Se nós te dissermos que você deve abrir uma loja no Facebook gratuita, você acreditaria ou não nos levaria a sério?
No cenário de incertezas em que se encontra a nossa economia, a única certeza que temos é que precisamos nos reinventar, se quisermos continuar tendo uma vida digna. Ter um emprego com remuneração baixa ou até mesmo não ter mais um emprego é a realidade de muitos, em nosso país.
Para algumas pessoas, o comércio é a chance de recomeço. Dados do SEBRAE e das Juntas Comerciais mostram que muitos que ficaram sem emprego criaram o próprio negócio para driblar o desemprego. E não pensam mais em voltar a ter patrão.
E se esta fosse a sua realidade?
Se quiser começar com um diferencial, deve partir para o comércio dentro do território da internet. Aqui no Brasil, temos ainda menos de 5% da população que enxerga o mundo virtual como um lugar de possibilidades de negócios.
Quem sai na frente hoje está em vantagem em relação aos demais.
E se você quer vender pela internet, veja como criar sua loja no Facebook passo a passo, gratuitamente.
Veja esse tutorial em tópicos:
- Integração da loja no Facebook com o Shopify
- O que é, e como adicionar seção loja no Facebook
- Como criar minha Página de Negócio no Facebook
- Uma loja no Facebook grátis é melhor que um site?
- Quais as funcionalidades da loja no Facebook?
- Como criar a seção loja na página no Facebook
- Como criar a seção loja no Facebook através do Shopify
- Como carregar seus produtos na loja do Facebook
- Loja no Facebook grátis no Shopify: mais vantagens para você!
Integração da loja no Facebook com o Shopify
O Facebook tem um alcance de público na casa dos milhões, e não é à toa que as grandes lojas usam a plataforma para encontrarem novos clientes e vender.
Uma das boas funcionalidades do Facebook é integrar-se com plataformas como o Shopify, onde se pode abrir uma loja virtual, com todas as funcionalidades necessárias.
No Shopify você pode personalizar sua loja, montar sua vitrine virtual, oferece inúmeras formas de pagamento para o cliente, com segurança. Conta com um painel de gerenciamento para a loja virtual: estoque, pagamentos, estornos, perfil de clientes, cálculos de fretes e impostos, e até criação de relatórios para o controle do seu negócio.
Agora vamos explicar o que é e como criar uma loja no Facebook grátis, integrada com a plataforma Shopify. Se você já tem uma conta no Facebook, será mais fácil ainda. Se não tiver, corra para fazer a sua e acompanhar o passo-a passo.
Shopify Brasil: Recursos Incríveis para E-commerces Brasileiros
O que é, e como adicionar seção loja no Facebook
Quando se tem uma conta pessoal no Facebook, é possível criar várias novas Páginas, ligadas a interesses de um grupo, marcas pessoais ou profissionais.
A seção loja dentro do Facebook vai não só apresentar seu comércio na internet, mas também propiciar as vendas de seus produtos diretamente na sua seção loja, dentro da sua Página de Negócio.
Loja no Facebook vale a pena?
Além disso, o Facebook está integrado ao Instagram e ao Audience Network, e conta com o Messenger, para contato rápido entre você e seu cliente. Por esses e outros motivos, uma loja no Facebook vale a pena, pois traz muito público para seu e-commerce.
Além disso, seus anúncios podem ser criados com um direcionamento para o público específico de seus produtos, aumentando ainda mais suas vendas.
Como criar minha Página de Negócio no Facebook
Para isto, no canto direito de sua página pessoal, haverá a opção “Criar páginas”. Ao clicar nesta opção, será direcionado para uma nova seção, onde você escolherá a opção “Negócio ou marca”.
O ideal é criar sua página quando já tiver seu site, pois terá que dar um nome para a página (page name) e é interessante que seja o mesmo de sua loja virtual.
Depois, terá que escolher a categoria de produtos que vende (por exemplo, compras e varejo).
Ao continuar, você aceita as políticas de uso do Facebook, preenche seu endereço e telefone (opcional), e vai para a próxima página.
Já deixe salvo em seu computador as fotos que identificarão sua empresa, uma de sua marca e outra para foto de capa, para adicionar à página nas etapas seguintes.
O Facebook é bem intuitivo, e ao te dar as boas vindas à nova página, sugere as ações (Dicas da Página) que você precisa tomar para sua página se destacar nas buscas.
