Se você está ligado nas oportunidades que o mundo virtual oferece, não deve ter deixado passar fora de seu radar a força que o Instagram possui, para ganhar seguidores e clientes para novas marcas. Por isso preparamos para você, um guia passo a passo sobre como ganhar dinheiro no Instagram, incluindo novidades em 2018.
E se a sua resposta for: “eu já percebi, mas não tenho ideia de como fazer isto!” – nós aqui vamos te dar uma ajuda, com este artigo.
Primeiramente, você precisa saber que o Instagram não é só o reduto virtual de gente que gosta de fotografar o mundo, tirar selfie e postar frases motivacionais. Tudo bem, tem muita gente assim por lá, mas existe um motivo muito forte para estas pessoas, dentro do Instagram, colocarem o rostinho bonito e desnudarem seus momentos pessoais.
E o motivo é grana. Ser visto, conhecido, divulgar seu trabalho para seu nicho de clientes, fã clube, seguidores.
Então, continue a leitura e veja como ganhar dinheiro no Instagram!
Tópicos do artigo:
- Como ganhar dinheiro no Instagram
- Vendendo no Instagram
- Novidades do Instagram em 2018
- Como divulgar no Instagram
Mas por que, e como ganhar dinheiro no Instagram?
E por que o Instagram, e não o Facebook, Twitter, ou qualquer outra rede social? Por um motivo que a neurociência explica, em estudos sérios, envolvendo – também – muita grana: a conexão através da visão é o instrumento mais poderoso de conversão.
Independente de idade, sexo, condição social, a visão é o primeiro sentido a ser estimulado, e o que mais influencia as pessoas, em todas as situações. Todos os outros sentidos- tato, olfato, paladar, audição – causam diferente impacto nas escolhas das pessoas.
Por exemplo, depois da visão, mulheres serão mais atentas à paladar, olfato e audição do que os homens. Em compensação, homens tem no tato a segunda forma de atenção. Ou seja: se quer ser notado por todo mundo, use imagens bacanas, lindas. Economize tempo e dinheiro.
Além disso, sendo objetivos nesta análise, o Instagram é a terceira rede em número de acessos, de acordo com a pesquisa do Emarketer (2015). Numa pesquisa mais recente, em abril de 2018, o Instagram fica em sexto lugar como uma das redes sociais mais famosas do mundo.
Redes mais populares do mundo em abril de 2018, rankeado por milhões de usuários:
Redes sociais mais populares no mundo | Milhões de usuários |
1º Facebook | 2234 |
2º YouTube | 1500 |
3º WhatsApp | 1500 |
4º Facebook Messenger | 1300 |
5º We Chat | 980 |
6º Instagram | 813 |
7º Tumblr | 794 |
8º QQ | 783 |
Dados do dia 25/6/2018. Fonte.
Dá para perceber que as redes sociais que estão do primeiro ao quinto lugar mesclam comunicação+imagens, como é o caso do Facebook, Instagram, Messenger e as outras duas ferramentas de “chating” on line.
O que todas elas tem em comum?
IMAGENS.
O que o Instagram traz como sua principal força? Imagens. Acho que não precisamos falar mais sobre isto, para te convencer a ganhar dinheiro no Instagram com loja virtual!
Mas agora vamos contar para você algumas estratégias recentes, usadas dentro do Instagram para alavancar sua loja virtual e sua marca também.
Loja virtual no Instagram é linkada com Facebook
Mark Zuckemberg sabia o que estava fazendo, quando comprou o Instagram e o uniu ao Facebook. Se você já tem seu e-commerce, ou está prestes a criar sua loja virtual, em plataformas como Shopify, Wix e outras, sabe que precisará divulgar sua marca.
Zuckemberg também sabia disto quando criou o Facebook para empresas. Dando a possibilidade de seus usuários divulgarem seus negócios na rede, em Fanpages, de forma gratuita (ou orgânica, como é chamado no marketing digital), jogou a isca para seus bilhões de usuários.
O segundo passo, foi criar a possibilidade de anúncios pagos, de posts dessas Fanpages. Resultado: o Facebook ganha com estes posts patrocinados, e não para abrigar as lojas e Fanpages.
O Instagram, por sua vez, até bem pouco tempo atrás tinha limitações para divulgar links, e fazer quaisquer outras operações fora daquela rede virtual. Zuckemberg começou linkando os posts do Instagram com a página do usuário no Facebook.
Ou seja: você faz um post, e ele aparece nas duas redes.
Depois, abriu a possibilidade de ter um perfil comercial no Instagram, com o mesmo recurso. Este perfil precisa estar diretamente ligado com uma Fanpage comercial no Facebook, de sua marca ou e-commerce.
