da sua confiança.
Faça cursos e mantenha-se atualizado. Essa é sempre a melhor dica de todas.
Manter-se informado requer tempo e dedicação, para isso nós [thrive_2step id=’3150′]criamos uma lista VIP[/thrive_2step] onde você pode se inscrever e receber as novidades, acompanhar as dicas e estar informado sobre as técnicas do mercado de ecommerce.
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Artigo publicado em 23/05/2018 e atualizado em 20/08/2018.
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