A seguir, vá na barra superior e clique em Configurações. Nela você poderá definir para quem irá mostrar seus produtos, selecionando o que chamamos de “público-alvo”, além de muitas outras ações relativas à sua página.
Explore todos os recursos de sua página antes de começar a usar, experimente fazer uma primeira publicação para apresentar sua marca.
Pronto! Sua página de Negócios está criada e pronta para integrar a função loja dentro dela.
E vale explicar bem a diferença: a Página de negócios no Facebook é semelhante às fanpages que nossos amigos pedem para curtir, porém voltada para divulgar sua loja, ou seu negócio. Nela você pode divulgar seu trabalho, fazer posts, se relacionar com possíveis clientes, e vender pelo Facebook grátis, ou através de anúncios pagos.
Já a loja só funciona dentro de uma Página de negócios no Facebook, e só tem a função de venda. Relacionamento com clientes etc, são feitos através da Página.
Uma loja no Facebook grátis é melhor que um site?
Uma loja no Facebook grátis não é melhor que um site, porque ela não vai substituí-lo. As funcionalidades para controle de suas vendas como um todo estará no seu site. Mas ela é fundamental para que seu site de vendas tenha visibilidade. Sabe por que?
Na verdade, uma loja no Facebook é a porta de entrada para novos clientes conhecerem seu e-commerce.
A comunidade de usuários do Facebook é gigantesca, e estar dentro desta rede, faz com que as possibilidades de venda aumentem muito. Afinal, Facebook hoje também se integra ao Instagram e ao Audience Network, aumentado ainda mais a sua visibilidade.
A sua loja dentro da página se integra à sua loja dentro do Shopify, e os clientes podem fazer as compras sem sair da página do Facebook.
Para a experiência de usuário, quanto menos páginas ele tiver que abrir e esperar carregar, melhor. Às vezes, os 30 segundos de carregamento de uma página são o suficiente para a pessoa desistir de navegar e conhecer seus produtos.
Além disto, como o Facebook está disponível tanto para computadores, quanto tablets e celulares, com ótima navegabilidade, ele funciona como uma grande vitrine, mesmo que sua loja virtual esteja iniciando e sua marca ainda não seja conhecida.
Outro fator importante, é que as pessoas ficam com o pé atrás de entrarem em sites que ainda não conhecem, pois podem ser armadilhas para entrada de vírus e hackers. Quando sua loja virtual está vinculada ao Facebook, a confiabilidade aumenta.
Quais as funcionalidades da loja no Facebook?
A loja no Facebook integrada com seu e-commerce possui sistema de pagamento integrado (com PayPal ou Stripe), oferece a comunicação do cliente com sua loja através do Messenger, e uma vitrine de produtos.
Sua loja no Facebook também pode ser integrada com sua conta no Instagram para também vender nessa rede social que vem crescendo muito.
Quando você cria sua loja, o Facebook dá duas alternativas: “mensagem para comprar” e “finalizar compra em outro site”. Na primeira, o cliente entra em contato com você para saber mais detalhes, e para concretizar a venda. Na segunda opção, o cliente será direcionado à seu site para concluir a compra.
A plataforma Shopify desenvolveu, em parceria com o Facebook, a nova loja dentro da página de negócios. Nesta nova loja do Facebook, as duas plataformas se integram, e na finalização da compra, o cliente não sai do site ou do aplicativo do Facebook.
O cliente conta com a mesma segurança nas transações, e ainda pode salvar os dados, para futuras compras.
Além disso, o cliente pode clicar no botão de assinatura, para saber das novidades de sua loja assim que aparecerem em sua página.
Como criar a seção loja na página no Facebook
Ao criar sua Página, na lateral esquerda dela (abaixo da foto e nome), há várias opções abaixo de Página Inicial. Clique na opção “Ver mais”, e lá estará a opção LOJA.
Ao escolher sua opção, abrirá outra janela. Escolha “finalizar compra em outro site” e aceite as políticas de uso do Facebook para continuar.
Em seguida, você deve escolher a moeda em que sua loja vai operar. No nosso caso, reais. Clique em Salvar. E bem-vindo à sua loja.
O próprio Facebook pedirá para que você descreva a sua loja, e pedirá para adicionar produtos à ela. Todos os produtos passarão pela aprovação do Facebook. Por isso é interessante conhecer à política da rede quanto aos produtos que não são aprovados, ou à forma como são apresentados aqui.