Isto é interessante, para que você possa recuperar sua conta no Instagram, caso haja algum problema (como ataques de hackers, por exemplo).
Direto ao ponto: como ganhar dinheiro no Instagram?
“Veja. Toque. Compre.”
Este é o slogan chamando os usuários para criarem lojas virtuais no Instagram. Mostra exatamente o que a neurociência diz, e Zuckemberg sabe usar como ninguém. Olhe, fique com vontade; toque na interface de sua tela, e compre.
Detalhe: assim como no Facebook, você não paga para ter sua loja no Instagram, nem pelo que vender; só pagará para ter links patrocinados.
Você precisa criar sua conta comercial, como já dissemos acima. Dê preferência para criá-la com um e-mail que não seja usado em nenhuma outra conta. Capriche na senha, para complicar a vida de qualquer pirata virtual.
Lembre-se: é seu comércio que está em jogo.
Esteja atento: use a versão recente do Instagram, e espere sua conta comercial ser aprovada. E crie 10 posts iniciais em sua conta comercial, para que a guia de compra (que permite a marcação) seja ativada.
A venda acontece através dos próprios posts: você faz a marcação dos produtos dentro das próprias fotos do Instagram, durante a criação do post. E pode usar até 5 produtos por imagem. As fotos podem ser apresentadas em “carrossel” de 4 fotos. Ou seja, você pode fazer um post com até 20 produtos marcados por vez (4 fotos X 5 produtos).
Dentro do post, você poderá escolher o idioma e moeda de pagamento, bem como configurar as informações detalhadas do produto. E não se preocupe: você pode ver o post antes de publicar (prévia), ou pode deixar um rascunho salvo, para continuar seu trabalho depois.
Seu público toca na publicação que interessa, e é levado para uma outra página, onde verá os detalhes dos produtos. Se curtiu, gostou e quer comprar, na mesma página há um botão “comprar agora”, que leva o cliente para o site da loja.
Há aplicativos específicos para fazer a integração entre sua loja virtual e o Instagram, como a integração nativa e gratuita do Shopify, o Four Sixty, e o Showcase, por exemplo.
Leia também: Como Vender pelo Instagram – 5 Dicas comprovadas para ecommerce.
Qual a diferença para o sistema antigo da página comercial do Instagram?
No sistema antigo, o Instagram permitia a inserção de um link para sua loja somente em sua “bio” (que é a descrição da empresa, em linhas breves). Se a pessoa gostasse dos produtos na página comercial do Instagram, ela não tinha um link dentro do post, porque o Instagram não permitia.
Na verdade, se o possível cliente tinha que sair do post que gostou, clicando no perfil da loja, na página comercial clicar no link da bio, para depois ser direcionado para o site, e chegando lá, ainda ter que procurar o produto que achou bacana, o interesse ia por água abaixo, e muitas vendas não aconteciam.
No sistema atual, estas ações contra-intuitivas foram modificadas: gostou de algo, coloca o dedo em cima, abre a descrição. Gostou do que viu, descrição e preço, clica para comprar e já vai para o site.
Ou seja, diminui a janela de tempo entre o desejo (de momento) do cliente, e passar o cartão na loja virtual.
Mas o Instagram não para de inovar.
Novidades no Instagram 2018: compras pelo Stories em fase de testes
Achamos aqui que Zuckenberg deveria ser homenageado por mais esta “sacada de mestre”: está em fase de teste, desde dia 12 de junho, a venda dos produtos também no Instagram Stories.
A curiosidade é a alma do negócio: quem nunca clicou num Stories para saber a novidade do dia? Agora, se a pessoa clicar no Stories, o produto que você vende pode ser marcado ali também.
Daí o sistema é igual: clica, vai para a página com o descritivo do produto, e se interessa, clica em comprar e é direcionado para o site. Isso sem nem ter visto um post, ou rolado a tela.
Algumas empresas já estão testando a opção, e logo estará aberta a todos os usuários.
Abri a loja no Instagram, criei os posts… como divulgar?
Divulgar bem é uma das principais formas de ter sucesso em seu e-commerce, e portanto, ganhar dinheiro no Instagram.
Como sempre falamos, quando o assunto é divulgação, se você criou ou está em vias de criar um e-commerce, já deve saber qual é seu “público-alvo” ou clientes em potencial.
Tenha em mente que o Instagram tem mais de 3 milhões de usuários, numa faixa entre 18 e 45 anos, aproximadamente. Quando estiver montando o perfil público de sua loja, cada post deve ser pensado para “conversar” com este seu cliente, com imagens que falem diretamente com suas “vontades”.