Mas não se preocupe, o Shopify insere automaticamente todos os produtos da sua loja online dentro da sua seção loja no Facebook! Explicaremos mais logo adiante…
Como criar a seção loja no Facebook através do Shopify
Uma boa opção é hospedar sua loja virtual no Shopify, por ele possuir toda a infraestrutura para você administrar seu e-commerce, tanto para controle de estoque, de finanças, divulgação etc.
Dentro das vantagens do Shopify, está a integração automática com o Facebook, diretamente de sua loja virtual. Se você ainda não criou uma página no Facebook, esta é uma ótima opção.
Quando uma loja estava integrada da forma tradicional ao Shopify (levando para finalizar a comprar no site, fora do Facebook) o antigo pixel do Facebook deve ser removido, para criar um novo pixel, que permite a integração automática (a compra acontece dentro do Facebook, que está integrado com o site).
Para que a integração automática ocorra, é preciso configurar seu pixel no Facebook, dentro da plataforma Shopify.
O Facebook explica sobre a integração da sua loja com o Shopify com um passo a passo e um vídeo bem simples aqui.
No Facebook, vá ao Gerenciador de Negócios (clique aqui para saber como criar o seu), e escolha a guia Pixels. Em seguida, escolha “configurar pixel”.
Em seguida, escolha a opção “use uma integração” e depois “Shopify”.
Clique em “insira a identificação do pixel”, e copie sua identificação do pixel.
Vá até o Painel Administrativo do Shopify, e cole sua identificação onde está escrito “seção do pixel do Facebook”.
Desta forma foi adicionado o pixel à sua conta do Shopify.
Como carregar seus produtos na loja do Facebook
Se os seus produtos e coleções já estiverem visíveis em sua loja online do Shopify, você poderá iniciar integração e carregar seus produtos na loja do Facebook.
No Administrador do Shopify, clique no símbolo “+” ao lado dos Canais de vendas. Ao lado do canal do Facebook, clique em Saiba mais, e em seguida, Adicionar canal, e em Facebook.
Em seguida, clique em Começar e em Conectar conta.
Ao permitir a conexão entre Shopify e Facebook, este irá verificar as informações de seu site e só então você poderá habilitar a confirmação de compras do Facebook.
Suas coleções e produtos serão integrados à página do Facebook, acessando o Shopify e seguindo as instruções:
No Administrador do Shopify, vá até Venda online – Navegação. (online Store – Navigation).
Na página Navegação (navigation), clique no nome do menu que quer adicionar o link.
Na seção Itens do Menu (menu items) clique em adicionar item do menu (Add menu item).
No campo Nome (Name), coloque o nome da coleção. Esta será disponibilizada para os clientes.
Na lista Link, selecione Coleção (colection) e em seguida, a coleção a qual você está adicionando um link.
Clique em Adicionar (Add) e em seguida, Salvar menu (Save menu).
Loja no facebook grátis no Shopify: mais vantagens para você!
O Facebook será mais um canal de vendas para sua loja virtual no Shopify, e todas as informações serão sincronizadas entre as duas plataformas.
Esta plataforma de vendas foi projetada pensando em dispositivos móveis, onde ocorrem mais de 50% das vendas online, atualmente.
Somado a isso, seus clientes contarão com a segurança do pagamento online de ambas as plataformas.
O interessante ao agregar estas duas plataformas, é que você pode vender produtos através do método de envio direto para o cliente. Este método, conhecido como Dropshipping, facilita a vida de quem quer empreender mas não tem muito capital para começar.
Sem ter que se preocupar em fazer estoque, alugar um espaço para ter um comércio, trabalhando legalmente e com a possibilidade de ganhos crescentes, no Dropshipping sua loja virtual funciona como intermediária de grandes fabricantes internacionais, oferecendo produtos de qualidade diretamente do exterior.
Facilitando a vida do cliente, que quer ter acesso a estes produtos, mas nada entende de taxas, impostos e importação, sua loja fala diretamente com o fornecedor, que envia o produto para o cliente, já com taxas e impostos calculados e sem dor de cabeça.
Se você quer empreender, e mais, não quer ficar quebrando a cabeça sem saber por onde iniciar seu negócio, te convidamos a assistir a um vídeo.
No vídeo, explicamos o método que vem auxiliando a muitas pessoas a montarem suas lojas, mesmo com poucos recursos, e a mudarem o curso de suas vidas e de suas famílias.
Trabalhando em sua própria residência, convivendo com sua família, e construindo um futuro do qual você pode se orgulhar. Quer conhecer? Assista aqui o vídeo e saiba mais.
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