Se sua loja vende roupas fitness, por exemplo, não adianta colocar uma modelo magra, usando seu produto e comendo uma feijoada! Nos desculpem o exemplo, mas coerência é a palavra-chave.
Mas divulgar vai além de boas fotos nos posts. E se você quer saber como ganhar dinheiro no Instagram, continue a leitura e veja algumas dicas.
Dica #1: tenha uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais
Como você saberá qual é o post que está te dando um melhor retorno, com mais engajamento, comentários e ações de compra e compartilhamento?
Você pode saber com o aplicativo Iconosquare ou com o Social Rank.
Com ferramentas de gerenciamento adequadas, poderá escolher produtos a serem reapresentados ao seu público, dias e horários de maior visibilidade dos posts, por exemplo.
E o ideal, sempre, é ter um cronograma a ser seguido fielmente, para suas postagens e Stories. A constância de padrões facilita a sua vida, e fideliza seus clientes e seguidores do seu Instagram.
Há ferramentas que programam a publicação do post durante um período, como o Postgrain, que facilitam a sua vida. Você programa tudo em duas ou três horas, e pode trabalhar o resto da semana em outras funções.
Dica #2: nunca esqueça de usar hashtags
Usar hashtags é uma arte. Indispensável para construir um perfil, e ganhar seguidores para sua página. Você precisa escolher as hashtags coerentes com o que vende, sinalizando ações, como promoções, nova coleção, produtos vendidos, o ideal do seu cliente (por exemplo: saúde, fitness, malhação, nova coleção, leggins, bodys etc, numa loja fitness).
Ao usar as hashtags, veja qual delas é mais usada. Por exemplo, saúde em inglês é “health”. Se você digitar #health, para sua a loja fitness, aparecerá as opções:
#healthyfood – 45.565.559 publicações públicas (comida saudável)
#health – 78.120.810 publicações públicas (saúde)
#healthylifestyle – 31.114.331 publicações públicas (estilo de vida saudável)
Com certeza, pode usar a segunda e terceira hashtags, que trarão mais visualizações para sua página comercial. E não esqueça de criar uma hashtag com a sua marca!
Lembre-se: posts com hashtags tem mais visualizações, engajamento com o público (que buscou o assunto de interesse).
Os especialistas dizem que posts com mais de 6 hashtags tem mais visualizações, mas uma pesquisa feita pela FAAP aqui no Brasil, mostra que os posts mais engajamento tenham entre 2-3 hashtags (31%).
Posts com mais de 6 hastags ficam com míseros 6% de engajamento. Fica a dica.
Dica #3: utilize o Stories para mostrar sua loja
Além de mostrar seus produtos, você pode apresentar pequenos vídeos, mostrando pessoas usando seus produtos. Histórias engajam, e em forma de vídeo, impactam mais.
Da mesma forma, pode mostrar o passo a passo para comprar pelo Instagram.
Dica #4: utilize emoticons para se comunicar com seu público
Você sabia que posts com emoticons tem mais engajamento?
Ainda que muitos argumentem que é comunicação do tempo das cavernas, novamente a mensagem visual e direta ganha a simpatia de todos.
Se você colocar um coração, smiles, ou um “joinha”, estará economizando tempo e comunicando sentimentos relativos a algo que está expondo.
Dica de Ouro #5: busque Instagramers que são influenciadores digitais
Você pode buscar influenciadores dentro do seu nicho. No caso do nicho fitness, por exemplo, poderá procurar em aplicativos específicos, comon o Shoutcart.com, influenciadores que tenham a ver com o estilo fitness, para divulgarem a sua marca e seus produtos. Você paga ao influenciador por post.
Como ganhar dinheiro no Instagram com influenciadores?
Estas são algumas dicas com as quais você pode começar a trabalhar com o Instagram para vender com sua loja virtual.
Mas se você quiser ir mais rápido, com uma orientação precisa e de resultados, e sem repetir as ações de seus concorrentes na divulgação de seu e-commerce, te convidamos a conhecer um novo método, pouco conhecido, e principalmente, comprovado por quem já teve resultados utilizando o marketing de influenciadores.
Clique aqui para saber mais sobre os segredo que o Tomé utiliza para testar influenciadores sem tirar um centavo do próprio bolso (perfeito para lojas que só estão começando e não tem muito dinheiro para investir), e conhecer todo sistema que ele utiliza para encontrar, analisar, negociar e metrificar influenciadores de forma rápida e organizada.
Deixe um comentário